TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

13.— ITE, FERIAE SUNT

ANO
 8
Morada dos Afagos
Porto Alegre
EDIÇÃO
 2682

A abertura é uma paráfrase da última oração da missa em latim (não sei se continua ainda hoje). Este périplo pela Terra Santa fez-me lembrar muito meus tempos de ajudante de missa, quando ainda não alfabetizado, sabia as respostas das orações em latim.
Toda longa celebração terminava com ‘Ite, missa est!’ e se respondia: ‘Deo Gratia!’ Ou seja: ‘Ide, a missa terminou!’ em resposta ‘Graças a Deus!’ Este responsório tinha dupla leitura: Vão embora, a missa terminou! Claro, em resposta, se retrucava, que bom que a xaropada, ininteligível, de mais de uma hora, havia terminado. Havia outra leitura (da Igreja): ‘A missa terminou; ide viver e difundir seus ensinamentos!’
Pois nesta quinta-feira, resta-me dizer: As férias terminaram! Faço uma avaliação muito agradável de algo muito bom que, como previsto, terminou. Claro que há desconfortos que deixam de ocorrer.
Agora, não há mais as caminhadas extenuantes por terrenos íngremes, tensas inspeções aduaneiras, continuado vestir/desvestir roupa para frio, dizer ora tank you / merci / danke / gracias / todá rabá / shukran / prego...e, raramente, obrigado.
Também não haverá mais a espera angustiante de um desejado ‘Takí!’ quando uma ou outro não encontrava algo e o pensava perdido. Agora não se terá desde a manhã ao fim da tarde o sol nos olhos, pois no inverno, onde estávamos, o movimento aparente do sol, tem uma muito pequena ascensão.
Mas ficaram temas de casa. Há lições a fazer.
Talvez a primeira, será um aumentado exercício de tolerância religiosa, marcado especialmente pelo escrito na edição de 7FEV. Preciso estudar mais a questão Palestina, nos termos ensaiados nas blogadas 31JAN e 01FEV. É preciso prestigiar e colaborar muito mais com a Cruz Vermelha, como referi ontem. Também há que estar mais atento a posturas ingênuas do tipo que narrei em 10FEV.
Assim, as férias terminaram. Há excelentes temas de casa.
Quando nesta quinta-feira cessa a abstinência gostosa de não ouvir falar em Copa do Mundo e também do uso telefone celular, abandono as temperaturas negativas e volto aos calores senegalescos quero agradecer a cada uma e cada um de meus leitores que me acompanharam nesta maratona. Foi muito bom repartir aqui emoções inéditas e contar algo das experiências de um viajor.   
Hoje volto a ser um cidadão que não precisa mais portar passaporte, como nas últimas semanas. Ser estrangeiro é ser sempre o outro.
As férias terminaram! Que bom que a vida continua!

2 comentários:

  1. Limerique

    Aqui Chassot contando vinda sua
    Tão distante esteve como na Lua
    Lá ele foi viramundo
    Cá é dono do mundo
    Que bom, porque a vida continua!

    ResponderExcluir
  2. TERVETULOA
    Mestre Chassot, seu périplo é findo
    Chega ao Pindorama em boa hora
    Grande Viramundo seja bem vindo
    Enfrentando calor que cá faz agora.

    Com seus olhos e pés nós viajamos
    Vagamos céleres pela velha Europa
    Retornamos aos trópicos, cá estamos
    Neste Patropi que patrocina a Copa

    Você saiu de um banho de cultura
    Volta ao país de futebol e carnaval
    Mais que lá aqui é uma aventura

    Pois a polícia no povo desce o pau
    Não vou dizer que isso é loucura
    Porque no fim tudo dá certo afinal.

    ResponderExcluir