TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

14.— A COPA É DA FIFA


ANO
 8
www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO
 2683
                                              

Foi uma quarta-feira de 27 horas, das quais 22 foram literalmente em trânsito Annemasse/Genebra/ Paris/São Paulo/Porto Alegre, sendo que 15 destas foram em três voos. Talvez, devesse dizer, que o maior estranhamento, do primeiro dia pós-férias, foi a forte luminosidade meteorológica. Foi difícil acostumar-me.
Como no meu primeiro dia tive atividades na UFRGS e no CUM-IPA andei de ônibus e caminhei pela cidade. Duas diferenças, comparando França e Suíça com Porto Alegre: a primeira: lá, destaque para a qualidade e pontualidade dos transportes coletivos; a segunda: lá, se coloca o pé na faixa de segurança e os veículos param. Isto já foi tentado aqui, mas não houve sucesso. Pedestres é que devem parar.
Em minha circulada nesta quinta-feira, vi (e, encantei-me) com protestos contra a Copa. Eis um exemplo na foto no viaduto Tiradentes na rua Protásio Alves. Hoje, uma colega contou-me que, por determinação da FIFA, nos dias de jogos automóveis não poderão circular, já que será feriado municipal em cada um dos dias de jogos. A charge seginte é de Rafael Costa.
Ao ler ontem notícias que a FIFA estuda a transferência dos jogos previstos para Curitiba, lembrei-me da pergunta que me fez, na quarta-feira, no aeroporto Charles De Gaulle, um cidadão de Comores ao saber que eu era brasileiro: o Brasil está pronto a Copa?
Lembrando do que propôs aqui o Antonio Jorge Furtado, um quarto período de viagens aos três referidos por Onfray:  o Antes; o Durante; e o Depois. Ele adita as Lembranças, eis uma destas evocações.
Como na sabia nada sobre o país do meu interlocutor a partir das informações aprendi que a União das Comores (ou mais simplesmente Comores, ou Comoros), capital Moroni, é uma república federal insular, que compreende três das quatro ilhas principais do Arquipélago das Comores, entre a costa oriental de África e Madagáscar. O país é banhado à norte pelo Oceano Índico e compreende as ilhas Grande Comore, Mwali e Anjouan.
As ilhas Comores foram "descobertas" em 1505 pelos portugueses para depois serem colonizadas e administradas pela França. A partir do século 19 foram negligenciadas pelo colonizador. Em 1975, tornaram-se independentes e passaram a formar a República Federal Islâmica das Comores.
Em 1997, as ilhas de Nzwani e Mwali declaram independência, desencadeando conflitos entre tropas do governo e separatistas de Nzwani. Após negociações, em 1999 é assinado um acordo que institui um governo rotativo entre as três ilhas. No mesmo ano, porém, é registrado o 19º golpe de Estado no país em 25 anos. Em 2001, 77% dos eleitores aprovam a nova Constituição que muda o nome do país para União de Comores e garante mais autonomia para as ilhas. Um dos maiores problemas do país muito pobre é água.
Como mancheteei ontem: feriae sunt. Este recomeço implica em dar conta, para os próximos 30 dias de 8 palestras para professoras e professores de redes estadual e municipais de mais de uma dezena de munícipios do Rio Grande do Sul. Tenho, no mesmo período, duas bancas. Assim, há um bom começo pós-férias.

6 comentários:

  1. Bem-vindo de volta a lide, como bem constatado, aqui os carros não respeitam o povo, o governo faz copa em vez de hospital. E como já disse Cícero, "devemos amar a pátria acima de tudo", mas tá difícil!

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Oh! egrégio mestre seja bem vindo
    De volta e este Patropi tão lindo
    Aqui, plantando tudo dá
    É onde canta o sabiá
    Aqui até desgraça enfrentamos rindo.

    ResponderExcluir
  3. BRASIL DA COPA
    Panem et circenses transmuda a nação
    Invadido pelo futebol este Pindorama
    Todos com bola no pé e gol no coração
    Nunca deixando se apagar essa chama.

    A FIFA transformou até as leis, afinal
    Pois a Copa significa muito dinheiro
    Não existe necessidade de hospital
    Porém que nos veja o mundo inteiro.

    Que no placar cada gol anunciado
    Encha os brasileiros de justo orgulho
    Enquanto esquecemos o triste fado

    E promovemos um saudável barulho.
    Mas vou manter televisor desligado
    Me recuso a participar desse esbulho.

    ResponderExcluir
  4. Sobre a copa, basta uma reflexão sobre a as fotos expostas.

    ResponderExcluir
  5. Professor,
    li em seu blog hoje: vi (e, encantei-me) com protestos contra a Copa. Não lhe parece que o senhor — que usualmente tem minha adesão aos seus escritos — está fora de tom! Por que se encantar com pichadores?
    Por que insuflar protestos que são geradores de violência? É certo que a Copa será no Brasil, logo só nos resta, agora, apoia-la.
    Com continuada admiração,
    Marilia Zimmer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília, muito atenta leitora,
      agradeço a oportunidade de dizer aqui, que não prego a violência. Ao contrário. Sou pacifista, mas não um omisso. Há quase quatro anos (desde a Copa na África do Sul venho protestando contra a Copa, no Brasil. Sei que a situação (parece) irreversível, mas há que protestar! No domingo, suplementarei esta resposta,
      com admiração,
      ac

      Excluir