TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

15.- COMO CLAUSURA DE UMA JORNADA



Ano 7***  JOÃO PESSOA - PB  ***Edição 2297
Neste feriado — celebração de um golpe militar, onde sempre conjecturamos o que seríamos como Nação, se continuássemos Monarquia — estou deixando o Nordeste, onde estou desde sexta-feira. Ontem à noite, primeiro viajei a João Pessoa, cerca de 120 km — onde o Professor Juracy, um pessoense — que tem justo orgulho de sua cidade natal—, aditou a sua trazida um aprazível tour pela cidade.
João Pessoa, capital do estado da Paraíba, é conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de no município estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar "onde o Sol nasce primeiro nas Américas".
Fundada em 1585 com o nome de Nossa Senhora das Neves, a cidade de João Pessoa é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil, pois já foi fundada com título de cidade e também a penúltima a ser fundada no país no século 16. Filipeia de Nossa Senhora das Neves (hoje João Pessoa) foi uma das duas principais cidades da Nova Holanda, quando da ocupação holandesa, junto com Mauristaadt e possui dos mais antigos e vastos patrimônios históricos similares a Olinda.
O município é também notável pelo clima tropical e é famosa pelas suas praias e pelos vários monumentos de arquitetura e arte barroca. É a maior cidade do estado da Paraíba com população de cerca de 750 mil habitantes.
Durante a ECO-92, a conferência da ONU sobre o meio ambiente, João Pessoa recebeu o título de "segunda capital mais verde do mundo". Critério: um cálculo baseado na relação entre número de habitantes e área verde, a cidade perderia apenas para Paris.
A partida de meu voo será de Bayeux, uma cidade de cerca de 100 mil habitantes, onde está localizado o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, que atende a demanda da Região Metropolitana de João Pessoa. A colonização do município de Bayeux está muito ligada às histórias de João Pessoa e Santa Rita. Anos mais tarde foi iniciado o povoado de Santa Rita. O nome Bayeux foi sugestão do então jornalista Assis Chateaubriand ao interventor do estado na época, Rui Carneiro, modificou finalmente o nome para Bayeux em homenagem à primeira cidade francesa (de mesmo nome) a ser libertada do poder nazista pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
O voo parte às 0h48min, com translado em Campinas, para estar em casa pelas 09h. À noite viajo para Frederico Westphalen para uma tri-sexta-feira no Programa de Pós Graduação em Educação da URI, mesmo que tenha recebidos votos de ‘um bom feriadão!
Este retorno a Porto Alegre encerra uma jornada que começou no meu aniversário, terça dia seis, onde dei cinco palestras, dois minicursos (um de 2 X 2 horas; outro de 2 X 3 horas) e duas cerimônias de aberturas de eventos.
Estive em quatro estado: RS, SC, BA e PB tendo realizado três trechos em ônibus (de cerca de 17 horas); 5 em carro (14 horas); e 5 em avião (9 horas) com cerca de 42 horas de deslocamentos. As 2 x 6 horas para ir/voltar a Frederico Westphalen neste dito feriadão aditam-se como sobremesa nestas 40 horas.
Depois das aulas da próxima terça-feira tenho uma jornada de quatro dias que encerra as viagens de 2012: falo em Manaus, Boa Vista (RR), Bonfim (RR) e Guiana.
Por ora bom feriado republicano a cada uma e cada um. 

2 comentários:

  1. Vale a lembrança de que o nosso nordeste com seu litoral paradisíaco rota turística de preferência internacional, abriga também um dos maiores contrastes de luxo e miséria extrema. Basta adentrarmos o agreste, que passaremos do esplendor ao horror.
    E o mais curioso é que tivemos um nordestino egresso dessa realidade por oito anos no poder.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. O mestre Chassot parte da Paraíba dando uma aula de geo-história e leva consigo assim como chegou a sua modéstia.
    Hugo Barros.

    ResponderExcluir