TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

22.- O LIXO E FORMAÇÃO JARDINEIROS PARA CUIDAR DO PLANETA



Ano 7*** MANAUS/BOA VISTA ***Edição 2304
Uma etapa de minha jornada amazônica está vencida. Cheguei a uma Manaus, abafada, depois de 1,5 + 3,5 horas, com translado em Campinas, às 13h (15h BSB) e quando esta edição entrar em circulação já estou viajando para Boa Vista. Na capital de Roraima, participo, hoje, estou em uma mesa-redonda no II Colóquio Internacional de Práticas Pedagógicas e Integração, na UFRR com uma colega da Espanha e outro da Venezuela.
Minha fala no entardecer de ontem na XXVI Semana de Química da UFAM foi “Como formar jardineiros para cuidar do Planeta”. Nesta dimensão o que fazer com o lixo é assunto. E lixo tecnológico se faz novidade. A propósito trago um texto de Ruy Castro que esta na p. A-2 da Folha de S. Paulo de segunda-feira, 19NOV12.
Vivendo com o lixo - Há dez anos, dei-me conta de que o aparelho de fax em minha bancada de trabalho só estava servindo para ocupar espaço — suficiente para acomodar os quatro volumes do "Lello Universal", os três do "Webster's Dictionary" e os nove da "História da Literatura Ocidental", de Otto Maria Carpeaux. Sei disso porque foi o que botei no lugar quando me livrei do bicho.
Custei a perceber que há muito ninguém me mandava mensagens por fax nem eu para ninguém. Não havia motivo para conservar o objeto que, apesar de meio úmido de maresia, ainda funcionava bem. Assim, dei-o para minha faxineira, que o aceitou empolgada — até concluir que, também para ela, aquele aparelho já era inútil, derrotado pelo e-mail. Perguntei-lhe outro dia o que tinha feito com o fax. Não se lembrava.
É o que vivo me perguntando: para onde vão esses aparelhos depois que morrem? Com os eletrodomésticos, é diferente: antes de ir para o ferro-velho, um liquidificador pode atravessar gerações, mesmo que bata abacate, amendoim e gelo de hora em hora. Mas celulares, torres, teclados, monitores, notebooks, mouses, baterias, pilhas têm de ser regularmente jogados fora, destino que também já atinge iPods, Kindles, Nooks etc. -esses, não por desgaste, mas por já superados. E para onde vão as embalagens de plástico disso tudo?
Por mais que os órgãos do ambiente lutem para que as empresas que produzem ou vendem lixo eletrônico o recebam de volta e lhe deem um fim adequado — chama-se a isto de "logística reversa"—, parte de seus componentes tóxicos continua entre nós, no ar ou na água. Donde não se espante se, numa dessas, seu café ou limonada vier temperado com mercúrio, chumbo, berílio, cádmio ou arsênico.
Afinal, para onde quer que se mande esse veneno —reciclado ou não, ele não tem como deixar o planeta.

2 comentários:

  1. Eis uma breve historieta afeta ao assunto. Há alguns anos atrás em uma de minhas oficinas de reparos eletrônicos herdei da administração anterior uma velha tv sanyo híbrida (válvula mais transistor). Por se tratar de um modelo em desuso telefonei para o proprietário que ratificou a intenção de consertá-la. Feito o reparo ainda fiquei por mais quase um ano solicitando que o dono viesse buscá-la, acabando por ir levá-la ao dono. Quando lá chegamos enquanto descarregávamos o pesado traste escutamos o seguinte diálogo entre o cliente e a esposa: "- Eu já lhe disse Manoel que eu não quero esta porcaria aqui em casa!"
    E ele virando-se para nós retrucou: " Viu o problema que vocês me arrumaram?".Largamos a tv aos pés dos dois brigões e fomos embora mesmo sem receber o reparo. É a síntese das tralhas, as pessoas não desapegam.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Attico amigo,

    cá no Rio de Janeiro, seja no subúrbio ou na zona sul, não há uma distribuição regular de lixeiras onde se possa depositar o lixo COMUM. Imagine o lixo eletônico e pilhas, baterias, etc...

    O que agrava mais ainda a situação é a falta de consciência de se descartar devidamente esse lixo. Num colégios onde leciono, há uma lixeira como essa a qual me refiro.Trabalho nesse estabelecimento há mais de 10 anos.Talvez tenha visto uma ou duas baterias ali depositadas, não mais do que isso...

    Bela blogada, como sempre!

    Muita paz!!!

    ResponderExcluir