TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

02.- UM SINCRÉTICO DOIS DE FEVEREIRO



Ano 6 *** www.professorchassot.pro.br *** Edição 2010
Talvez esta blogada comece com uma surpresa: poucas datas — como a de hoje, 2 de fevereiro — são tão prenhe de sincretismos. Sublinho particularmente a acepção três de sincretismo do Priberam: 1. Sistema filosófico ou religioso que combinava os princípios de diversas doutrinas. 2. Ecletismo. 3. Amálgama de concepções heterogêneas.
A propósito vale evocar a muito original etimologia de sincretismo: Sincretismo (do grego συγκρητισμός, originalmente "coalização dos cretenses", composto de σύν "com, junto" e Κρήτη "Creta") é uma fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas, seja nas filosóficas. [...] Sincretismo é agir como os cretenses agiam, unir coisas dispares apesar das diferenças a favor do que é semelhante. Os cretenses eram, antes das diferenças, cretenses (Wikipédia).
Há leitores que hão de lembrar sincretismo na escolha da data do Natal ajustada com as festas pagãs do solstício de inverno no Hemisfério Norte ou as fogueiras das festas juninas e a sua associação com as celebrações incas ao Deus Sol (Inti rami) onde se oferecia cultos para ‘amarrar o sol’ que estava se afastando e no solstício de inverno (noite mais longa no Hemisfério Sul) e ele, então, começava a voltar.
Mas, ¿o que tem 2 de fevereiro de especial? Há muito, mas primeiro devo destacar dois detalhes na data: #1: hoje cumprimos 40 dias (completa-se a quarentena) da data do Natal e isto é determinante de celebrações como veremos a seguir. #2: hoje estamos na metade do verão ou na metade do inverno; passaram seis semanas de verão (ou de inverno), faltam mais seis e isto também alimenta algumas crenças.
Miro as celebrações de hoje marcadas pelos dois detalhes acerca da localização do 2 de fevereiro no calendário. Vejamos uma e outra das duas marcas, mesmo que os dois eventos se fundam.
A data de hoje é feriado em Porto Alegre (e mais 36 municípios gaúchos) e em dezenas de localidades no Brasil e Portugal. Não tenho dados de outros países.
Vale observar como a "Festa da Purificação da Virgem" (no rito da Igreja Católica) ou a "Apresentação de Jesus no Templo" (especialmente no rito latino da Igreja Católica), que na Igreja Ortodoxa é conhecido como "Festa da Apresentação de Nosso Senhor e Salvador no Templo", e em Igrejas Anglicanas é conhecido por vários nomes, se transmutou em diferentes celebrações. Em Porto Alegre, por exemplo, nenhuma destas evocações é lembrada. Aqui a comemoração central é Nossa Senhora dos Navegantes ou até popularmente a ‘festa da melancia’ pois esta é fruta mais conhecida nos festejo populares. Mas, há muitos que assumem ser hoje o dia de Iemanjá.
Existe um sincretismo entre a católica Nossa Senhora dos Navegantes e a orixá Iemanjá, divindade das religiões de matriz africana. Em alguns momentos, inclusive festas em homenagem as duas, as celebrações se fundem. Costuma-se festejar o dia 2 de fevereiro que lhes é dedicado, com procissões fluviais e/ou marítimas.
Em várias localidades há uma fusão de duas celebrações e, então, ao encerramento da festividade católica acontece um dos momentos mais marcantes da festa de Nossa Senhora dos Navegantes: as embarcações param e são recepcionadas por umbandistas que carregavam a imagem de Iemanjá, proporcionando um encontro ecumênico na orla.
Uma curiosidade: ontem pela manhã esteirava na academia e via televisão (sem som) e ao ser mostrado diversas cenas onde eram celebradas imagens, não soube distinguir se estas eram de Nossa Senhora ou de Iemanjá.
A essência da comemoração católica primeva era a apresentação de Jesus no Templo também conhecida como festa da Candelária ou Festa da Purificação da Virgem celebra um episódio da vida de Jesus. Cumprida a quarentena do parto há a necessidade da purificação. Se na tradição judaica a mulher é impura pela menstruação, a impureza pelo sangue do parto era ainda maior. Na igreja cristã chegou-se a vetar o sepultamento no cemitério cristão a mulheres que morressem no parto, ou antes, de cumprir a quarentena. Estas eram sepultadas fora do ‘campo santo’ junto com os suicidas e não batizados.
Lembro como primogênito de sete filhos de minha mãe, por ocasião de batizado de meus irmãos menores, esperar fora da igreja, só podendo entrar depois de receber a benção de purificação. Por isso, uma das celebrações de hoje é Nossa Senhora da Purificação.
A outra comemoração é Nossa Senhora da Candelária, ou festa da Candelária ou festa de (Nossa Senhora) das Candeias. Candelária ou candeia é vela, ou castiçal ou ainda o nosso popular candeeiro [objeto de várias formas que, geralmente suspenso ou sustentado por um pé, é destinado a iluminar, sendo alimentado por eletricidade ou por algum fluido combustível como azeite, óleo, querosene, gás, etc. (ex.: candeeiro a petróleo, candeeiro de pé, candeeiro de teto)]
O termo "Candelária" refere-se a práticas encontradas em antigos missais romanos na qual um sacerdote em 2 de fevereiro abençoava as velas de cera para uso durante o ano, quando algumas são distribuídos aos fiéis para usar em casa.
Por isso não é sem razão que haja, talvez, mais de uma centena de topônimos ‘Candelária’ ou ‘Candeias’ em dezena de países, em homenagem a Nossa Senhora da Candelária ou das Candeias e que neste 2 de fevereiro têm dia festivo.
Na Polônia a festa é chamada de "Matka Boska Gromniczna" ("Matka Boska" = "a Mãe de Deus" + "Gromnica" = "vela de cera de abelhas"). Também na antiga Escócia, neste dia, se permitia levar dinheiro aos professores para que pudessem comprar doces para os seus alunos.
Quando os colonos alemães chegaram a América do norte, no Século 18, trouxeram uma tradição conhecida como dia das Candeias, que tem uma origem no início da celebração celta de Imbolc. Imbolc ou Oilmec é um dos quatro festivais religiosos celtas. É o festival em homenagem à deusa Brigida (Briga, Brigidh e suas variações). É quando a terra está se recuperando do inverno, e o Sol se fortalecendo para a primavera. Época de festas alegres, tochas e fogueiras, comidas condimentadas e sucos e vinhos de sabores marcantes; cada casa colocava uma vela na janela. Era comemorado tradicionalmente no dia 2 de fevereiro, no Hemisfério Norte, e 1º de agosto, no Hemisfério Sul — ponto médio entre o Solstício de Inverno e do equinócio de Primavera. É também chamado de Festival da Noiva, é a época de início do processo de aragem da terra e do plantio.
Ainda outra dimensão da data: Em Portugal no dia de hoje —a festa da Nossa Senhora da Luz ou Nossa Senhora das Candeias — aa tradição popular diz que o estado do tempo neste dia condiciona o tempo para o resto do inverno. Dizendo-se "Nossa Senhora a rir, está o Inverno para vir. Nossa Senhora a chorar está o Inverno a passar." Quer isto dizer que se no dia estiver sol, ainda virá muito "Inverno", se no dia estiver chuva, o inverno já passou.
Curiosamente esta tradição é semelhante ao Dia da marmota, que se comemora neste 2 de fevereiro, nos Estados Unidos e no Canadá.  Segundo tradição, as pessoas devem observar uma toca de uma marmota, se o animal sair da toca por estar nublado, isso significa que o inverno terminará mais cedo, porém, se pelo contrário, o sol estiver a brilhar e o animal se assustar com a sua sombra e voltar para a toca, então o inverno durará mais seis semanas.
As marmotas são roedores, membros do gênero Marmota e estão classificadas dentro da família Sciuridae (esquilos).Têm a aparência de um esquilo mas com dimensões maiores. Vivem em tocas que utilizam para hibernar durante o Inverno. A sua hibernação pode durar até sete meses.
Quando despertam da hibernação, a sua principal preocupação é alimentar-se o mais rápido possível para recuperar as reservas energéticas, reconhecendo as redondezas para, em caso de perigo, poder realizar uma fuga veloz. Encontrei muitas informações acerca das marmotas, que deixo para outro blogada.
Parece que para há por demais motivos para celebrar este 2 de fevereiro, que desejo com os melhores indicadores tempos prósperos a cada uma e cada um. Para amanhã anuncio a sexta sexta-feira de viajar com o prof. Guy Barcelos. Para amanhã anuncia pitadas de arte renascentista no Metropolitan Museum, musical da Broadway "Mary Poppins", missa coral na St. Thomas Church e a ópera "Anna Bolena" de Donizetti em estréia histórica no Metropolitan Opera House. Vale aguardar...

9 comentários:

  1. Attico amigo,

    Interessantíssimo seu texto mostrando o cabedal de comemorações relacionadas ao 2 de fevereiro.

    Muita Paz, meu preclaro amigo!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Attico,

    a propósito do Dia da Marmota, há um filme antigo, de 1993, muito interessante, falando sobre as dimensões do tempo a partir dessa comemoração coberta por um reporte de TV que vai à cidade de Punxsutawney. O título é "O Feitiço do Tempo".

    Bom feriado!

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Caro Attico,

    quantas celebrações para um só dia, não?
    Obrigado por tantos esclarecimentos.

    Em Olinda, a data de hoje é lembrada como aquela em que o cantor Chico Science faleceu em um acidente ao lado do Espaço Ciência, há quinze anos.

    Pessoalmente, nessa mesma data e mesmo local, perdi uma amiga em um acidente automobilístico.

    Abraços.

    PAULO MARCELO

    ResponderExcluir
  4. Bela crônica Chassot! Obrigado pelo anuncio, espero fazer jus às expectativas!

    Abraços,
    Guy.

    ResponderExcluir
  5. Caro Chassot,
    Esse dia 2 de fevereiro é particularmente ancho de comemorações, e você dissecou tudo que poderíamos saber a respeito, parabéns, JAIR.

    ResponderExcluir
  6. Olá Mestre Chassot
    Tua blogada contribui para que rememoremos o quanto há sincretismo em algumas datas do calendário romano.Lembrei agora também da Lavagem das Escadarias do Bonfim. Ela é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. O ritual, que se repete todos os anos desde 1754, reúne milhares de pessoas e acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro. Ou seja, em meio aos festejos de carnaval, festa pagã, há outros olhares religiosos ocorrendo. Em compasso de espera para as férias de 2011, embora já dentrando 2012, um grande abraço do JB>

    ResponderExcluir
  7. UIS OTÁVIO AMARAL escreveu de Belo Horizonte:

    Querido Chassot,

    Li a postagem de hoje e fiquei admirado com a extensão e profundidade de sua pesquisa. Não tinha idéia de que fosse tão extenso o sincretismo da data de hoje.

    Instigado por sua pesquisa, dei uma circulada pela Wikipedia. De fato eu queria saber em que cidades hoje é feriado. Na página da data na Wikipedia descobri diversos fatos e personagens nascidos e falecidos nesta data.

    A Wikipedia começa por citar uma encantadora curiosidade
    aritmética: estamos a 33 dias do início do ano; ainda teremos outros 333 dias a desfrutar neste ano.

    Entre as ocorrências de 2 de fevereiro, a Wikipedia lembra que Francisco Orellana descobre o rio Amazonas (1542); Alexander Selkirk, inspirador mais tarde do personagem Robinson Crusoe é resgatado na ilha de Juan Fernandez (costa do Chile, 1702); abre-se o Porto de Santos (1892); termina a batalha de Stalingrado (1943).

    Nasceram num 2 de fevereiro o historiador português Damião de Góis, o escritor James Joyce, o violinista Jascha Heifetz, o músico Stan Getz, o ator Luís Gustavo, a atriz Farrah Fawcett, a cantora Shakira. Destaco dois jogadores de futebol de nomes formidáveis entre as muitas pessoas de quem nunca ouvi falar: Thembinkosi Fanteni, da África do Sul, que já jogou em Israel e hoje está nos Estados Unidos; de Chipre, Paraskevas Christou, que abrilhanta as cores do APOEL - Nicósia. Adorei o nome do time: Athletikos Podosferikos Omilos Ellinon Leykosias, de Nicósia. Não é uma beleza?

    Muitos mortos ilustres. Além do Chico Science já lembrado por um comentarista (aqui em BH o aniversário da morte do Chico foi evocado no Portal UAI). Os compositores Palestrina e Couperin, o astrônomo Christopher Clavius, o matemático L'Hôpital, Brillat-Savarin (além de gastrônomo, político e advogado), o químico Mendeleiev (assunto de uma resenha recente no blog), o matemático e filósofo Bertrand Russell, o ator e dançarino Gene Kelly...

    Há de ter chamado sua atenção que eu falei em mort-O-s. De fato, na extensa lista de falecimentos de 2 de fevereiro, a Wikipedia menciona apenas um nome feminino, a atriz, música e escritora portuguesa Rosa Lobato de Faria, falecida em 2010. A ausência de outros nomes femininos certamente comprova que não apenas a ciência é masculina...

    Abraço amigo com votos de que você tenha um bom feriado.

    Tavinho

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Mestre.
    Um verdadeiro show de conhecimentos e curiosidades sobre esta data!
    Isto renova minhas lembranças da infância aí no sul, onde esta data me lembrava que era o tempo das melancias, grandes, vermelhas e suculentas que meu pai trazia para casa ao voltar do trabalho, e que serviam para aplacar o calor nos começos das escaldantes noites portoalegrenses!
    E nesta salada de cultos religiosos deste país onde existe uma grande massa de católicos e macumbeiros, muitos ocupando justamente a intercessão desses dois conjuntos, eu hoje pela manhã assisti em um jornal da TV uma cena onde, numa igreja católica, era celebrada uma missa em honra à N.S. Dos Navegantes.
    A primeira fila da igreja era ocupada exclusivamente por mães-de-santo em trajes típicos do camdomblé, e todas sendo abençoadas por um padre católico!
    Acho que coisas assim, só mesmo no...Brasiiiiiuuuu!
    Abraços, Mestre!

    ResponderExcluir
  9. Muito estimados amigos
    ~~que me honraram com oito comentários nesta edição ~~,
    vocês não apenas valorizaram a pesquisa que fiz sobre este ‘sincrético 2 de fevereiro’, mas adensaram a edição.
    O Garin, lembrou um filme (O feitiço do tempo) acerca do dia da marmota; o Paulo Marcel lembrou os 15 anos da morte de Chico Science evocando-me ter estado no local onde o artista morreu, tempos depois; o Jairo mostrou o sincretismo na lavagem da igreja do Bonfim; o Cristiano destaca o cabedal de informação que o Jair a adjetiva simpaticamente de ‘ancho’; o Tavinho faz, com propriedade quase uma edição paralela, trazendo entre as muitas curiosidades se hoje o dia 33 de 2012 e que nos resta ainda fruir outros 333; e por fim o Leonel mata saudade das melancias saborosas de sua meninice na Porto Alegre que agora lhe é distante.
    Com agradecimentos

    attico chassot

    ResponderExcluir