TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

02.- 2012- Ano Internacional Alan Turing



Ano 6 *** Porto Alegre *** Edição 1979
A primeira blogada deste 2012 — salvo a edição inaugural de ontem (talvez, com recorde negativo de visitas: cerca de oitenta) — destina-se a registrar aqui o 2012 - Ano Internacional Alan Turing, definido para celebrar o centenário de seu nascimento.
Considerado um dos pais da Computação, o cientista britânico Alan Mathison Turing (23 de Junho de 1912 — 7 de Junho de 1954) foi um dos primeiros a vislumbrar a possibilidade de que as máquinas poderiam se tornar inteligentes e criou um modelo matemático teórico para o computador universal, antes que os primeiros equipamentos desse tipo de fato existissem. O invento é conhecido como Máquina de Turing e serviu de base para a moderna Computação. Além da contribuição acadêmica, Alan Turing teve forte contribuição na Segunda Guerra Mundial. Trabalhou de forma fundamental para que os aliados pudessem interpretar as mensagens criptografadas das máquinas Enigma, que os nazistas utilizaram para se comunicar.
Mais para o fim de sua vida, Turing tornou-se interessado em química. Escreveu um artigo sobre a base química da morfogênese, e previu as reações químicas oscilantes como a reação Belousov-Zhabotinsky, que foram observadas pela primeira vez na década de 1960.
Como homossexual declarado, no início dos anos 1950 foi humilhado em público, impedido de acompanhar estudos sobre computadores, julgado por "vícios impróprios" e condenado a terapias à base de estrogénio, um hormônio feminino o que, de fato, equivalia a castração química e que teve o humilhante efeito secundário de lhe fazer crescer seios. Isto, talvez, o levou a cometer o suicídio, comendo uma maçã envenenada, no mês que completaria 42 anos.
Em 11 de setembro de 2009, 55 anos após sua morte, o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, pediu desculpas formais em nome do governo britânico pelo tratamento preconceituoso e desumano dado a Turing, que o levou ao suicídio. Na foto, à direita, monumento a Turing em Manchester, UK.
Neste ano, diversas atividades estarão sendo desenvolvidas em vários países. No Brasil, a UFRGS será a representante de nosso país no ATY2012 – Alan Turing Year 2012. As atividades começam dia 30 de junho de 2012 lideradas pelo Instituto de Informática da UFRGS. O ciclo de palestras contará com a presença de nomes internacionais. Além do ciclo de palestras, haverá uma importante exposição: Alan Turing – Legados para a Computação e para a Humanidade, que ocorrerá entre 02 de julho de 2012 e 4 de janeiro de 2013 no Museu da UFRGS. Haverá ainda um concurso de vídeos sobre computação e sociedade e um concurso de criptografia.
Este blogue, já em 2009, quando houve a reabilitação, pelo Reino Unido, de um de seus mais brilhantes cientistas ocupou-se do assunto e em várias palestras prestei tributo ao mesmo. Neste 2012 em diferente edições este blogue pretende trazer, em diferentes edições facetas de Alan Mathison Turing. Este registro de hoje além de acenar para dimensão do cientista homenageado e anunciar que 2012 é dedicado a celebrar sua memória e seus feitos, que ser também um aceno de uma proposta editorial para edições futuras.

4 comentários:

  1. Caro Chassot,

    é impressionante como o preconceito e a consequente exclusão/discriminação tem atrapalhado o progresso do desenvolvimento humano. A gente sempre fica se perguntando sobre o quanto se perdeu por causa de uma condenação desse tipo.

    Votos de uma ótima segunda-feira!

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,
    Eu já havia conhecido algo sobre Turing, quando li um livro que contava as minúcias da decifração dos códigos nazistas, contudo, é sempre chocante que na UK a história se repete com mais vigor e dramaticidade quando se trata de homossexualismo.
    Vale lembrar Oscar Wilde e sua condenação pelas cortes inglesas. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. Ave Mestre,

    lamentável que Alan Turing tenha tido o mesmo destino desumano e cruel quer Oscar Wilde.

    Preocupa pensar que, apesar da lei não existir mais, ainda há na humanidade esta dificuldade de lidar com o plural e o diverso.

    Acredito na alfabetização científica como ferramenta para evitar que a sociedade seja intolerante e cruel.

    Sexta iremos fazer uma visita virtual ao mundo dos fósseis e dos megadinossauros no AMNH de NYC.

    Parabéns pela excelente blogada de hoje.

    Abraços refrigerados,
    Guy

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Mestre!
    Surpreendente e trágica a sorte deste jovem de tanta capacidade e que idealizou as bases da computação e ajudou a derrotar o nazismo.
    Nos dias de hoje, possivelmente seria consagrado como Bill Gates ou Steve Jobs, mas acabou como uma bruxa na fogueira, consumido pelo preconceito.
    E isso numa época relativamente recente!
    Por aqui, aprendo sempre coisas novas (ou velhas, mas desconhecidas para mim)!
    Abraços!

    ResponderExcluir