TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 9 de outubro de 2011

9.- A domingueira é desde a Universidade Federal de Viçosa.

Ano 6

VIÇOSA

Edição 1893

Esta edição dominical é, ainda, desde a Universidade Federal de Viçosa – UFV. Esta manhã das 8h-10h, ministro a segunda parte do minicurso A História e a Filosofia da Ciência: Catalisando Propostas Transdisciplinares, que terá, como ontem, a assitência distinguida da Professora Dra. Maria de Fátima Paixão, do Instituto Politécnico de Castelo Branco – Portugal, que proferiu a palestra de abertura na noite de sexta-feira. É claro que ter entre os participantes uma sumidade na área de História da Química aumenta a responsabilidade.

Depois, assisto a palestra “Apropriação do discurso de inovação curricular em Química por professores do Ensino Médio” a ser proferida pelo Prof. Dr. Murilo Cruz Leal (UFSJ). O Murilo, que é pró-reitor de graduação da Universidade Federal de S. João del Rei é parceiro, há muito, no fazer Educação Química.

Após almoçar, volto por via rodoviária à Confins e de lá vou a Congonhas, donde voo a Porto Alegre para chegar na Morada dos Afagos quase 23h.

A sessão de ontem do minicurso, como também a palestra A Ciência é masculina? É, sim senhora! foram coroadas de sucesso e muito apreciadas. Isto se refletiu em comentários elogiosos, dezenas de pedido de foto e aquisição de todos os livros que trouxe. O registro imagético traduz um pouco do sucesso de público.



À tarde, atendi convite do Prof. Dr. Marcelo R. L. Oliveira, que ao almoço brindara-me “A Reunião dos Planetas” [uma obra de literatura infantil, já ideada para uma dica de leitura aqui] visitei o Espaço Ciência em Ação que recebe semanalmente, durante todo o ano letivo, estudantes do 8° e 9° anos do Ensino Fundamental de escolas de Viçosa, para aulas experimentais de Ciências. Durante uma hora, os jovens cientistas realizam experimentos e descobrem as leis da Química, Física e Biologia, de uma forma divertida.

O Espaço Ciência em Ação também recebe estudantes dos três anos do Ensino Médio de escolas de Viçosa, para aulas experimentais de Química. Durante duas horas por semana os estudantes realizam experimentos, trabalham com modelos, participam de jogos didáticos resolvem exercícios e usam softwares de Química em computadores. Estas atividades que contam com bolsistas dos cursos de Química de graduação e pós-graduação são coordenadas pela Profa. Dra. Mayura Rubinger.

Neste Espaço por mais de uma hora, visitei a Sala

Mendeleev que abriga uma Tabela Periódica dos Elementos gigante, com três metros de comprimento e dois metros de altura. Esta produção da Mayura e do Marcelo é formada por uma exposição de substâncias elementares e compostos representativos de todos os elementos químicos estáveis. Se pode aprender pouco sobre a vida Dimitri Ivanovich Mendeleev e da história da descoberta dos elementos químicos.

À noite, a Lilian, a Andrea, o Antônio e eu fomos recebidos na residência do Marcelo e da Mayura para uma fraterna celebração. Foi um papo gostoso, onde leituras foi o assunto, com evocações de tempos passados em que éramos sócios do ‘Circulo do Livro’. Pizza, espumante e vinho foram adequados catalisadores para a fruída conversação.

Nesta clausura mineira, desejo que cada uma e cada um saboreie o domingo, que para mim se inicia com trinar de pássaros no lindo campus da Universidade de Viçosa, embalando sonhos de a quase ao final do dia estar em Porto Alegre, de onde – provavelmente – nos leremos amanhã.

13 comentários:

  1. Caro Chassot,
    Pelo visto estão te tratando bem ai nas Alterosas. Bom domingo, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Ave Chassot,

    que belo trabalho o dos colegas de Viçosa.
    Gostei muito da tabela periódica... acho que vou copiar no Museu da Natureza...

    Abraços,
    Guy.

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,

    de todo o teu peregrinar de sábado destaco a Tabela Periódica dos Elementos gigante. Essas ferramentas 'mais palpáveis' contribuem muito para o aprendizado, especialmente dos mais tenros cientistas.

    Bom retorno! Um abraço.

    Garin

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Jair,
    já em casa, preparado para começar uma semana na qual o feriado determina uma agenda só em Porto Alegre;
    Um bom saldo de domingo,

    attico chassot
    http://mestrechassot.blogspot.com
    www.atticochassot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito estimado colega Guy,
    já retornado à Morada dos Afagos, adiro a tua iniciativa de montarmos (sim nós) uma tabela periódica no Museu da Natureza.
    Um bom saldo de domingo,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Muito estimado Garin,
    já retornado aos pagos, com uma semana por aqui, com três qualificações.
    Tua percepção acerva da Tabela Periódica é muito adequada.
    Com expectativa de reencontros,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Adorei Chassot! Farás a inauguração de nossa tabela periódica interativa em dezembro!

    Mãos a obra agora.

    ResponderExcluir
  8. Chassot, estive pensando, não somente farás o encerramento do ano no São Mateus como também irás celebrar o 1º ano do Museu da Natureza.
    Quanta honra será ter tua presença nesta ocasião!
    Abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Olá Chassot, como vai?
    Obrigado pelas elogiosas palavras sobre nosso trabalho. É uma grande honra virarmos personagens de tão prestigiado blog.
    Que as Tabelas Periódicas gigantes se multipliquem Brasil afora.
    Um grande abraço
    Marcelo e Mayura

    ResponderExcluir
  10. Muito queridos Marcelo e Mayura,
    Tudo muito bem, rejuvenescido com as amizades granjeadas em Viçosa. Vocês dois foram preciosas descobertas. Realmente a Tabela periódica que elaboraram há de ser referência para a disseminação deste significativo artefato cultural. Para mim foi muito bom estar na casa de vocês.
    Com amizade e admiração

    attico chassot

    ResponderExcluir
  11. Foi um excelente fim de semana! Onde conheci, participando do minicurso e da palestra, um mestre que contribuiu de maneira positiva para minha formação. Muito obrigada, professor!
    O minicurso foi realmente um sucesso! Só lamento que não tenha acontecido em um espaço maior de tempo!

    ResponderExcluir
  12. Querida Camila,
    obrigado por teu comentário.
    Foi bom ver o viço da Educação Química em Viçosa.
    Um afago

    attico chassot
    http://mestrechassot.blogspot.com

    ResponderExcluir