TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

7.- Luto & festejamentos

Ano 6

PONTA GROSSA

Edição 1891

IN Memoriam

Steven Paul Jobs (São Francisco, Califórnia, 24 de fevereiro de 1955 — Palo Alto, Califórnia, 5 de outubro de 2011)

Esta manhã, às 08h48min (adoro estas precisões), devo partir de Curitiba rumo a Belo Horizonte e de lá seguir para Viçosa. Assim antes das seis horas deixo Ponta Grossa.

Esta edição quer ser registro de um momento muito significativo. Recebi uma homenagem de docentes e discentes da área da Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Fui agraciado com uma emocionante manifestação no final da manhã. Transcrevo a seguir a fala do Prof. Dr. Sandro Xavier de Campos, com exageros que credito a admiração que nos votamos mutuamente.

Neste ano de 2011 nosso III Simpósio de Graduação e Pós-graduação em Química da UEPG comemora o Ano Internacional da Química e tem a honra de homenagear o professor Attico Chassot.

Mas por que homenagear o professor Chassot?

1- Seria pelos seus 17 livros e 130 artigos e textos de jornais publicados que são referenciais em todos os cursos de química?

2- Seria por suas cerca de 250 participações entre palestras, entrevistas e mesas redondas defendendo a química?

3- Seria por ter contribuído na formação de 23 mestres e quatro doutores ou será por representar o Brasil e a Química como professor visitante em universidades da Dinamarca e Argentina? Ou por já der feito conferência “A Ciência é masculina? É, sim senhora!” na Argentina, Uruguai, Colômbia, México e França?

Pois é, não sei!

O que sei é que talvez homenageamos o prof. Chassot por ser, principalmente, um provocador. Um provocador da necessidade de pensarmos Para que(m) é útil o ensino? Por propor “Das disciplinas a indisciplina um caminho ao avesso para a leitura do mundo natural” ou por sugerir que a pesquisa em sala de aula, é uma viagem sem mapa!

Bom como ele mesmo diz “Quero fruir, mais um pouco, do útero do vagão do trem voador. Afinal, em meus mais recentes textos e palestras não falo da busca da indisciplina para construir utopias? Se hoje tivesse que escolher uma profissão seria a mesma que venho exercendo de maneira ininterrupta por 50 anos: ser professor, sempre vibrando com o estar em sala de aula.”

Assim, homenageamos o professor Chassot por ser, com certeza, um orgulho para todos nós como um legitimo defensor da importância da química para um mundo melhor.

Depois desta fala o Prof. Dr. Sérgio de Lazaro, coordenador do evento que reuniu mais de 200 participantes, entregou-me uma placa de acrílico com dizeres alusivos a homenagem. A página da UEPG traz detalhes da celebração, também com alguns exageros. Há na vida momentos de fortes emoções e compartilhá-los é muito bom: http://portal.uepg.br/noticias.php?id=1567 por tal ofereço o endereço.

Na parte da tarde participei mesa-redonda: Energias Renováveis: um desafio para os químicos. Estavam comigo os professores doutores: Roberto Mendonça Faria (Instituto de Física da USP) e Marcos Pileggi do Departamento de Biologia Estrutural Molecular e Genética - UEPG. Foi mediador da mesa o Prof. Dr. Jarem Raul Garcia Departamento de

Química – UEPG. Claro que eu não tinha condições de discutir ‘células fotovoltaicas orgânicas’ com prof. Garcia e nem falar acerca de oportuna trazida do etanol de segunda geração, que pesquisa conhecimentos o Pillegi. Fiz uma mirada histórica e com duas reações fundantes das energias renováveis: combustão da glicose e produção de glicose pela fotossíntese da água e do gás carbônico centrei minhas discussões, na busca de alternativas para trabalhar com o tema em sala de aula na escola básica;

À noite assisti a palestra Químicos e a Astrobiologia, a Química Prebiótica e a Origem da Vida’ com o Prof. Dr. Prof. Dr. Dimas Zaia, da Universidade Estadual de Londrina, Aprendi muito e podemos, tanto na palestra como depois na janta (da qual participaram outros palestrantes e anfitriões.), envolver-nos em frutuoso diálogo.

Nos três turnos da quinta-feira tirei muitas fotos e autografei dezenas de livros. O sucesso da vendas dos livros devo creditar ao fato de que na quarta-feira e ontem, tive uma professora doutora como livreira: A Elaine Regina Tiburtius mostrou, comigo na foto, quanto tem expertise na venda de livros e aqui um publico obrigado.

Deixo Ponta Grossa com muita alegria pelas inúmeras provas de carinho recebidas nestes quase dois dias, especialmente pelo encontro com meus leitores. Com desejo de lermos amanhã de Viçosa, desejo a cada uma e cada um a melhor sexta-feira.

8 comentários:

  1. Caro Chassot,

    como ainda não partiste de Ponta Grossa, comento o teu blog para dizer que as homenagens que recebeste são absolutamente justas. Tu és um ícone da química, não apenas aqui pelo Brasil, mas também por muitos outros países onde já és bem conhecido e convidado.

    Uma boa viagem em direção à Viçosa. Bons pãezinhos de queijo lá por Minas.

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Garin,
    também parceiro de madrugares e blogares, obrigado pela maneira amiga como entras de carona nas emoções vividas ontem aqui em Ponta Grossa, que deixo dentro de uns minutos.
    Obrigado pelos augúrios para tríduo mineiro que começo a partir do final da manhã.
    Meus votos de uma muito boa sexta-feira

    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,
    Parabéns pela brilhante passagem por Ponta Grossa. Tenho certeza que além da acolhida "formal" que te foi dispensada em virtude das atividades que você se propôs a fazer na cidade, você também foi bem tratado nas atividades extracurriculares. Esse povo daí não deixaria de ser acolhedor. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Meu Caro Mestre Chassot
    Muito justas as homenagens a quem faz da Educação Química seu objetivo existencial, propagando em todos os sentidos, tal qual a rosa dos ventos, os preceitos de uma educação transformadora. Torço pelo êxito de tua jornada em Viçosa. Grande abraço e bom retorno. JB

    ResponderExcluir
  5. Querido professor!
    Foi linda a homenagem, mas singela perto do que o senhor representa a cada um que teve e tem o prazer de tê-lo em sua vida. Feliz de mim! E bendita disciplina de História e Filosofia da Ciência, onde lhe encontrei!
    Ah, uma notícia: em março serei mamãe da Betina! (viu como sou feliz por lhe conhecer? Até isso posso dividir com o senhor!!!)
    Um beijo com muita saudade!
    Thaíssa

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Jair, obrigado por tua adesão à homenagem.
    Passei por tua Palmeira e vi carros e ônibus de estudantes de Palmeira na UEPG.
    Quero voltar para conhecer Wittmarsun que me fez interrogante~
    Com estima,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Jairo meu caro,
    tu tens parte nesta história.
    Um afago desde Viçosa,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Thaissa, muito querida,
    recebo aqui em Viçosa esta notícia maravilhosa.
    Vida à Betina!
    Vibro!
    Obrigado por me fazer participar de tuas alegrias e por participares das minhas,

    attico chassot

    ResponderExcluir