TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

31.- Evocando 31 de outubro de 1517

Ano 6

www.professorchassot.pro.br

Edição 1915

Neste dia 31 de outubro é feriado em alguns municípios brasileiros, poderia trazer exemplos do Espirito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Não sei acerca de outros estados. Isto ocorre em municípios onde há um número expressivo de fiéis da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB, sínodo alemão) e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB, sínodo missouriano). São municípios onde há significativa presença de descendentes de colonos alemães que chegaram ao Brasil na primeira metade do Século 19.

Qual o significado da data? Neste dia, em 1517, o então padre católico alemão Martinho Lutero, afixou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha as suas 95 teses denunciando a cobrança de indulgências pela igreja de Roma. Esta data, que extrapola em significados sua consequência: um dos mais extensos cismas na igreja cristã é de tamanha importância que por muitos é considerada como o fim da Idade Média.

Num intervalo de mais de um século poderiam ser citadas outras datas, que marcam, numa leitura ocidental, o inicio dos tempos modernos: 1415 - A conquista de Ceuta pelos portugueses marca o início da expansão marítimo comercial europeia; 1429 - Santa Joana D'Arc liberta a França; 1440 - Johannes Gutenberg inventa a prensa tipos móveis; 1453 - A Tomada de Constantinopla, pelos Turcos Otomanos, põe fim ao Império Bizantino, terminando com o pouco que restava do antigo Império Romano; 1453 - Fim da Guerra dos Cem Anos; 1492 - Viagem de Cristóvão Colombo à América Central; 1498 - Vasco da Gama descobre o caminho marítimo para a Índia; e, 1534 - O "Act of Supremacy" de Henrique VIII dá origem à Igreja Anglicana.

Se tivesse que escolher uma aderiria a 1517: a Reforma Protestante, ou talvez 1440 ou 1492. Mas por que 31 de outubro de 1517 é tão marcante? Ao nos referirmos a Lutero, evocamos a separação da igreja católica, as noventa e cinco teses contra as indulgências e o inicio da igreja protestante. Isto realmente é importante, mas influência de Lutero na sociedade ocidental é muito mais significativa em outras dimensões como a influência da reforma na economia do período; e temas sociais como a criação da escola para todos, re-inserção da mulher na sociedade, formação da língua alemã que proporcionaria a formação posterior da Alemanha, a importância da paternidade e da maternidade, entre outros.

“As contribuições de Lutero para a ética, economia e a sociedade residem no fato de Lutero, como teólogo e pessoa comprometida com o evangelho, ter se ocupado com o assunto. Muita gente na história da Igreja e da teologia cristã não considerou ou considera as questões econômicas merecedoras de atenção. Lutero, com frequência, era procurado e consultado sobre os mais diferentes temas por pessoas que tinham suas consciências pesadas em razão de práticas delas exigidas no cotidiano. Foi o caso de muitos comerciantes e de gente envolvida com o sistema de crédito no pré-capitalismo há cerca de meio milênio. Lutero então, sem renunciar à sua vocação de teólogo, mas assumindo-a efetivamente, tentava ajudar as pessoas dentro de suas possibilidades. Sua reflexão ética tinha a Bíblia como referência fundamental. Ao mesmo tempo, levava em consideração as tradições antigas e medievais do pensamento cristão a respeito. Digno de destaque, contudo, é o esforço que empregou para entender a realidade do trabalho, dos negócios, e identificar as intenções e consequências das práticas aí reinantes”. Vale ver mais em http://www.luteranos.com.br/articles/10740/1/As-contribuicoes-de-Lutero-para-a-economia-a-etica-e-a-sociedade/1.html

A Escola como conhecemos hoje é uma presente da Reforma Protestante à Modernidade. Na visão de Lutero, que foi professor na Universidade de Wittenberg de 1508 até 1546, ano em que morreu, o professor era também um catequista, uma vez que a escola tinha por tarefa formar bons cristãos. Com a descoberta da salvação gratuita, da justificação por graça e fé, também mudou, para Lutero, o foco do ensino.

O alvo da ética não era mais o céu, como a garantia da própria salvação também pelo estudo, mas a terra, a preservação das coisas criadas por Deus. Para Lutero, "a educação é de responsabilidade da autoridade civil e não da autoridade eclesiástica". Sempre que for investido um florim em gastos militares, defendia o reformador, devem ser investidos cem florins em educação. "Para Lutero está claro que governar é criar e manter escolas"em http://www.luteranos.com.br/articles/ 6290 /1/Lutero-defendia-escola-publica-formadora-de-bons-cidadaos/1.html

Martinho Lutero (Eisleben, 10 de novembro de 1483 - 18 de fevereiro de 1546) foi um sacerdote agostiniano e professor de teologia alemão figura central da Reforma Protestante. Veementemente contestando a alegação de que a liberdade da punição de Deus sobre o pecado poderia ser comprada, confrontou o vendedor de indulgências Johann Tetzel com suas 95 Teses em 1517. Sua recusa em retirar seus escritos a pedido do Papa Leão X em 1520 e do Imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521 resultou em sua excomunhão pelo papa e a condenação como um fora-da-lei pelo imperador.

Lutero ensinava que a salvação não se consegue apenas com

boas ações, mas de um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça através da fé em Jesus como um redentor do pecado. Sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica Romana, pois ele ensinava que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada e opôs-se ao sacerdotalismo, por considerar todos os cristãos batizados como um sacerdócio santo. Aqueles que se identificavam com os ensinamentos de Lutero eram chamados luteranos.

Sua tradução da Bíblia em outros idiomas que não o latim, fez o livro mais acessível, causando um impacto gigantesco na Igreja e na cultura alemã. Promoveu um desenvolvimento de uma versão padrão da língua alemã, adicionando vários princípios à arte de traduzir, e influenciou a tradução para o inglês da Bíblia do Rei James. Seus hinos influenciaram o desenvolvimento do ato de cantar em igrejas. Seu casamento com Catarina von Bora, ex-freira, estabeleceu um modelo para a prática do casamento clerical, permitindo o matrimônio de padres protestantes.

Como anunciei anteriormente a minha página pessoal tem novo endereço: www.professorchassot.pro.br nela, entre outras ofertas de informações a dados sobre palestras, minicursos que posso oferecer. Há também uma livraria virtual que disponibiliza meus livros.

10 comentários:

  1. Caro Chassot,
    Como reformador cristão, Lutero pode ser considerado o mais importante do Ocidente. Sua coragem em afrontar as Bulas Papais que tornavam a venda de indulgências um negócio milionário para a Igreja Católica, é o que se pode chamar de ato heroico. A cisão que se seguiu o seu ato de afronta, mostrou que a infalibilidade papal é apenas um dogma estúpido como qualquer outro. Ele mostrou que Deus não delega competência e tampouco nomeou representantes Seus na terra. Mesmo não sendo cristão, louvo a audácia de Lutero e concordo que você considere 31 de outubro de 1517 um dia importante como o faz. Abraços e boa semana, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Alô, Mestre!
    Sem dúvida Martinho Lutero teve muita coragem em se opor às ideias do catolicismo dominante naquela época.
    E isto pode ser considerado um marco histórico.
    Coincidiu com outros eventos que tornaram esta época um ponto de inflexão na história, trazendo algumas mudanças que influenciaram no comportamento humano.
    Boa lembrança!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Jair,
    concordo com tua posição: o dogmatismo e infalibilidade não podem ser pratica, nem mesmo em religiões.
    Lamentavelmente estas se assentam em tais práticas.
    Alegremo-nos por ter existido um 31 de outubro de 1517 em nossa história.

    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Muito estimado Leonel,
    que bom que juntos possamos celebrar a coragem de Martinho Lutero e alegremo-nos por ter existido um 31 de outubro de 1517 em nossa história.
    Só dois detalhes nesta celebração: quando criança enquanto persignava-me ao passar em uma igreja católica, desdenhava a igreja protestante e minha mãe queimava as cartas de uma namorada porque ela era luterana.
    A amizade do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Caro Chassot,

    a tua escolha por Lutero é muito acertada até porque a liberdade de pensamento em relação à teologia toma novos e definitivos rumos a partir da Reforma que liderou. Minha expectativa é de que, a partir do evento da internet, essa liberdade possa ser cada vez mais valorizada e que nenhum impostor possa um dia cassá-la totalmente, a despeito das iniciativas que conhecemos, por notícias, do mundo oriental.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  6. Meu Caro Mestre! Belissimo resgate das teses luteranas, e também das datas festivas para comemora-las aqui no Brasil. A contribuiçao de Lutero é um divisor de águas no Mundo Ocidental, pois até então pairava a névoa do catolicismo apregoando a salvação pelo medo e pela obediência sem contestação. Mas principalmente a vergonha das indulgências, onde literalmente se poderia "comprar um lugar no céu", e que perdurou por muitos séculos. Realmente ali "se fez a Luz".. Abraço JB

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Garin,
    conforta-me ouvir de um doutor em teologia, de uma vertente diferente do luteranismo, ratificar minha escolha dos feitos de Lutero como o momento do inicio da Modernidade, no mundo ocidental.
    Por outro lado devo afirmar que desconheço as tentativa Orientais de deslustra-los. Omiti, de minha resumida biografia de Lutero pontos duvidosos (antissemitismo) pois isto parece deva ser visto com reservas.
    Obrigado por te pronunciares aqui.

    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Muito estimado Jairo,
    ter a adesão à proposta que trouxe de considerar 1517 como o inicio da Modernidade é significativo, quando isto se dá por parte de um esclarecido historiador e anglicano, que poderia ter optado pelo 1534 - O "Act of Supremacy" de Henrique VIII dá origem à Igreja Anglicana.
    Com admiração e agradecido pela participação desta edição, que considero uma das mais significativas deste blogue.

    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Mestre,

    mais uma excelente blogada.
    Muito instrutiva.

    Se seguissem a regra dos 100 florins para educação a humanidade seria melhor.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Meu caríssimo Guy,
    espero que a figura de Lutero te tenha ‘adoçado’ um pouco em relação ao luteranismo.

    attico chassot

    ResponderExcluir