TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 15 de outubro de 2011

15.- Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto

Ano 6

PORTO ALEGRE

Edição 1899

Preliminarmente esta blogada de hoje dois registros muito significativos. O primeiro, hoje é o aniversário de minha filha Ana Lúcia. Outro, hoje é dia do Professor. Há que convir que, nos meus cinquenta anos de celebração da data como profissional da Educação houve 15 de outubro, onde ganhei um presente muito especial. Desde então as duas celebrações estão muito juntas em minha vida.

A Ana Lúcia é uma filha muito querida. Mãe extremosa do Guilherme e do Felipe. Cirurgiã-dentista, que em parceria com o esposo Eduardo Schorr, mantém uma renomada clínica em Estrela. Seu entusiasmo profissional é algo que encanta e seu ser também ‘do lar’ é muito lindo.

Minhas queridas colegas professores e meus queridos colegas

professores sabem quanto reconheço nossa profissão sempre, e cada vez mais, importante. Assim no nosso fia para cada uma e cada um meu obrigado pela continuada parceria no fazer EDUCAÇÃO. As edições sabáticas são para falar em livros. Nos dois últimos, por estar em trânsito as blogadas sabatinas se fizeram diários de um viajor.

Mesmo que considero que hoje fujo à pauta de dicas de leituras, falo em livro. Ainda na tarde de ontem um colega do Centro Universitário do IPA fez uma pergunta que mais recentemente tenho ouvido muito: “E o livro?”

Há alguns de meus leitores, que acompanharam aqui, a gestação do livro que narra meus 50 anos de professor. Talvez desde o final do ano passado contei detalhes. Assim, no entorno de minha data jubilar – 13 de março de 2011 quando completei 50 anos de professor – o Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto teve seu nome discutido aqui. Depois houve torcida para que pudesse terminar até 14 de março para concorrer à edital da Editora Metodista-IPA, pois queria homenagear a instituição que há quase 4 anos me acolhia. Um mês depois o resultado: classificara-me em primeiro lugar. Vibramos aqui.

A vida se tece com (des)ilusões. Na segunda quinzena de setembro, mais de meio ano depois da entrega dos originais, quando voltava de uma jornada vibrante em Manaus que a editora Metodista “por razões de natureza financeira não poderá neste momento institucional estar publicando a obra intitulada ‘Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto’". Sofri. Custei a me recompor.

Ante a imprevisível decisão, pareceu-me natural que me voltasse àquela que em 1990 publicou aquele que talvez seja um dos primeiros livros de Educação Química no Brasil e depois deste publicou dois outros meus, dos quais um ainda em circulação e que recém vira muito usado em Manaus. Telefono no domingo, dia 25 de setembro para meus amigos Lenir e Otavio da Unijuí. “Amanhã haverá reunião do conselho editorial Educação em Ciências!”. Preparei material. A edição foi aprovada.

Lamentavelmente o sonho de ter o livro lançado no 31º EDEQ que ocorre na semana que vem se esboroou. Também o plano da Editora Metodista de lançá-lo na Feira do Livro de Porto Alegre naufragou.

Ontem a Editora Unijuí enviou um volante de divulgação. Ele encerra a blogada de hoje. Taz dois excertos da apresentação do Prof. Dr. José Clovis de Azevedo. Mesmo que já há quatro semanas digira esta notícia, parecia-me difícil responder aqui a pergunta: “E o livro!”. Agora respondida está.

Uma vez mais às professores e aos professores, alegrias pela data. A todos meus leitores, um alegre sábado, na expectativa de um domingo.

Em sua viagem pelo passado reconstitui imagens, recria os contornos das próprias experiências vividas. Instala o passado em um novo tempo. Dá sentido ao pensamento de Quintana que proclama: “o tempo não para; só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo”. Cada linha escrita, cada palavra grifada está prenhe de conteúdos significativos, transpiram vida, anunciam novidades do passado/presente, recolhido, esculturado literariamente, refeito à imagem do autor sujeito. No âmago da beleza da palavra descobrem-se inquietudes, incertezas, dilemas. Ao mesmo tempo revela-se o mundo humano, a dimensão lúdica de um fazer de cada dia, de cada fase do viver e sobreviver, desconstruindo tristezas, forjando belezas. Saberes, sabores iluminam noites. Raios de luzes licenciam penumbras, anunciam cada dia, sucedâneo. A literatura não perde nenhum ângulo (da vida) da história, rebusca os bosques recônditos de existências na existência, evidência de um personagem que deixa pegadas por onde passa o seu “trem misto”.

[...]

Nas páginas deste manifesto de vida de uma maestria o leitor poderá dialogar com experiências singelas do cotidiano vivido, mas não escapará a provocação de tomar o trem misto para viagens de reflexões profundas sobre o sentido da existência, da socialização dos saberes e aprendizados na vida. Virem cada página seguindo as pegadas de Mestre Attico e podem tomar o “trem misto” em busca de suas utopias. E por que não novamente evocar Quintana, mergulhando na trajetória do Mestre Attico: “Se as coisas são inatingíveis... 0ra! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas”. Boa viagem.

19 comentários:

  1. Caro Chassot,

    fico feliz que a Editora Unijuí tenha te enviado o volante de divulgação do livro. Como já saboreei os originais aguardo com expectativa a publicação que terei a imensa alegria de colher o teu autógrafo.

    Bom Dia do Professor (os de trem, e os ainda no aguardo do trem misto)!

    Garin

    ResponderExcluir
  2. JOSÉ CARNEIRO escreveu desde BELÉM DO PARÁ

    Meu caro mestre e amigo:

    O dia de hoje é propício para homenagens recíprocas. Mas, considerando que me aposentei da atividade de lecionar, faço questão de dirigir a você, um verdadeiro e completo mestre, todas as saudações pertinentes ao dia de hoje. Receba o meu abraço de admiração pela sua continua atividades de magistério, pela sua incessante peregrinação por esse "Brasil a dentro" e, muito importante, pela sua constante atualização em várias áreas do conhecimento.
    Não preciso dizer mais nada, além do meu privilégio de tê-lo como amigo.
    A lamentar apenas o atraso no seu tão aguardado livro de memórias. Vamos aumentar a ansiedade.

    Abraços do

    José Carneiro

    ResponderExcluir
  3. Meu querido colega Garin,
    obrigado pelo prestígio que ofereces ao Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto e calorosas alegrias ela nossa data.
    Vibramos por ela,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Muito querido colega Professor José Carneiro,
    e hoje esqueço o jornalista/sociólogo/historiador e cumprimento o professor que tanto faz pela classe. Obrigado por tua expectativa pelo Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto,
    Com admiração,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Caro Mestre Chassot

    Tenho de fazer dois registros neste dia que comemoramos o dia do professor, o primeiro em homenagem a todos os professores, gratidão é pouco, o outro é claro, ao senhor especialmente, em destaque as primeiras aulas que assisti com o mestre Chassot, foram diferentes das aulas, que até então havia assitido, me lembrei então do professor inglês, Lawrence Stenhouse, que afirmou que os professores que se destacam transformam o ensino na aventura da educação. Outros podem adestrar-nos, como senhor mestre Chassot, confesso é sempre uma aventura, mesmo aqueles que não gostam do letramento, terminam se apaixonando pela educação, graças a paixão contaminante no seu estilo. E claro, sem EROS, nada do que fazemos não cativa.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  6. Caro Chassot,
    Parabéns triplo: pelo dia do Professor, pelo aniversário de tua filha Ana Lúcia e pela publicação do teu "Trem" que, finalmente, vê a luz no fim do túnel. Bom fim de semana, JAIR.

    ResponderExcluir
  7. Muito querido amigo Adão,
    comovo-me tua homenagem.
    Acredito que tenha sido um professor diferente porque no primeiro momento vi em ti (e também naquela fabulosa turma) um ser muito diferente.
    Talvez não creias: eu aprendi muito contigo e a alguns eventos como o teu ingresso no avonado que me marcara.
    Um afago especial na tua Linda, parceira no fazer Educação.
    Com admiração,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Muito estimado parceiro de blogares Jair,
    obrigado pela comentário que se faz triplamente coroado.
    Emocionas-me.
    Alegrias no fim de semana na tua Floripa,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Querido prof.
    Não poderia de vir aqui hoje prestar minha homenagem ao nosso dia. Ainda mais coroado com nossos feitos de ontem à tarde.
    Parabéns pelo nosso dia, pela filha e pelo livro, que aguardo ansiosa.
    Obrigada por tudo.
    Anna

    ResponderExcluir
  10. Meu Caro Mestre Chassot! Primeiramente a saudação pela data de hoje. Em segundo lugar vibro com a possibilidade anteriormente frustrada pela longa espera e pelo engodo metodista, e que agora, pela Editora Unijuí, tão dedicada instituição preocupada mais com a cultura do que com valores, torna-se uma realidade. Quem sabe possamos até o final do ano repercutir essa publicação em vários pontos do país, por onde tens propagado as várias modadlides de uma educação transformadora. JB

    ResponderExcluir
  11. Olá carríssimo mestre Chassot!

    Estamos em contagem regressiva para o 31º EDEQ aqui no Rio Grande!!! Sou uma leitora assídua de seu blog e de seus livros, já troquei inúmeras palavras com o sr. destacando que sou sua maior fã! Estou no terceiro ano do curso de química licenciatura na FURG e venho acompanhando, virtualmente, seu belo trabalho desde que ingressei na Universidade. Estava aqui, agora, acompanhando a programação do evento que ocorrerá esta semana, e vi que constava uma mesa redonda de debates com sua presença no segundo dia. Tenho certeza que esta será uma das mais importantes deste magnífico evento. Espero que o sr. já esteja com as malas prontas! rsrsrsrss
    Aguardamos sua presença!

    um abraço fraterno,

    Karina Lotz Soares

    ResponderExcluir
  12. Anna querida, vibro com tua qualificação.
    obrigado por tua presença aqui. Encanta-me a parceria de fazermos juntos Educação.
    Com admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  13. Meu caríssimo Jairo,
    obrigado por tua importante presença neste blogue e obrigado por entrares de carona de maneira tão fraterna em minhas alegrias. Encanta-me a parceria de fazermos juntos Educação.
    Com admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  14. Muito querida Karina,
    vivo prenhe de emoção a chegada de mais um EDEQ. Será muito bom reencontrarmos. Vou chegar um dia antes, na manhã de quarta-feira para participar da jornada aos Museus a convite do Professor Guy e da direção do Museu Oceanográfico.
    Obrigado por tuas palavras tão estimulantes,
    com expectativa

    attico chassot

    ResponderExcluir
  15. Não poderia deixar de vir parabenizá-lo, Professor, pelo dia de hoje!
    Mais do que qualquer professor que eu conheço, o senhor faz jus a todas as homenagens neste dia! Afinal, 50 anos de profissão já é uma glória, em nossa área, muitas vezes cansativa, é mais que uma vitória!
    Mas tenho certeza que o senhor sempre amou o que faz!!
    =]
    Um ótimo restinho de sábado!
    E, felicidades também à Ana Lúcia!

    ResponderExcluir
  16. Mestre e amigo,

    os percalços não irão obumbrar o brilho faiscante de tua obra. Sabemos que será um sucesso, seja qual for a data, a editora, o planeta...
    És uma inspiração para um jovem professor (este é meu 2º dia dos professores).
    Parabéns! Bravíssimo!

    Forte abraço,
    Guy.

    ResponderExcluir
  17. Muito querido Guy,
    obrigado por tua solidariedade aos percalços do Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto. Fui ao Prebiram para buscar o obumbrar: Cobrir com sombras. = ESCURECER, TOLDAR
    Com expectativa quando chega o EDEQ

    attico chassot

    ResponderExcluir
  18. Muito querida Thaiza,
    obrigado pelos teus votos pela nossa data. Agradeço também os votos pela Ana Lúcia.
    Saúde para ti e para os teus,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  19. Boa Tarde Mestre, gostaria de obter a Obra: CHASSOT, Attico Inácio. Catalisando transformações na educação. Ijuí: Editora Unijuí, 1993. 174 p, como faço pra obte-la?

    ResponderExcluir