TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

12.- 12 de outubro: feriado por que?


Ano 6

PORTO ALEGRE

Edição 1896

Hoje é um feriado exótico. Há muitos que não sabem o porquê desta celebração, que supimpamente cai este ano no meio da semana, sem dar azo a feriadão. A propósito, queria trazer algo deste feriado. Não tem no continente americano uma comemoração mais polêmica e que ao mesmo tempo receba nomes tão diferentes, quanto este 12 de outubro.

Os argentinos, por exemplo, chamam a data de "Día de la Raza" em outros países é "Día del Descubrimiento de América" (ou simplesmente el Descubrimiento), "Colón’s Day" (Dia de Colombo, nos Estados Unidos), ainda "Día de la Hispanidad" em outros, e o governo de Hugo Chávez introduziu a partir de 2002, "Día de la Resistencia Indígena" na Venezuela. No Equador a data deixou de ser feriado por pressão do muito bem organizado e militante movimento indígena que vê em (ou com) Cristovão Colombo o iniciador da repressão e a da escravização dos povos que habitavam a América antes do ‘assim chamado Descobrimento.

O Brasil destoa completamente com este feriado de 12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida ou dia da Padroeira, imposto pela religião hegemônica (Feriado Nacional de acordo com a Lei 6.802 de 1980). Poderia ser também o dia que um bispo chutou a imagem, em alusão a um episódio de religioso de igreja neopentecostal que nesta chutou uma imagem da Aparecida querendo demonstrar que os católicos ‘adoram ídolos inertes’. Entre nós o dia mariano é bastante ofuscado pelo ‘Dia da criança’. È também o ‘Dia do Mar’, o dia do Engenheiro Agrônomo, dia do Cirurgião pediátrico e o dia do Corretor de Seguro. É também Dia Nacional da Leitura. (Lei nº 11.899 de 2009)

Na Espanha é feriado nacional na evocação de Cristóvão Colombo. O mundo da América hispânica, onde há dois anos tive o privilégio de estar inserido nesta data em um ciclo de palestras por cinco universidades colombianas, numa convivência com a Academia, mostrou-me que há dois aspectos a considerar, Primeiro, a dissonância (e a até a contradição) do que se celebra: massacre ou exaltação da colonização. Segundo, o caráter que deve ter esse dia. Antes disso tenhamos em conta que estamos em atmosfera que envolve uma polêmica, que é bem mais antiga, e que adquiriu, nos últimos anos, uma conotação muito singular.

O questionamento ou a visão crítica da conquista e colonização espanhola nasce há vários séculos, praticamente desde o começo, para depois estruturar-se de uma maneira coerente e com um fim político determinado, a partir do que se passou chamar ‘La Leyenda Negra’. Lançada por potências inimigas da Espanha, mesclavam-se nela a verdade com a mentira e sua influência, fins e objetivos se sentem até o dia de hoje.

Mas voltemos ao significado da data. O que queriam os proponentes com essa comemoração? Estavam se referindo a uma raça em sentido biológico? Atualmente, falar em raça tem uma conotação diferente. A muitos faz pensar em algo discriminatório como é o racismo. Já se referiu que esta seria uma raça cósmica, que nada tem de biológica. Mas com o espiritual. E que raça seria essa estirpe humana? Pois seria nada mais nem menos que uma estirpe, surgida na América, filha dos espanhóis, que aqui chegaram, a crioula, que logo se foi mestiçando, pouco a pouco. primeiro com os aborígenes americanos e logo com os negros africanos, constituindo os milhões e milhões de crioulos, mestiços e mulatos que povoaram e povoam América, fruto precisamente desse 12 de outubro.

E, num ufanismo excludente, onde deixam os brasileiros fora (e talvez por isso eles se apegaram com Nossa Senhora Aparecida) os hispânicos falam de um povo que herdou uma cultura e uma língua, que permite se comunicarem desde o Rio Bravo no México até Terra do Fogo. A isso acrescentam outras coisas, como o amor à liberdade e amor à justiça. Se diz, que já há trezentos anos antes da Revolução Francesa, na América espanhola já usavam e pregoavam como a origem das liberdades, desde 1480 os campesinos de Castela que eram livres para trocar de residência de trabalho, podendo mudar-se de domicilio sem perder suas propriedades; e que a conquista de liberdades que se originou em Aragão e foi mais democrática que a Magna Carta arrancada pelos Barões ingleses do Rei João Sem Terra.

Pois isso é um pouco o discutido feriado de hoje. Desejo a cada uma e cada um uma muito boa quarta-feira. Nela tenhamos a expectativa de uma parada para descanso, pois os dias que restam do ano letivo serão densos. Logo, descansar é preciso.

6 comentários:

  1. Caro Chassot,

    ainda que nos pese ficar quase quinze dias sem contato presente com os acadêmicos, "descansar é preciso". Disseste bem: os dias que vierem até o final do semestre são de árduo labor.
    Gostei da reflexão que fazes sobre o 12 de outubro, que, como evangélico, sempre comemorei o "Dia da Criança". Quando à reflexão sobre a chegada de C.Colombo à América (?), ao seu tempo podia representar a realização de uma aspiração do ser humano capaz de sair da prisão européia, mas com o olhar de hoje, contemplado pela conquista do conhecimento, por vezes, nos faz chorar de vergonha. Como estamos aqui, precisamos fazer o melhor para safar-nos dessa culpa e tentar resgatar a justiça (será possível um dia?).

    Um abraço, com os votos de um bom feriado!

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,
    12 de outubro deveria resumir todos os sentimentos e passar a chamar-se "Dia Polêmico". Brincadeiras à parte, gostaria de lembrar que, constitucionalmente, o Brasil é um estado laico, no entanto, tem feriados nacionais como esse de conotação claramente católica. Somos ou não somos um país laico? Outra coisa, gostei que hoje é o "Dia Nacional da Leitura", por isso, postei um texto sobre livros em meu blogue. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. Muito estimado Garin,
    como guardei o feriado, só agora agradeço teu comentário.
    Com admiração.

    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Muito estimado Jair,
    como guardei o feriado que é uma excrecência em um pais laico, só agora agradeço teu comentário. Vou ler o texto sobre livros;
    Com admiração.

    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Muito estimado Chassot!
    É com grande alegria receber uma "reflexão" neste dia polêmico.
    Desejo e recomendo-lhe infinitos saltos quânticos neste globo caótico, para continuar orientando uma grande multidão que anda caminhando para o abismo!
    Saudações!

    ResponderExcluir
  6. Estimado Racine,
    obrigado pelo teu comentário de estreia no meu blogue.
    Agradeço teus votos pelo comentário acerca deste polêmico 12 de outubro.
    Como não tenho tua direção de correio eletrônico, permito postar este comentário também no teu blogue.
    Bem vindo e admiração do

    attico chassot

    ResponderExcluir