TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

19.- De um domingo que anunciava primavera

Ano 6

PORTO ALEGRE

Edição 1873

Uma segunda-feira que não pode deixar de evocar o domingo. Ele foi muito especial, não apenas por ser o domingo de despedir o inverno. Este ano foi (já uso o verbo no passado) frio e chuvoso. Para mim em véspera de uma viagem – viajo ao final desta tarde à Manaus para cumprir uma densa agenda de cinco dias – ele teve como dizia um ex-governador gaúcho ‘um plus mais’, pois tendo podido antecipar meu retorno de Uberlândia, em 24 horas pude curtir a Morada dos Afagos neste inter-viagens. A Gelsa e eu tivemos a alegria de ter conosco primeiro a Liba (autora da sugestão do texto que publico em seguida) e depois o Bernardo e a Carla. Foram momentos preciosos.

O domingo me recebeu primaveril. Nestes quatro dias de ausência orquídeas, grinaldas de noivas e outras flores desabrocharam. A parreira colocou mais brotos e amoreira ofereceu frutos. Até as carpas da fonte pareciam retintadas. A minha produção imagética de ontem dás uma pálida ideia da explosão de cores que inunda a Morada dos Afagos.


Trago ainda do domingo, um artigo da jornalista Eliane Cantanhêde, usualmente crítica ao Governo, que vale a leitura, até porque nesta quarta-feira viveremos um momento histórico. A ele adito meus votos de uma muito aprazível segunda-feira. Lemo-nos amanhã desde

Manaus. Talvez um pouco mais tarde, pois chego a Manaus, quando pelo horário de Brasília, já será terça-feira.

Uma mulher na ONU - O presidente brasileiro abre as assembleias gerais da ONU todos os anos, e Dilma Rousseff é a primeira presidente mulher do Brasil. Logo, ela será a primeira mulher a abrir a Assembleia Geral da ONU.
Essa equação, basicamente burocrática, tem um resultado bastante político: a chance de Dilma estrear triunfalmente no palco internacional, nesta semana, em Nova York.

Ela vai capitalizar ao máximo a condição de mulher que lutou e sofreu pela democracia, enfrentou e venceu um câncer e foi eleita por um dos maiores eleitorados do mundo para presidir um país que ganha cada vez mais peso no cenário internacional.

Vai ter encontros bilaterais com os alguns dos principais líderes do planeta: Obama, dos EUA, Sarkozy, da França, e Cameron, do Reino Unido. E vai a reuniões paralelas sobre transparência governamental, segurança nuclear e combate ao câncer e à diabete. Além de receber dois prêmios, um de líder política, outro na área de saúde.

Se dependesse apenas do Itamaraty, Dilma faria um discurso frio, contido, correto, mas não combina com seu estilo. Assim, ela consultou as notas e sugestões enviadas pelo chanceler Patriota e encomendou acréscimos à Fazenda e à Saúde, para apimentar o conteúdo.

Em resumo, vai ratificar o apoio ao Estado Palestino num momento crucial, cobrar maior equilíbrio no mundo e maior responsabilidade dos países ricos, fazendo propaganda do modelo brasileiro, ou "lulista", baseado em paz, desenvolvimento e inclusão social. Enquanto o Brasil inclui aos milhões, os EUA, a Grécia, a Espanha... excluem também aos milhões. Os miseráveis batem recorde nos EUA.

Quase sempre, o discurso vira manchete na imprensa brasileira e passa em branco na internacional. Mas Dilma não vai falar para jornalistas nem para o público em geral e sim para centenas de líderes mundiais que a estarão ouvindo ao vivo, em cores. Boa sorte!

10 comentários:

  1. Ave Chassot,

    desejo fortuna à nossa Presidente. Que seja brilhante na ONU como está sendo para a educação superior.

    Os sabiás têm presenteado meus ouvidos exigentes com trinados e coloraturas de alta qualidade, rejubilando-se com o despertar das ninfas da primevera e com os dias tépidos deste florial que chega. Imagino como devem estar frondosas as árvores dos jardins suspensos de Atticodonosor.
    Uma boa viagem meu amigo.
    Abraços,
    Guy.

    ResponderExcluir
  2. PS: as orquídeas estão deslumbrantes. Gostaria de ser uma carpa do laguinho...

    ResponderExcluir
  3. ÀS LEITORAS & AOS LEITORES:

    PEÇO ESCUSAS PELA EDITORAÇÃO DAS IMAGENS.
    NA POSTAGEM ORIGINAL AS QUATRO FOTOS ESTAVAM EDITADAS DE MANEIRA MAIS ADEQUADA.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro o Guy,
    realmente a presença da Dilma na ONU é um fato de histórico que recebe as nossas torcidas.
    Parece que a primavera veio para chegar.
    Uma boa semana
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Attico, o que sao estas flores!!! Lindo demais! E pensar que sao flores de apartamento...Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Carla querida,
    estas flores também são nossas, pois aqui na Morada dos Afagos tu és história.
    Obrigado pelo carinho
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Caro Chassot,

    mais uma semana de viagens: pode se dizer que és um Educador Peregrino! Muito bom, pois se a educação não for peregrina, não será educação. A educação que cria raízes muito profundas não serve para a contemporaneidade que voa na velocidade do bytes. Meus votos de uma boa viagem e com a certeza de que tuas participações lá pelo Norte serão coroadas de muito êxito.

    Um grande abraço,

    Garin

    http>//norberto-garin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Meu caro Garin,
    em Brasília, rumo a Manaus, parece adequado a linda alcunha que me outorgaste: Professor peregrino.
    Com amizade agradeço os votos

    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Caro Chassot,
    Em primeiro, parabéns pelo belíssimo jardim sorridente de flores. Quando eu morava em casa térrea o que mais curtia era o jardim e meu orquidário "Dedo Verde", onde cultivava mais de uma centena de orquídeas, inclusive a raríssima "Dokrillia Cucumerina", oriunda de um pequeno pedaço de floresta tropical no leste da Austrália. Também tinha uma mini orquídea "Ornitocefalus Iridifolius", só encontrável na floresta ombrófila aqui da Ilha do Desterro.
    Quanto à nosso querida presidenta Dilma, esperemos que ela brilhe neste mundo quase só masculino, e mostre a que veio no discurso na ONU. Abraços desde São Paulo, JAIR.

    ResponderExcluir
  10. Meu caro Jair,
    já conheço tua paixão por orquídeas.
    Um dia queria que viste em 8º andar as minhas orquídeas e videiras, araça, amoreira, pitangueira, butiazeiro e palmeiras e ainda uma fonte com carpas.
    Sinta-se convidado

    attico chassot

    ResponderExcluir