TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

16.- Mais uma vez no Triangulo Mineiro.

Ano 6

UBERLÂNDIA

Edição 1870

Nesta semana de intensos fazeres, esta edição é postada mais uma vez de Uberlândia. Esta é quarta vez que venho a esta cidade mineira. Estive aqui pela primeira vez em uma banca na Universidade do Triângulo (UNITRI) e depois outras duas vezes, como agora na Universidade Federal de Uberlândia: em 2007 em uma palestra no Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Básico, da Pró Reitoria de Extensão da UFU e em 2009 em um evento da Regional da Sociedade Brasileira de Química. Não estou referindo um numero igual de vezes que passei por esta cidade rumo a Itumbiara, em Goiás.

Em 2007, escrevia: “estou na segunda maior cidade do estado com cerca de 620 mil

habitantes e segunda maior cidade não capital do Brasil só superada por Campinas”. Agora, se válida minha fonte de informação (Wikipédia), o registro é diferente: “a população segundo o Censo 2010 era de 611 904 habitantes, sendo então o segundo mais populoso de Minas Gerais, além de ser a quarta maior cidade do interior do país, atrás apenas de Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto”. Este decréscimo é contestado por alguns.

O termo Uberlândia provem do latim e significa "Terra Fértil". Uber significa "fértil". Landia vem de land, que é do inglês e representa "terra". A cidade localiza-se no Triângulo Mineiro, localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 560 km.

O primeiro nome que a atual cidade de Uberlândia teve foi São Pedro de Uberabinha, denominação recebida quando elevada a distrito de Uberaba em 1857. Depois passou a denominar-se Uberabinha. Em 19 de outubro de 1929 a cidade passou a chamar Uberlândia, denominação que permanece até os tempos atuais.

Cheguei ontem às 8h30min, sendo aguardado no aeroporto pelo Benerval Santos, um jovem piauiense, doutor em Educação Matemática pela USP, que há três anos é professor da UFU. Como tivéssemos que aguardar disponibilidade no hotel, até às 11 horas, ofereceu-me significativo recocorrido pela cidade que adotou entusiasmado. Ele celebrava uma chuva que depois de mais de 100 dias de intensa seca amenizava principalmente a muito baia umidade relativa do ar.

À tarde fiz palestra “Das disciplinas à indisciplina” para cerca de 60 professores e alunos de diferentes licenciaturas. A noite falei em uma atividade do curso de Pedagogia para mais de uma centena participantes trazendo a sempre momentosa discussão: “A Ciência é masculina? É, sim senhora!

Hoje e amanhã sou convidado do Encontro Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores em Educação e Culturas Populares ENPECPOP que nestes dois dias na UFU tem como horizonte de discussões: EDUCAÇÃO E CULTURAS POPULARES: produção de conhecimento e superação das desigualdades no Brasil. Neste evento tenho uma fala amanhã pela manhã.

E aqui uma feliz e rara coincidência. A Gelsa é convidada – e chegou à noite de ontem – para o mesmo evento. Assim, temos oportunidade de estar juntos aqui por um pouco mais de dois dias oportunidade de estar juntos neste movimentado setembro.

Esta edição, por razões da densidade de compromisso, se resume nestas anotações do diário de um viajor. Desejo a cada uma e cada um uma muito boa sexta-feira, com a expectativa de nos lermos amanhã.

4 comentários:

  1. Caro Chassot,
    Que seu périplo de divulgação cultural seja coroado de sucesso. Abraços fraternos, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    Uberlândia é uma cidade que está no meu caderninho para ser visitada: sempre me chamou a atenção pelo seu desenvolvimento. Espero um dia aparecer por aí.

    Boas conferências!

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Jair,
    obrigado pela torcida.
    O pensamento mágico também é um dos óculos para leitura do mundo
    Com estima
    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Garin,
    esta cidade faz jus ao nome.
    A dica de leitura de amanhã também é para professor de ética,
    Cm agradecimentos.
    attico chassot

    ResponderExcluir