TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 6 de agosto de 2011

06.- Teoria da viagem, poética da geografia.

Ano 6

PORTO ALEGRE

Edição 1829

Neste primeiro sábado agustino, honro uma tradição que começou em 4 de abril de 2009, por sugestão do leitor Marcos Vinicius Bastos: sábado, dia de dica de leitura. Assim, mesmo que, por estarmos iniciando um semestre letivo, não seja tempo apropriado para falar de algo muito gostoso, transgrido as restrições e falo, uma vez mais, de viagem.

Quem provocou a dica de hoje foi Jair Lopes – editor de ‘um blog que pensa’ -- jairclopes.blogspot.com/ -- que ontem postou o seguinte comentário: Caro Chassot,
Sente-se pelo teu texto que tu estás acometido de "Síndrome do Retorno", mal que atinge aqueles que retornam de viagens e apresentam certos sintomas como "jet lag" e certa nostalgia pelo visto, sentido e usufruído no tour. Mais uma vez, bem vindo e aproveita nosso inverno, que este ano é um dos mais frios. Abraços,
JAIR .

Este comentário remontou-me a uma resenha que fiz aqui em dezembro de 2009. Admitindo que os leitores se renovem e que mesmo aos mais antigos, vale recordar, a dica de hoje sabe a uma ‘teoria de viagem’ mergulhada em ‘uma poética da geografia’. Assim sugiro um livro do filósofo Michel Onfray: Teoria da viagem, poética da geografia.

O autor é um filósofo francês. Nasceu em 1959, em Argentan, no seio de uma família

de agricultores normandos. Fez doutorado em Ciências Política e Jurídica. Lecionou Filosofia, no ensino secundário durante 20 anos em um liceu em Caen. Descrente do modo como se ensina Filosofia aos alunos, em 2002, fundou a Universidade Popular de Caen, uma universidade gratuita e heterodoxa, cuja concepção se assenta nos princípios do seu manifesto La communauté philosophique, que busca voltar às raízes do humanismo ocidental. Onfray defende que não há Filosofia sem Psicanálise e os seus escritos celebram o hedonismo, a razão e o ateísmo.

De Onfray esse blogue (e também Sete Escritos sobre Educação e Ciências) já referiu em mais de uma oportunidade Tratado de ateologia (Martins Fonte, 2008). Há em português, editados pela Rocco, Ventre dos Filósofos (1990) e Política do rebelde (2001). Pela Martins Fontes há também Contra-história da Filosofia vol. 1 e 2 (2008). Dele possuo também Le souci dês plaisird: construction d’une éotique solaire (Flamarion,2008) e La inocencia del devinir (Gedisa, 2008).

Como autor de mais de 50 livros envolvendo temas como citei acima, é alvo do ódio religioso de muitos. Em um blogue fundamentalista, opinando acerca deste prestigiado autor, encontrei: “Michel Onfray vai arder no lago de fogo e enxofre de satanás, por colocar conhecimento na cabeça das pessoas; é um que coisa mais terrível, tinha que ser ateu, são todos anti-cristos satanistas filhos do demônio e assassinos”. Ou ainda isso “Bom para e Cristão é fazer uma fogueira e queimar os outros. Fazer faculdade, universidades e fazer as pessoas pensarem é pecado.” Quase não parece que estamos encerrando a primeira década do século 21.

ONFRAY, Michel. Teoria da viagem, poética da geografia. [Théorie Du Voyage (Libraire Générale Française, 2007)] Tradução Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 2009. 112 p. 21 cm. ISBN 978-85-254-1918-7

Onfray parte do relato de Caim e Abel, no livro fundante da civilização judaico-cristã quase nos inquirindo: Qual é a origem do desejo da viagem? Porque nos sentimos mais nómadas ou sedentários? Porque somos impelidos para o movimento constante, a deslocação, ou amamos o imobilismo e as raízes? Porque mantiveram alguns povos a sua marcha inexorável, pastoreando os seus rebanhos? E porque se dedicaram outros a um só lugar, onde cuidaram dos seus campos? A energia que anima estas formas de vida tão distintas, estes dois arquétipos, é a mesma que anima o resto do universo, e que as combina obscuramente em cada um de nós.

O conceito de viagem ainda faz sentido, num mundo on-line e globalizado? Michel Onfray, pensador francês hedonista, autor de diversos livros de divulgação de filosofia, defensor do ateísmo e da autonomia do pensamento e da vida, faz, em Teoria da viagem: poética da geografia, um elogio à arte de viajar. O viajante Onfray – para quem filosofar só é possível a partir de uma experiência autobiográfica – resgata os significados primeiros de se sair em busca do desconhecido. Remontando à história de Caim (agricultor, sedentário) e Abel (pastor, nômade), ele estabelece dois polos entre os quais todos oscilamos: nomadismo versus sedentarismo, e amor ao movimento versus paixão pelo imobilismo, pelo enraizamento. É sobre as experiências vividas sob o signo do nomadismo, do espírito da viagem que versa este volume de ensaios. Se por um lado, como afirma Onfray, o mundo resiste às tentativas de colocá-lo em palavras, neste manual da aventura ele recupera os estados de alma do viajante primordial e nos recorda uma lição ancestral: o aprendizado do mundo se dá ao mesmo tempo em que o aprendizado de nós mesmos. Como resultado, Teoria da viagem se oferece como um personalíssimo inventário de reflexões andarilhas, que têm a ver com memória, com amizade, com subjetividade, com perder-se, com a escolha de um destino. Graças ao estilo poético e informal que o tornou um dos filósofos mais lidos da contemporaneidade, Onfray atinge o pastor que há em todos nós. Após a leitura, este livro terá assegurado um lugar na bagagem – real ou afetiva – do leitor.

Onfray em sua Teoria da viagem estuda a viagem em três momentos: o Antes; o Durante; e o Depois. Para cada desses momentos traz oportunas teorizações. “No começo, muito antes de qualquer gesto, qualquer iniciativa ou vontade deliberada de viajar, o corpo trabalha, à semelhança dos metais sob a canícula do Sol... O desejo da viagem tem a sua fonte nessa água lustral e morna, alimenta-se estranhamente desse manto metafísico e dessa ontologia germinativa. Só nos tornarmos nômades impenitentes se instruídos na nossa carne nas horas do ventre materno, redondo como um globo, como um mapa-múndi. O resto revela um pergaminho já escrito...”.

"Viajar tornou-se, não apenas uma espécie de apelo da humanidade civilizada e com um mínimo de meios econômicos, mas também uma vitória sobre a eternidade; porque a viagem nos salva do que perdura e que não é tão eterno como julgávamos. Pertencendo a um mundo em que cada minuto tem um preço e uma medida exata, o viajante recupera a poesia, a inutilidade, os monumentos em ruínas, os papéis que hão de ser arquivados fora da memória, as varandas dos hotéis, os instantes fugidios de prazer e de clandestinidade. Ele é verdadeiramente um espião; e o mundo inteiro é o seu território.”

Em Teoria da Viagem - Uma Poética da Geografia, Michel Onfray reflete sobre a origem do desejo de viagem. Por que razão nos sentimos mais nômades ou mais sedentários?

Por que somos impelidos para o movimento constante, a deslocação - ou amamos o imobilismo e as raízes? porque mantiveram alguns povos a sua marcha permanente, atravessando continentes? E por que se dedicaram outros a um só lugar, onde cuidaram dos seus campos? A energia que anima estas diferentes formas de vida, estes dois arquétipos, é a mesma que anima o resto do universo, e que as combina em cada um de nós".

E para as diferentes etapas da viagem uma recomendação de Onfray “A genealogia de ícones inconscientes úteis para escolher destinações ganha em celebrar o texto, o livro, o romance, o poema, o relato de viagem. Qualquer linha de um autor, mesmo medíocre, aumenta mais o desejo do lugar do lugar descrito do que as fotografias, muito menos filmes, vídeos ou reportagem. Entre o mundo e nós, intercalaremos prioritariamente as palavras”.

Teoria da viagem, poética da geografia. Adito votos de um muito bom sábado e o convite para amanhã curtirem uma blogada dominical. Para aquelas e aqueles destas bandas: curtam o frio.

8 comentários:

  1. Caro Chassot,

    o mito etiológico de Abel e Caim têm diferentes interpretações até mesmo porque os mitos se destinam a 'fundar' alguma coisa e como tais, se prestam às distinta cogitações. Não resta dúvidas de que o Caim era o sedentário, o proprietário de terras, o agricultor, o detentor de mais tecnologia. O Abel, o pastor, era andante, pastor de cabras e ovelhas, depositário de tradições ancestrais, diplomata. Não conhece o livro do Onfray, mas pareceu-me, pela resenha que fazes, que está no caminho adequado: o Abel pode ser um 'fundante' desse desejo afetivo de buscar novas pastagens, encontrar novas aguadas, lavar os olhos em distintas paisagens. É impressionante que todos, crentes e descrentes, sempre buscamos beber no universo religioso, claro, por motivos distintos.

    Um bom sábado!

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Muito caro colega Garin,
    realmente, em um de nossos mitos fundantes, é muito bom sentir-se mais Abel que Caim, nesta excelente leitura de Onfray. Já a leitura de Saramago dobre o mesmo mito é mais ácida, inclusive me incomodou muito. Escrevi sobre ela á época.
    Obrigado por tua presença aqui.
    Um bom ensolarado sábado,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Ave Chassot,

    adorei a blogada. Já conhecia o Onfray de um certo Tractatus, este também é muito interessante.
    Te desejo um bom retorno às atividades acadêmicas e já te convido para um outro chá aqui em casa. Por email marcamos o dia. Forte abraço,
    Guy

    ResponderExcluir
  4. Caro Chassot,
    Excelente blogada, assim você me induziu correr à "Estante Virtual" e procurar o livro de Onfray. Abraços, sabáticos, JAIR.

    ResponderExcluir
  5. Olá Mestre!

    uma estava encantada por este autor, e radicalmente passou a pautar suas escolhas apenas pelo prazer que lhes proporcionavam. Cada um interpreta como lhe convem, eu sei. As mesmas palavras e mundos diferentes.

    um abraço da sempre leitora Marília

    ResponderExcluir
  6. Meu querido amigo Guy,
    imaginava-te ainda em Mauritius, que visitei virtualmente. O convite para o chá esta aceito para ouvir-te contar acerca deste pais que me pareceu no mínimo exótico.
    Com expectativa,
    achassot

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Jair,
    que bom que tu catalisaste uma dica de leitura que tenha te agradado.
    Um bom saldo de sábado e um excelente domingo
    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Muito querida Marília,
    primeiro festejo o teu retorno da como comentarista: fazia tempo. Estava com saudades.
    Michel Onfray é realmente um filósofo que bole conosco. Seu tratado de ateologia mexeu comigo.
    Este comentado hoje faz a melhor descrição de nossa situação como viajores, marcado pelo mítico pastor Abel.
    Um excelente domingo para ti e renovo meu festejamento por tua volta.
    Afagos do
    attico chassot

    ResponderExcluir