TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

04.- Agora... Já no Brasil


Ano 6

SÃO PAULO

Edição 1827

23/23 DIARIO Esta postagem é feita de São Paulo, quando estão vencidas três das quatro etapas áreas. Abro esta postagem com um ‘souvenir’ da encantadora Saint Petersburgo. São algumas das muitas cúpulas que fotografei nestes memoráveis sete dias de Rússia que já são passados. Estas são da Catedral de S. Pedro e S. Paulo, na fortaleza homônima, que marca o inicio da cidade que está agora melhor evocada.

Esta blogada que encerra este relato de viagem, esta programada para ser um diário de bordo dos quatro voos, que me transportam ao meu mundo real, depois de mais de três semanas transformando sonhos em realidades.

Uma das malas ter ficado em Londres retardou a chegada ao embarque para Porto Alegre, onde pretendia editar os excertos que coletei durante as 30 horas de viagem que terão agora – 07h15min BSB -- suas duas últimas horas. Assim, posto, aqui de Guarulhos, uma edição provisória, que complemento mais tarde.

SUPLEMENTO À EDICÃO 1827

Adito a edição postada pela manhã em São Paulo quatro excertos, extraídos do DIÁRIO DE BORDO, que encerram o diário do viajor que deram substrato às 23 últimas edições.

1ª etapa: Saint Petersburgo/ Frankfurt RU 15:51 // AL 13:51 //UK 12:51 // BR 08:51

Já faz 70 minutos que o Airbus 300-200 da Lufthansa deixou Saint Petersburgo, da qual resta densamente as imagens das cúpulas de suas igrejas. A cidade preparou-se ensolarada para despedir-se de nós.

Preparadas as malas para os últimos quatro voos restava-nos pouco tempo. Cada um curtiu a cidade de um lado da ponte (uma entre dezenas) que era o ícone para chegarmos ao hotel.

Na hora aprazada chegou a taxista – a mesma que nos levara ao espetáculo folclórico na segunda-feira. Aqui um registro lateral a futuro leitor que for curtir a Rússia: fuja dos taxis dos hotéis e daqueles contratados por eles. Hoje para ir ao aeroporto pagamos 65% do valor da chegada (deste a ferroviária) em um trecho no mínimo 20 vezes maior. Como? Ajuste prévio, com a central de taxi, por telefone, sem a intermediação do hotel. O taxi do hotel, no domingo nos cobrou mais para levar ao Hermitage, a poucas quadras, que pagamos hoje para vir ao aeroporto na região suburbana, com quatro malas.

A inspeção no aeroporto foi rigoroso exigindo a retirada de cinto, sapatos. Neste primeiro trecho já ‘almoçamos’: massa; elegi para tomar vinho tinto alemão. Agora já sonhamos com o transbordo em Frankfurt, com apenas duas malas de mão.

2ª etapa: Frankfurt/Londres RU 20:20 // AL 18:20 //UK 17:20 // BR 13:20

Já passaram mais de 4 horas de viagem. Já nos aproximamos de Londres. O embarque no aeroporto de Frankfurt – um dos mais movimentados do mundo, teve uma inspeção rigorosa. Primeiro implicaram com uma garrafinha de 50 ml de vodca que ganhei de presente no hotel. Depois o problema foi o adaptador para tomadas (acessório cada vez mais necessário, mesmo no Brasil). Depois foi computador que foi scanerizado várias vezes. Nessa etapa da viagem foi servida uma salada de massa fria, que tomei com cerveja.

3ª etapa: Londres/São Paulo RU 23:36// AL 20:36 //UK 21:36 // BR 17:38

* Já estamos embarcados em outro mega-aeroporto. Desembarcamos em Heathrow, às 18h (hora local) e só às 20h20min terminamos as formalidades de embarque, Restava, então, ainda tomar um trem, para embarcar em outro terminal. Tivemos um transtorno que nossos estressou. Uma das malas pesava mais que 32 kg. Tivemos que abri-la e transferir 5 kg, para uma das malas de mãos, que terminou despachada. O voo está com overbooking e era oferecido 600 euros a pessoa que transferisse a sua passagem para amanhã. Estamos mal acomodados para dar a partida para a maior das 4 etapas. Agora são onze horas.

** Londres/São Paulo RU 10:30// AL 08:30 //UK 07:30 // BR 03:30

Dentro de 1,5 hora devemos estar chegando. Ainda estamos a quase 10300 metros de altura, com a velocidade de cruzeiro de cerca de 1000 km/h. Os 291 passageiros (lotação completa) despertam. A tripulação começa a servir o café. Há só um desejo: chegar.

4ª etapa: São Paulo/Porto Alegre Como relatei na edição provisória, no estada em São Paulo teve um complicador: como na chegada em Moscou: faltava-nos uma mala. Está prometida para amanhã. Por que teria ficado em Londres? Uma entre quase mil? Achegada a Guarulhos foi tumultuada. Seis voos internacionais com mais de 1,5 mil passageiros exigiram trancamento das escadas rolantes, para não causar fermentos. Mais de uma pessoa comentou: o que será isso, na copa! Já disse que gostaria junho/julho de 2014 estar distante do país.

O voo para Porto Alegre foi tranquilo e no horário. Chegamos com 8ºC nos readaptando aos 42ºC de Moscou.

Com esta atualização, encerro este diário de um viajor. Um bom saldo de quinta-feira. Até amanhã com a blogada nossa de cada dia.

3 comentários:

  1. Caro Chassot,
    Imagino que ao seu retorno você esteja cheio de assuntos novos para nos brindar neste espaço cultural. Seja bem vido e feliz inverno para você.

    ResponderExcluir
  2. Prof. attico,
    excelente as fotos. Uma inspiração.
    Abraço,
    Jose Luis

    ResponderExcluir
  3. Muito amável José Luis,
    obrigado pela visitação ao meu blogue e ter deixado tão atencioso comentário
    Com admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir