TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 2 de agosto de 2011

02.- Acerca de uma segunda-feira que foi esplendorosa

Ano 6

SAINT PETERSBURG

Edição 1825

21/23 DIARIO Uma nota técnica: a edição 1824 (postagem anterior), mesmo que traga no cabeçalho a data de domingo, corresponde a segunda-feira, 1º de agosto. Como postei no horário local 07h53min, ainda era legalmente domingo no Brasil.

Nossa abertura de agosto na trepidante e fabulosa Saint Petersburg foi maravilhosa. Fizemos pela manhã a nossa estreia no metrô, este, devido à sua geologia única, é um dos mais profundos do mundo (cerca 200 m) pois suas linhas ficam sob o Rio Neva. Ele transporta cerca de três milhões de passageiros diariamente, sendo um dos dez mais movimentados sistemas do globo.

Conhecido formalmente por Metrô de Leningrado tem muitos traços das ideologias socialistas evocando a época de sua construção, sobretudo na decoração e ornamentação das suas estações. A foto tenta dar uma ideia da profundidade pela extensão de uma das escadas rolantes. Para nós o uso foi decepcionante, pois depois muito caminhar e usar dois trens, estávamos muito próximo ao que correspondera a nossa caminhada.

Mas encontrávamo-nos na ‘Perspective Nevski’ a nevrálgica avenida da Peters. E logo chegávamos ao Museu Russo que tem cerca de 400 obras de arte, de todas as escolas e gêneros que floresceram ao longo da história da Rússia, e é a maior em seu gênero em todo o mundo. O Museu Russo é ainda um reputado centro de pesquisas acadêmicas, um grande centro educativo e edita publicações diversas sobre seu acervo.

Mesmo que alguns dos expoentes fossem nossos conhecidos foi oportuno ver mais de suas obras, mas a maioria dos nomes, mesmo do século 20 nos eram desconhecidos.

Próximo ao museu estava a Igreja da Ressurreição de Cristo – ou Igreja do Salvador do Sangue Derramado – pois foi construída entre 1883 e 1907 no local onde o Imperador Alexandre II foi assassinado em 1881.

Visitar igrejas é uma de minhas predileções enquanto turista. Já estive em minha vida em igrejas imponentes – São Pedro (Vaticano), São Marcos (Veneza), Notre-Dame (Paris), Mesquita de Santa Sofia (Istambul) – pois agora tenho uma mais a juntar em minha lista: esta do Sangue Derramado se incorpora com destaque na minha lista de eleitas.

Ela é um exemplo do estilo russo incorporando no plano do seu interior todas as componentes bizantinas/ortodoxas. A riqueza dos mosaicos que cobrem o seu interior e parte do exterior numa superfície de 7.000 metros quadrados é impar.
Os mosaicos foram realizados em S. Petersburgo com base nas obras de 32 artistas e são obras de arte únicas que merecem ser apreciadas. Pedras semipreciosas como a rodonite e o jaspe decoram os altares e o chão é revestido em mármore italiano.
Há um triunfo do dourado – tão apreciado neste país – nos faz embevecidos. Em 1930 foi fechada e serviu durante anos como armazém.

O seu restauro iniciou em 1970 ficou concluído em 1997 funcionando, atualmente como um muito concorrido museu. Meu ensaio imagético do exterior e do interior da igreja pode oferecer uma pálida ideia do que a Gelsa e eu apreciamos.

Voltamos ao hotel a pé, apreciando a cidade, detendo-nos especialmente na contemplação de seus canais.

Ao entardecer fomos ao Palácio Nikolayevsky (em russo: Nikolayevsky dvorets, Николаевский дворец), um dos vários palácios desenhados em São Petersburgo por Andreas Stackensneider (1802-1865) para os filhos do czar Nicolau I. O palácio do Grão Duque Nikolai Nikolaievich da Rússia faz parte de um complexo disperso que incorpora uma igreja palatina, uma escola de equitação e vários edifícios exteriores separados da Praça do Trabalho por uma cerca de ferro forjado.

Ali tínhamos ingressos já comprados em Porto Alegre, para um original espetáculo. Éramos recepcionados com uma taça de champanhe por personagens com roupas da época dos tzares que condiziam com o luxo e a riqueza do palácio. O espetáculo de danças e cantos folclórico foi de impressionante beleza. Um afinadíssimo quarteto cantou músicas religiosas e populares; artistas se fizeram acróbatas, mímicos e exímios. No intervalo foram servidos canapés, nos quais havia caviar e ovas de peixe, frutas, vinhos, champanhe e vodca. Foi um belo espetáculo.

Para mim houve um plus: por cerca de meia hora, enquanto esperava o inicio, conversei com um engenheiro vietnamita, que viaja em férias com a família, que vive em Hanói. Trocamos, mesmo com meu inglês precário, excelentes informações sobre nossos países. Surpreendi-me, por exemplo, que por restrições políticas, no Vietnã, não se possa ter acesso ao Facebook.

Este um relato de nossa muito apreciada segunda-feira. Desejo uma excelente terça-feira a todos. Ela é nosso último dia completo aqui. Amanhã, começamos a voltar.

5 comentários:

  1. Caro Chassot,

    este diário de viagens que estás produzindo é riquíssimo em informações e em fotos. Através dele tem sido possível acompanhar vocês em cada visita. Muito obrigado por nos teres levado juntos através do Blog do Mestre Chassot.

    Um bom retorno!

    Garin

    http://norberto-garin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Mestre
    Essa Igreja da Ressurreição de Cristo é uma das maiores maravilhas em termos de arquitetura, nao é mesmo? Essas cúpulas são algo que comumente nao se ve por aqui. Teus relatos sao uma forma de estarmos coladas na bagagem de voces. Grande abraço - JB.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo viajante.
    De fato, por razões diferentes, o metrô e a igreja impressionam! Estou encantado com as maravilhas russas, das quais já tinha ouvido falar, mas que agora vejo por meio das suas fotos.
    Gde abraço
    Renato

    ResponderExcluir
  4. Caro Chassot,
    Também tenho uma fascinação pela arquitetura de templos, igrejas, sinagogas e mesquitas, mas você é campeão. Fico contente em saber que sua paixão igrejística (existe esse termo?) está sendo plenamente satisfeita ai na Rússia. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  5. Muito linda a igreja,fico me perguntando todas essas igrejas são de origem cristã?Todas relacionadas ao catolicismo?A maioria é de estilo gótico?Não entendo..Achei interessante também a parte do facebook não existir no Vietnã,por questões politicas,não sabia.
    Forte abraço.
    Ana Maria Botelho
    P.S. Agora que estou lendo seus relatos =/

    ResponderExcluir