TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 6 de julho de 2011

06.- Da Nigéria e do Piauí leitores fazem esta edição.

Ano 5

Porto Alegre

Edição 1798

Primeiro um comentário acerca da edição de ontem. Aquelas e aqueles que leram a edição mais cedo não fruíram de mais de uma dezena de comentários acerca do comovente texto do Prof. José Clóvis de Azevedo. Vale voltar e conferir.

Dizia na abertura das blogadas julinas que um dos meus interrogantes é saber quem são meus leitores. Hoje compartilho uma resposta a múltiplas interrogações. Dois leitores se apresentam: Eloisa Silva Moura, desde a Nigéria e Sergio Leal do Piauí. São os dois que fazem o blogue de uma quarta-feira que desejo prazerosa a cada uma e cada um.

A Eloisa, que foi minha aluna no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos vive hoje na Nigéria. Ela fez Magistério no ensino médio e depois Licenciatura em Letras (Plena-Português e Literaturas Correlatas – UNISINOS), Mestrado em Educação UNISINOS e Doutorado na PUCRS / Área de Concentração: Teoria da Literatura; Linha: Narratologia. Atualmente desenvolve um programa de Leitorado (2010-2012) OBafemi Awolowo University (ILE-IFE/Nigéria).

Nesta edição, a meu pedido, ela conta algo do país e de seus fazeres. Minha intervenção no texto foi apenas colocar acentos, pois: não acentuo porque este teclado aqui esta programado no Ingles, em funcao dos técnicos, escreveu a Eloisa. Nas fotos: uma Elisa em seu gabinete na Universidade e na outra cercada de amigos na celebração de seu aniversário.

'O QUE ME SURPREENDE, NOS TOCA O OLHAR NA NIGERIA (NAIJA... forma como os jovens gostam de chamar a Nação!):

Que eu esteja aqui lecionando o português e também nossa literatura e cultura, em um país colonizado pelos britânicos... e muito mais anglófono ou francófono do que latino...
Empenho-me em dar a melhor contribuição como docente da área de Letras, nem sempre os resultados correspondem ao investimento que se faz...

Enfim, este Leitorado é um grande aprendizado pessoal, profissional, cultural e humano! Principalmente, eu – que aqui trabalho em uma Instituição de Ensino Superior do Governo – e sou egressa e atuante de duas instituições privadas de ensino superior de grande porte e expressão no Rio Grande do Sul e no Brasil, bem como na própria América Latina... então me causa espécie certas carências e limitações aqui, que vamos adaptando a realizar o mais com menos...
O QUE ME SURPREENDE E NOS TOCA O OLHAR E OS SENTIDOS TODOS NA NIGERIA:


O Sol intenso quase todos os dias do ano; o colorido das vestimentas tradicionais de homens e mulheres, jovens e crianças; a sonoridade vibrante das canções folk, dos cânticos na igreja de diferentes denominações (Católica, All Souls, Batista); a multiplicidade de sons na fala, nos diálogos pelo' yoruba, ybo e haussa' entrecruzados com o inglês, francês, alemão e português!

As numerosas festas, festivais, celebrações, big parties; o intenso comércio seja nos mercados a céu aberto, nas lojas semelhantes aos shoppings ocidentais; os contrastes de áreas totalmente desenvolvidas e modernas e outras no atraso ou descaso publico sem o atendimento mínimo a muitas e muitas pessoas da população em diferentes faixas etárias; a exuberância da Natureza, nas plantas, nas frutas, nas flores, nos pássaros, nos rios e nas cascatas, nas montanhas e pedras Sagradas... nos diferentes estilos de moradia das casas típicas e tradicionais aos grandes prédios e condomínios planejados; nas preocupações de alguns governantes e de lideranças em terminar com a corrupção e a propina, combatida, mas instalada culturalmente no cotidiano; no cultivo das tradições, na atualização / no dialogo com a modernidade, com o novo, com a tecnologia, com a globalização para o bem ou não... na malária... na conjuntivite... e uma serie de doenças que ceifam vidas pelas condições sanitárias e higiênicas precárias para alguns... as companhias de petróleo e a carência de muitas famílias sem acesso e uso de gás liquefeito...

Muito mais ainda que vou ver, aprender e informar...depois de quase um ano na África Subsaariana, Nigéria! Abraços, Eloisa.

A propósito de leitores deste blogue, adito outra manifestação. O Professor Sergio Leal, da Universidade Federal do Piauí, desde Teresina edita um concorrido blogue – http://shleal.blogspot.comque prima por fazer alfabetização científica, registrou no mesmo:

SÁBADO, 2 DE JULHO DE 2011

Aniversário do Blog do Mestre Chassot

Ontem, terminei descrevendo tão pormenorizadamente a palestra do Prof. Manoel Barral Neto e ainda mencionei o término do processo de avaliação dos projetos do PIBITI 2011-2012 da UFPI que, ao final da postagem, achei que a mesma já estava grande o suficiente para incluir mais algum assunto. Entretanto, gostaria de ter incluído um comentário acerca da postagem de ontem disponível no blog do Prof. Attico Chassot. Nessa mensagem, dentre outras coisas, ele mencionava que no próximo dia 30 a sua página virtual fará "cinco anos de ininterruptas postagens diárias". E, postar textos informativos, agradáveis e de qualidade, realmente não é uma tarefa fácil, de modo que, como leitor frequente de seus escritos, não hesitei em parabenizá-lo por suas "blogadas" diárias. Como sempre se portou em nossos breves contatos virtuais, o Prof. Chassot foi tão simpático e gentil em sua resposta que resolvi compartilhar aqui o nosso pequeno diálogo:


17 comentários:

  1. Prof. Chassot,

    Muito enriquecedora a partilha de sua ex-aluna de Mestrado diretamente da Nigéria, pois podemos ver como ela conseguiu retratar de forma clara, por intermédio de sua vivência, um país que ainda não tive a oportunidade de conhecer. E, como sempre tenho feito em minhas postagens recentes, agradeço o espaço que confere ao meu blog e a meu Piauí. Agradeço também por me incluir no fazer alfabetização científica. Em breve estarei fisicamente mais perto de você, pois estou indo morar em São Paulo durante algum tempo, mas te trarei sempre notícias de minha terra natal que é quente no clima, simpatica em suas ruas planejadas e acolhedora ao visitante. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    se por um lado a internet (e o computador) nos tornam um tanto escravos, por outro, proporciona essa beleza da interligação global sem barreiras de distâncias e de tempo. A Eloisa fazendo um trabalho belíssimo e descrevendo a Nigéria com as cores de quem vive naquela terra, com todos os cantos, encantos e desencantos (como qualquer nação), mas nos fazendo um pouco partícipes de sua vida cotidiana e o Sérgio compartilhando, neste espaço a interação com o seu próprio blog.
    Uma blogada adequada a um mês de aniversário: parabéns!

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Meu caro colega Sérgio,
    é com orgulho que o tenho como parceiro no usar nossos blogares como possibilidade de fazer alfabetização científica.
    Esta parece ser hoje uma meta daqueles que como tu, eu e muitos outros usamos a internet como nosso ‘quadro verde’ (¿Isso quase é passado?);
    Assim esta edição de hoje é também de celebração.
    Com estima e admiração,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Garin,
    mesmo que o frio que nos dificulte até o teclar, es homem de madrugares. Diria hoje com meu pai, que por não ter Academia nas quartas-feiras ‘queimei o assado’.
    Obrigado pela valorização da trazida aqui das ações da Eloisa e do Sergio.
    Uma boa quarta-feira mesmo com este frio

    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Caro Chassot,
    Quantas homenagens se façam ao teu blogue, são todas merecidas. Imagino como deve ser estimulante ver ex alunos divulgando em outros países aquilo que você os ensinou. Parabéns a você, à Eloisa e ao Sérgio pela blogada. Abraços fraternos, JAIR.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Professor!
    =]
    Como vão as férias?!
    Por aqui muito cinema com os filhotes, muita pipa na pracinha, futebol com o maridao[apesar das desventuras do meu Goias..] e um bom livro na cabeceira, hehehe!
    .
    5 anos de publicaçoes diarias?!
    Isso sim e que e fazer Alfabetizaçao Cientifica com prazer!
    Fico feliz em fazer parte desta sua historia!
    =]
    .
    Um mol de abraços!!
    .
    p.s.:Excelente trabalho do Professor Sergio em sua pagina tambem!
    .

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Jair,
    obrigado pela continuada e fraterna companhia,
    Com admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Muito querida Thaiza,
    viva as férias de julho. Lindo teu menu. Aqui ainda não começaram, salvo um recesso de aulas. Na próxima quarta-feira viajo por 20 dias, Já anuncio que levarei meus leitores a cenários maravilhosos. Que bom que curtiste o blogue do Sérgio (que recebe cópia deste comentário). Ele é nosso parceiro em fazer alfabetização científica.
    Permito-me ainda recomendar, na edição de ontem, um texto enternecedor do Secretário de Educação do Rio Grande do Sul apresentando o Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto
    Um afago com votos de curtidos dias julinos

    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Profa. Thaiza,

    Bom dia! Aproveito o espaço do Prof. Chassot para dizer que também sou um leitor e apreciador do seu blog e estou sempre a divulgá-lo junto aos meus alunos. Vou aproveitar o ensejo para divulgá-lo em meu blog, pois todos os meus alunos que o visitam gostam muito dos materiais disponíveis. Inclusive queria aprender depois como faz para postar aulas diretamente na página. Achei uma ferramenta excelente! Acredito que através dessas parcerias virtuais divulgaremos cada vez mais nossa tão importante Química, sob os mais diferentes olhares e experiências. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  10. OI Tio, venho deixar registrado aqui que tambem sou leitora de seu blog, alem de admiradora de seu trabalho eh claro! Um caloroso abraco do meio do pacifico, jah que aqui nao faz frio. SAUDADES de todos

    ResponderExcluir
  11. Guga, sobrinha muito querida,
    ~~ envio a resposta para o endereço de Christian&Emerson, pois estou sem o endereço ~~
    Fiquei emocionado e muito orgulhoso por seres minha leitor aí em Lahaina, no distante Havaí.
    Um beijo agradecido e cheio de admiração (e com muito frio)

    attico chassot

    ResponderExcluir
  12. olá Chassot, parabéns pelo seu blog.
    seu blog assim como o do professor sergio nos traz grande contribuição para a nossa formação,e de grande incentivo.
    valdelice UFPI

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Muito estimada Valdeci,
    -~~ permito-me responder ao endereço do pro. Sergio ~~
    Obrigado por ter mais uma piauiense leitora aqui. Chegares aqui catalisada pelo prof. Sergio é motivo de orgulho para mim, que como o teu professor procuro no blogar fazer alfabetização científica.
    Aparee aqui de vez em vez.
    Um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  15. Meus queridos Thaiza e Sergio,
    fico feliz que nossas postagem têm catalisado encontro entre bloguistas.
    Nós três temos um horizonte: fazer alfabetização científica.
    Isto é bom.
    Afagos a uma e a outro
    attico chassot

    ResponderExcluir
  16. Deus do céu!
    Quanta honra!
    =]
    Meu muito obrigada aos dois queridos Professores, Chassot e Sérgio, pela apreciação e crítica ao meu trabalho!
    Neste dia de hoje, não muito feliz pra mim, fui acometida por teus e-mails, Prof.Chassot, que me fizeram vir aqui 'correndo' e, claro, ao blog do Prof.Sérgio também, e me trouxeram um bom bocado de ânimo!
    Meus votos de um abençoado sábado!

    ResponderExcluir
  17. Muito querida Thaiza e muito querido Sergio,
    Quem agradece o prestígio dos blogues de vocês dois sou eu.
    Thaiza, quando vi teu comentário chegar, pensava que era vibrando com a dica de leitura.
    Confesso que ao escrevê-la pensei o quanto tua curtirias.
    Com admiração a uma e outro
    attico chassot

    ResponderExcluir