TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 17 de abril de 2011

17.- Uma resposta a um homofóbico

Porto Alegre * Ano 5 # 1718

Um domingo muito especial. Quantas recordações de levar ramos à igreja que depois voltavam como palma benta e recebiam papel de destaque em casa. Por um ano eram fornecedores de porções que eram queimadas nos dias de temporais, quando também eram escondidas tesouras e facas de ponta e os espelhos eram cobertos. Por que essa religiosidade (ou crendices, dirão outros) desapareceram? RSVP.

Junto ao agradecer as manifestações de júbilo e torcida pelo Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto registro comovido a manifestação da blogada semanal do Blogue do Prof. Jairo.

Dois educadores e suas contribuições A edição do Blog desta semana quer trazer aqui dois grandes exemplos na área da educação. O primeiro é bem próximo a nós, especialmente de mim, que fui seu orientando, enquanto aluno do Mestrado em Educação de 2006 a 2008. Mora em Porto Alegre e tem nada menos que um Cinquentenário a comemorar como docente em várias instituições do Estado (UFRGS, PUCRS, ULBRA, UNISINOS, IPA entre outros): professor Attico Chassot.

Na sequência quero trazer outro grande mestre da educação. Este, de descendência francesa, foi professor de Ciências da Educação da Universidade de Paris e tem grande expertise nas realidades de professores e alunos, pois passou praticamente vinte anos estudando as relações que as pessoas estabelecem com o conhecimento. Para Bernard Charlot, “quando falta reflexão no saber e aventura em classe, a escola perde o sentido original.” Segundo Charlot, há duas línguas diferentes sendo faladas na escola: a dos professores e a dos alunos. Para os alunos, há uma lógica no ato de estudar e, para os professores, há outra. Leia o conteúdo completo acessando WWW.PROFJAIROBRASIL.BLOGSPOT.COM

O Jairo me emocionou. Em 01 de outubro do ano passado, depois de ter feito uma fala em Aracaju, na UFSE escrevia aqui: Mesmo que ultimamente, a cada ano, profira dezenas de palestras, nunca tive, por mais de duas horas, entre a minha assistência, um professor emérito de uma das mais reconhecidas universidades – Paris VIII – é que é verbete, por exemplo, da Wikipédia francesa: Bernard Charlot. A comparação que faz, agora, o Jairo não de deveria superar, quase a homofonia dos dois sobrenomes.

O sábado teve a alegria de gostosas conversações com nossos hospedes franceses. A

querida Júlia, acompanhada do querido Benjamin, neste retornar meteórico a Porto Alegre, estão acompanhado do Fabrice, um historiador francês em sua primeira viagem ao Brasil. Na foto o trio na cozinha da Morada dos Afagos: um inaugurando o chimarrão e os outros dois matando a saudade dele.

A recomendação dominical: dia de blogada leve e curta. Cumpro-a, com rigor.

Depois da polêmica envolvendo o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) e a cantora Preta Gil, Marcelo Tas [Marcelo Tristão Athayde de Souza, jornalista, diretor, apresentador de televisão, escritor e roteirista de televisão] exibiu no “CQC” [um programa humorístico que para mim tem zero de atração] uma foto da filha Luiza, que é homossexual, e afirmou ter muito orgulho de ser pai da jovem. Tas aproveitou para mandar uma mensagem para Bolsonaro. Vale ver e ouvir as palavras do jornalista: youtube.com/watch?v=WLhxyOMriXU. Devo registrar que me emocionei. Uma boa pedida para este domingo que desejo pleno de alegrias na abertura desta semana muito especial. Lemo-nos amanha, queiram os deuses que gerem os blogues.

6 comentários:

  1. Caro Chassot,

    também me emocionei com a resposta do Tas: os homofóbicos necessitam se corverter à aceitação da diversidade. A homossexualidade não diminui a personalidade e a capacidade de ninguém.

    Também concordo com o Jairo quando homenageia "dois grandes exemplos na área da educação": no que se refere à tua pessoa, concordo pelamente com o Jairo.

    Boa parte das igrejas evangélicas é pobre em elementos litúrgicos simbólicos. Entretanto, no exercío do pastorado, sempre fiz questão de incentivar os crentes a trazerem seus ramos no domingo que antecede o da ressurreição: era muito emocionante perceber os ramos sendo levados à Mesa da Comunhão por crianças, jovens e adultos: rememora a entrada de Jesus em Jerusalém - uma entrada revolucionária para os padrões da religiosidade judaica da época.

    Bom "Domingo de Ramos" para ti!

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Meu estimado colega Garin,
    obrigado pela madrugadora visitação a este blogue com comentários sempre oportunos. Alegra-me a tua adesão a homenagem que o Jairo me fez.
    Trazes manifestação de teu ser hodierno quando aderes a manifestação comovente do Tas: este é teu Hosana revolucionário para os padrões da religiosidade da nossa época.
    Um bom domingo de Ramos para cada uma e cada um leitor deste blogue,
    achassot

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,
    Não sou homofóbico e reprovo manifestações nesse sentido, considero a homofobia tão perniciosa como o nazismo ou outros "ismos" que existem por aí. Na última Parada da Diversidade que houve em Floripa, além de comparecer com minha mulher, escrevi um texto "Priscilla a Rainha de Floripa" que enviei a alguns saites gays da blogsfera, os quais o aplaudiram de pé. Se você quiser posso enviá-lo por email. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Muito estimado Jair,
    em nosso blogue podemos fazer uma continuada luta contra os –ismos que aludes.
    Agradeço antecipadamente pelo envio do texto ‘Priscilla, rainha de Floripa’.
    Um bom domingo

    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Ave Chassot,

    adorei a crônica de hoje.

    Estas no blogue do Museu da Natureza, confere:
    http://www.museudanatureza.blogspot.com/

    Abraços,
    Guy

    ResponderExcluir
  6. Muito querido colega Guy,
    gostei de ver ‘chassot no museu da natureza’ e também acerca de tua atividade em São Leopoldo.
    Com expectativa
    attico chassot

    ResponderExcluir