TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

27.-Do diário de um viajor

Porto Alegre Ano 5 # 1546

Cheguei em Porto Alegre às 6h, depois de ter deixado Chapecó às 23h de ontem. Ainda na Rodoviária encontrei-me com a Anelise e a Sandra – não há o que um telefone não rastreia – que chegavam quase no mesmo horário de Rio do Sul, SC, que passaram a ser hóspedes da Morada dos Afagos, até sábado para participarem do 30º EDEQ,

Esta dupla, já esteve mais de uma vez neste blogue. Anelise Grünfeld de Luca é Química e Sandra Aparecida dos Santos é Bióloga. Uma e outra são professoras e pesquisadoras ligadas ao UNIDAVI – Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, em Rio do Sul. Há um tempo desenvolveram atividades com seus estudantes que, entre outros fazeres tinha consulta ao meu blogue. Isso ensejou que em outubro do ano passado eu fosse pela primeira vez a Rio do Sul, para uma série de palestras. Foi então, que entusiasmadas me apresentaram o projeto do livro: Dialogando ciência entre sabores, odores e aromas - contextualizando alimentos química e biologicamente, do qual escrevi o prefácio e que comentei aqui o lançamento em junho.

Mas, chegado há não muito de uma muito gratificante estada na Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS – Campus de Chapecó – onde participei da I Jornada Pedagógica organizada pelo Curso de Pedagogia liderado pelo Prof. Msc. Antonio Alberto Brunetta (UFFS).

Pela manhã proferi, por quase duas horas a conferência: Perspectivas da docência na atualidade, quando trouxe reflexões sobre a Ciência na Escola dq segunda década do século 21, para um atento auditório de cerca de 200 docentes e discentes da UFFS.

Depois de almoçar com docentes e membros da Reitoria da UFFS, seguiram-se, na parte da tarde, por quase 4 horas, as atividades da I Jornada Pedagógica centralizadas no Seminário: Os sentidos da docência para uma universidade popular, para o mesmo grupo da manhã. Depois de minha exposição acerca da produção do conhecimento localmente inserido, se seguiu intensa discussão acerca da proposta do grupo que desde janeiro deste ano ‘faz’ a UFFS e a deseja fazer uma Universidade popular e também, houve bem postos questionamento sobre ‘descobertas científicas’ na área das Ciências Humanas.

Ao entardecer com o Antônio Valmor de Campos e a Profa. Msc. Aurélia Lopes Gomes visitei o Campus Provisório da UFFS, pois minhas duas falas foram na Escola Estadual Bom Pastor.

À noite na mesma Escola Bom Pastor, em uma atividade organizada pelo SINTE – Sindicato do Trabalhadores em Educação / Regional de Chapecó falei para cerca de 30 líderes sindicais e professores acerca de “Uma Escola que se não mudou, foi mudado’ quando comparei duas situações de Escola: uma de 2000 e outra de 2010. Esta atividade teve na sua abertura a visita do meu ex-colega de Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação, Prof. Dr. Jaime Giolo, agora Vice-reitor da UFFS.

Vale ainda registrar, que após cada uma das três falas houve concorrida sessões de autógrafos de quatro de meus títulos e tietagens com fotografias. A divulgação de meus livros para mim é sempre algo muito gratificante.

Esta terça-feira de tríplice jornada em Chapeco valeu também pelos muitos acarinhamentos e convites para voltar tanto da UFFS como do SINTE. Já há perspectivas para 2011 de atividades mais continuadas.

Neste rápido registro adito meus votos de uma frutuosa quarta-feira a cada uma e cada um. Eu já entro em ritmo de EDEQ que começa amanhã onde tenho mini-curso e a palestra de encerramento. Mas isso já é outra pauta.

6 comentários:

  1. Querido Chassot,
    Muito parabéns pela dedicação...

    ResponderExcluir
  2. Verenna querida,
    obrigado pelo reconhecimento ao meu trabalho.
    Foi uma gostosa tríplice jornada em Chapecó, onde eu ganhei muito.
    Um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Querido professor Chassot
    Obrigada por todo carinho e atenção dispensados a nós, da UFFS, que ansiamos por compartilhar, com esta comunidade guerreira do oeste catarinense, a construção de uma universidade popular.
    Pois ela surge da vontade popular, que encontrou apoio na política de expansão das universidades federais e que possui mais de 90% dos seus academicos vindos das escolas públicas.
    Sua vinda, suas palavras e sua obra nos faz acreditar que acertamos no caminho que escolhemos seguir.
    Que esse encontro seja o início de sua companhia nesta caminhada.
    Uma abraço carinhoso.
    Aurelia

    ResponderExcluir
  4. Muito querida Aurélia,
    obrigado por teu comentário. Tenho muito orgulho de ter podido emprestar minha contribuição para ajudar fazer da UFFS uma universidade popular.
    Com admiração um carinho do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Estimado Chassot,
    Parabéns pelo sucesso que fizestes!!!! Você merece todos os mimos!
    Saudades de assistir tuas palestras....

    ResponderExcluir
  6. Muito querida Joélia,
    obrigado pelos afagos.
    Tomara breve nos encontremos.
    Temos que pensar já em agendas para 2011.
    attico chassot

    ResponderExcluir