TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 17 de outubro de 2010

17.- As vacas na cidade

Porto Alegre Ano 5 # 1536

Um domingo onde o sol custa a varar a neblina que se adensa sobre Porto Alegre, numa manhã de bocejos por temos uma hora sequestrada. Ainda vivo encharcado das emoções da estada de ontem em Veranópolis na celebração do 15º aniversário do Instituto de Educação Josué de Castro/IEJC, mantido pelo Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITerra).

Não faço nesta manhã o relato do dia de ontem na qual já curto a saudades da Gelsa, que agora viaja para Caxambu, MG, para participar da reunião anual da Associação Nacional de Pesquisadores em Educação. Muito provavelmente deixo pautada essa descrição para dia vindouro.

No sábado tão prenhe de emoções, à noite, participamos da inauguração da linda morada da Fernanda e do Bicca. Houve momentos de gostosa confraternização com muitos colegas.

Anunciara no ocaso da edição de ontem, aproveitando a tradição de blogares dominicais amenos, que me espraiaria em comentários sobre as maravilhosas vacas que engalanam Porto Alegre.


O maior evento de arte urbana do mundo – a CowParade – está, desde o dia 8 de outubro, pela primeira vez ao Rio Grande do Sul. Porto Alegre vive repleta de simpáticas vaquinhas. Criadas por artistas gaúchos das mais diversas vertentes, as obras permanecerão até o dia 20 de novembro em exposição. Nesses dias elas atraem milhares de olhares numa verdadeira galeria a céu aberto. Ao todo, 81 esculturas feitas em fibra de vidro em tamanho natural estão espalhadas pelos quatro cantos da capital, colorindo as principais ruas, avenidas, aeroporto, rodoviária, praças e shoppings, entre outros pontos estratégicos.

O patrono da mostra, Rodrigo Vontobel, fala que a proposta “é encantar e envolver o público com uma exposição totalmente democrática, acessível para quem quiser ver, tocar e interagir”. Artistas sulistas consagrados, como Mauro Fuke, Zorávia Bettiol, Ana Norogrando, Eduardo Vieira da Cunha e Denise Haesbaert assinam obras ao lado de novatos como Fernando Giongo, Duda Lanna, Juliana Bassani e Mirele Riffel, entre outros.

Após a exposição nas ruas de Porto Alegre, no dia 21 de novembro, a Cow Parade segue para o Shopping Bourbon Country, onde ficará em exposição até o dia 30 do mesmo mês. No primeiro dia de dezembro, as 81 vaquinhas serão leiloadas em um grande evento no Teatro do Bourbon Country, e o dinheiro arrecadado será revertido para projetos do Funcriança, mantido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, parceira institucional do evento.


Desde 1999, a Cow Parade já passou por mais de 55 cidades em todo o mundo, incluindo Chicago (1999), New York City (2000), Londres (2002), Tóquio (2003) e Bruxelas (2003). Dublin (2003), Praga (2004) e Estocolmo (2004), Cidade do México (2005), São Paulo (2005), Curitiba (2006), Belo Horizonte, (2006), Boston (2006) Paris (2006), Rio de Janeiro (2007), Milão (2007) e Istambul ( 2007), Madrid (2008), Taipei (2009). Alguns leitores hão de recordar que em fevereiro de 2008 quando este blogue foi produzido de Madrid e lá ocorria a Cow Parade, postei várias imagens das vacas.


Tenho a expectativa de nos próximos dias trazer algumas fotos de evento de Porto Alegre. Por ora uma amostra com votos de um bom domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário