TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

15.- Dia do professor

Porto Alegre Ano 5 # 1534

Não importa que tenhamos comemorado o ‘dia do professor’ na segunda-feira, numa curtida ponte, entre o segundo fim de semana deste privilegiado outubro com 5 SEX/SAB/DOM e o dia 12, data que, por suas múltiplas comemorações, foi aqui batizada de o ‘dia dos dias’: hoje é o dia do professor de verdade. Para mim, na sua 50ª edição enquanto professor ele é comemorada com preceito: tenho atividades docentes no Centro Universitário Metodista do IPA pela manhã, à tarde e à noite. Isto é uma celebração em alto estilo.

Para mim este dia tem uma marca especial. Hoje aniversaria de minha filha Ana Lúcia. Ela que no dia 8 de setembro encantou-nos com o nascimento do Felipe. Dos meus quatro filhos e mais os quatro que a eles se agregaram por casamento, é a única, que ao lado de cirurgiã-dentista exerce o magistério com muita competência na odontologia da UNISC. Assim a data de nascimento condicionou-lhe uma de suas dimensões profissionais. À filha muito querida, à mãe extremosa do Guilherme e do Felipe, à odontopediatra competente, e também, à professora muito admirada pelos seus alunos, uma homenagem especial neste saboroso 15 de outubro.

O professor Google tem fartura de sugestões acerca da história do dia do Professor no Brasil e em vários países do mundo: No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto disciplinava várias dimensões: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase "Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

A Wikipédia refere comemorações de diferentes países. Elegi trazer aqui a celebração da Índia onde o Dia do Professor é 5 de setembro. É o dia de nascimento do ex-presidente e professor indiano Dr. Sarvapalli Radhakrishnan. Quando o Dr. Radhakrishnan tornou-se o presidente da Índia em 1962, alguns de seus alunos e amigos se aproximaram dele e lhe pediram para permitir que eles comemorassem seu aniversário no dia 5 de setembro. Em resposta, o Dr. Radhakrishnan disse, "Ao invés de comemorar o meu aniversário separadamente, eu ficaria mais orgulhoso se o dia 5 de setembro fosse marcado como o Dia do Professor."

Ele não é um feriado na Índia. É considerado um "dia comemorativo", onde professores e estudantes vão para as escolas como de costume, mas as atividades habituais e de classe são substituídas por atividades de celebração, agradecimentos e recordações. Em algumas escolas neste dia, a responsabilidade de ensinar é deixada por conta dos alunos das séries mais avançadas como uma avaliação por seus professores.

Tradicionalmente, as pessoas na Índia têm tido grande respeito e estima pelos professores. Um antigo ditado indiano (geralmente ensinado para as crianças), coloca o professor em terceiro lugar: "Maata, Pitha, Guru, Daivam", significando a mãe, o pai e o professor é Deus. Há outro ditado na forma de uma parelha de versos (doha), que diz,"Guru Govind doou khare kake lagon paai? Balihari guru aap ki Govind deeo batai,"significando "Eu estou em dificuldade de saber quem saudar primeiro: o professor ou Deus. Eu escolherei o professor porque ele é um instrumento da sabedoria de meu Deus". Ainda, um ponto central na escritura Hindu mostra "Guru Bramha, Guru Vishnu, Guru devo Maheshwaraha - Gurusakshath parabramha tasmai shree gurve namaha", que se traduz como "O professor é a santíssima trindade. O professor é a manifestação do próprio Senhor".

Assim, superando os exageros indianos, neste dia tão especial, por primeiro a minha

homenagem mais carinhosa às professoras e aos professores. No meu imaginário eles e elas são a maioria da mais de uma centena de leitores diários que tem este blogue. E a todos, votos de uma muito gostosa sexta-feira.

18 comentários:

  1. Parabéns ao senhor também, pq esse também é seu dia \o/!!! E que venham muitos anos para que possamos continuar celebrando, que ser professor é mais que uma profissão, é uma dadiva!!!

    ResponderExcluir
  2. Querido mestre Chassot,
    Parabéns pelo seu dia. Que Deus te abençõe e te ilumine sempre. Que continue este professor espetacular que és.
    Feliz dia do Professor!!!!

    ResponderExcluir
  3. Estimado Professor,

    Tive muito prazer em conhecê-lo.
    Tomei a liberdade em incluir seu Blog no link "Parceria em Blogs" de nossa página (também Blog) da SEAF - Associação de Estudos e Atividades Filosóficos http://seaf-filosofia.blogspot.com.

    Colocamo-nos ao dispor, no Blog e no Informe de divulgação SEAF.

    Ana Felippe
    Presidenta na atual gestão.
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  4. Muito estimada Ana Felippe e colegas da SEAF - Associação de Estudos e Atividades Filosóficos,
    recebo como um presente pelo dia do Professor a distinção conferida a este blogue.
    Obrigado pela parceria intelectual que sonhamos fazer juntos.
    Com reconhecimento e admiração

    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Muito querida Colega Joélia,
    Os cumprimentos são recíprocos.
    É muito bom ter pessoas como tu nesta pareceria para fazer alfabetização científica.
    Com admiração um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Muito querida Pandora,
    os cumprimentos são nossos. Fico muito honrado com as parcerias intelectuais catalisadas pelos nossos blogares,
    Um afago do

    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Ao querido mestre Chassot e a todos os professores e professoras leitores e participantes desta fabulosa "sala de aula virtual", um feliz dia do professor!
    Abraços a todos e todas,
    Malu.

    ResponderExcluir
  8. Muito querida Malu,
    não poderias ser mais generoso em elogios a este blogue que chama-lo de sala de aula virtual.
    Muito obrigado. Os cumprimentos são para nós., pois és uma parceira querida no fazer alfabetização científica.
    Uma saudação especial a cada uma e cada um dos amigos que fiz no CEEBJA Paulo Freire.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Querido Profesor Chassot,
    ¡Felicitaciones a un maestro que cada día se esfuerza ampliando los horizontes de pensamientos!! Con cariño,

    ResponderExcluir
  10. Muy apreciada Matilde,
    recibir cumplimientos de una lectora tan atenta y prestigiada anima el deseo de hacer aquí un continuado espacio de Educación.
    Gracias por tu cariño desde tu Ecuador.
    Con amistad
    attico chassot

    ResponderExcluir
  11. Mestre!
    Parabéns para o mestre mais incansavel que tive a felicidade de conhecer.....
    Com carinho
    Elzira.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Parabéns pelo seu dia! Que possa ainda ensinar a muitas pessoas o que há de mais belo na química!
    Que Deus continue te iluminando em seus caminhos!

    Abraços
    Maria Helena

    ResponderExcluir
  13. Ao querido mestre Chassot e demais colegas minha homenagem nesta data tão significativa.Educamos e somos educados pelos atos,exemplos,alegrias, dores e lágrimas... Educação é vida e agradeço ao mestre Chassot pelas "aulas impagáveis" que nos proporciona neste blog.
    Grande abraço,mestre. Vânia

    ResponderExcluir
  14. como posso expressar minha admiração e orgulho de ter sido, digo, de ser sua eterna aluna?

    ResponderExcluir
  15. Estimada colega Helena,
    obrigado pelos cumprimentos pela nossa data.
    É muito bom te saber parceira no fazer Educação com as Ciências.
    Um afago carinhoso do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  16. Estimada colega Elzira,
    obrigado pelos cumprimentos pela nossa data.
    Fico deslumbrado com o exagero de teu elogio, mesmo que agora, quase 23h esteja retornando de aulas no Centro Universitário Metodista do IPA.
    Um afago carinhoso do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  17. Estimada colega Marilia,
    obrigado pelos cumprimentos pela nossa data.
    Que bom que com teu elogio fazes me eterno. Viva!
    Um afago carinhoso do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  18. Estimada colega Vania,
    obrigado pelos cumprimentos pela nossa data.
    È muito bom teres neste blogue um pouco o gosto de sala de aula. A mim isto encanta.
    Um afago carinhoso do
    attico chassot

    ResponderExcluir