TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 12 de outubro de 2010

12.- Um 12 de outubro de festejamentos plurais

Porto Alegre Ano 5 # 1531

1riado ensolarado e de temperatura primaveril. Este 12 de outubro é de celebrações plurais e díspares. É o dia da padroeira? Ou o dia da criança? Ou, ainda dia, do cão? Também se celebra o dia da raça? Mas antes de falar do hoje, um comentário de ontem.

Na segunda-feira, hemi-feriado, ao entardecer, a Gelsa e eu enfrentamos uma fila de 40 minutos para assistir Nosso Lar [Brasil, 2010. 102 min. Drama. Direção: Wagner de Assis. Roteiro: Wagner de Assis] -- um filme de longa metragem brasileiro, dirigido e roteirizado por Wagner de Assis, baseado na obra homônima escrita por André Luiz e psicografada pelo médium Chico Xavier. Tendo sido gravado durante os meses de julho, agosto e setembro de 2009 em locações no Rio de Janeiro e Brasília, foi lançado em 3 de setembro de 2010, tendo alcançado um público de 1.6 milhão de espectadores em 10 dias de exibição.

Desenhos minuciosos e detalhados do mapa da cidade "Nosso Lar" assim como a arquitetura das edificações, ministérios e casas, foram criados pela médium Heigorina Cunha através de suas observações realizadas durante suas saídas do corpo (desdobramento) em março de 1979, conduzidas e orientadas pelo espírito Lucius. Seus desenhos foram esclarecidos e confirmados por Chico Xavier de que se tratava realmente da cidade “Nosso Lar” e mais tarde serviram de inspiração para criar o visual arquitetônico da cidade que se vê no filme.

Adiro a quem afirma: "é sempre complicado analisar filmes baseados em textos religiosos. Já é difícil criticar obras cinematográficas que têm fãs, então imagine as que têm devotos. Quando os defeitos de um longa-metragem como produto são apontados, corre-se o risco de parecer - erroneamente - preconceituoso, desrespeitoso com a fé alheia. Nosso Lar é dos mais complexos [...] é baseado em obra fundamental do espiritismo brasileiro, o primeiro volume da série A Vida no Mundo Espiritual, escrita em 1944 pelo médium Chico Xavier (1910-2002)”.

Gostaria de receber aqui, algum comentário de algum de meus muitos amigos de fé espirita acerca do filme. Eu tive dificuldades de entender. Ou para ser sincero: não gostei. Aguardo ajudas.

Há um ano, neste dia festivo de 12 de outubro, chegava a Bogotá. Era a segunda etapa de meu périplo colombiano que tinha na agenda seis falas em cinco universidades em duas semanas. Vinha de Pasto, onde estivera por 5 dias e já havia feito uma fala e uma meteórica incursão, no dia anterior, ao Equador. Em Pasto, naquela manhã como nunca em minha historia de aeroportos – e tenho amealhado muitas e neste ano o feito não foi vencido – olhei tanto para os céus (ou para a densa neblina) como naquela segunda-feira. Cheguei quase 4,5 horas atrasado na capital colombiana. Afortunadamente, minhas atividades acadêmicas só começariam no dia seguinte, quando falei em duas universidades e na quarta-feira em uma terceira. Na quinta-feira viajei a Medellín para mais duas falas.

A propósito, queria trazer algo deste feriado. Não tem no continente americano uma comemoração mais polêmica e que ao mesmo tempo receba nomes tão diferentes, que o dia de ontem, 12 de outubro. Os argentinos, por exemplo, chamam a data de "Día de la Raza" em outros países é "Día del Descubrimiento de América" (ou simplesmente el Descubrimiento), "Colón’s Day" (Dia de Colombo, nos Estados Unidos), ainda "Día de la Hispanidad" em outros, e o governo de Hugo Chávez introduziu a partir de 2002, "Día de la Resistencia Indígena" na Venezuela. No Equador a data deixou de ser feriado por pressão do muito bem organizado e militante movimento indígena que vê em (ou com) Cristovão Colombo o iniciador da repressão e a da escravização dos povos que habitavam a América antes do ‘assim chamado Descobrimento. O Brasil destoa completamente com este feriado de 12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida ou dia da Padroeira, imposto pela religião hegemônica. Poderia ser também o dia que um bispo chutou a imagem.

Assim, o mundo hispânico, onde há um ano tive o privilégio de me inserir numa convivência com a Academia, mostra-me que há dois aspectos a considerar. Primeiro, a dissonância (e a até a contradição) do que se celebra: massacre ou exaltação da colonização. Segundo, o caráter que deve ter esse dia. Antes disso tenhamos em conta que estamos em atmosfera que envolve uma polêmica, que é bem mais antiga, e que adquiriu, nos últimos anos, uma conotação muito singular.

O questionamento ou a visão crítica da conquista e colonização espanhola nasce há vários séculos, praticamente desde o começo, para depois estruturar-se de uma maneira coerente e com um fim político determinado, a partir do que se passou chamar ‘La Leyenda Negra’. Lançada por potências inimigas da Espanha, mesclavam-se nela a verdade com a mentira e sua influência, fins e objetivos se sentem até o dia de hoje.

Mas voltemos ao significado da data. O que queriam os proponentes com essa comemoração? Estavam se referindo a uma raça em sentido biológico? Atualmente, falar em raça tem uma conotação diferente. A muitos faz pensar em algo discriminatório como é o racismo. Já se referiu que esta seria uma raça cósmica, que nada tem de biológica. Mas com o espiritual. E que raça seria essa estirpe humana? Pois seria nada mais nem menos que uma estirpe, surgida na América, filha dos espanhóis, que aqui chegaram, a crioula, que logo se foi mestiçando, pouco a pouco, primeiro com os aborígenes americanos e logo com os negros africanos, constituindo os milhões e milhões de crioulos, mestiços e mulatos que povoaram e povoam América, fruto precisamente desse 12 de outubro.

E, num ufanismo excludente, onde deixam os brasileiros fora (e talvez por isso eles se apegaram com Nossa Senhora Aparecida) os hispânicos falam de um povo que herdou uma cultura e uma língua, que permite se comunicarem desde o Rio Bravo no México até Terra do Fogo. A isso acrescentam outras coisas, como o amor à liberdade e amor à justiça. Se diz, que já há trezentos anos antes da Revolução Francesa, na América espanhola já usavam e pregoavam como a origem das liberdades, desde 1480 os campesinos de Castela que eram livres para trocar de residência de trabalho, podendo mudar-se de domicilio sem perder suas propriedades; e que a conquista de liberdades que se originou em Aragão e foi mais democrática que a Magna Carta arrancada pelos Barões ingleses do Rei João Sem Terra.

Pois isso há discussões acerca do feriado de hoje. Desejo a cada uma e cada um uma muito boa terça-feira. Amanhã já será ‘mittwoch isto é o meio da semana’. Lêmo-nos então.

12 comentários:

  1. Bom dia, Mestre!

    Mas sabe que só agora me dei conta que estudei no Colégio Nossa Senhora Aparecida e não recordo de imagem alguma desta santa: com a cor que contam ter sido encontrada. Procurei nas agendas escolares: nada.

    que o feriadinho traga bons encontros em família!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Professor!
    Em relação ao filme, infelizmente não posso dizer nada, ainda não tive oportunidade de assistir, assim como também não li o livro para fazer comparações...
    =/
    Quanto ao feriado, 'dia do cão'?!Essa não sabia!
    hehehe!
    Como sempre, o senhor me trazendo novidades!
    .
    De qualquer forma, bom feriado e bom descanso!
    .
    =]

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde mestre,
    falando sobre o filme "Nosso Lar", eu fui vê-lo logo na estréia, mas não porque eu seja um devoto, ao contrário, em geral não gosto de filmes com temas religiosos, porque na maioria das vezes eles têm caráter doutrinário muito explícito. Fui vê-lo a convite de minha namorada que tem muito interesse pelo tema.
    Posso dizer que gerou algumas reflexões sobre coisas importantes que às vezes deixamos de fazer, como dar maior atenção às pessoas que amamos e ter mais cuidado com a nossa saúde.
    De modo geral, a impressão que tive foi de que houve a preocupação em ser politicamente correto, inserindo o episódio da recepção dos judeus em "Nosso Lar". Nem poderia ser diferente, imagina se mostrasse algum judeu no "Umbral", seria no mínimo desrespeitoso! Mas, não gostei de um chiste sobre ateus, que me pareceu fora de propósito.
    Não foi um filme que me empolgou, mas olhando como uma obra de ficção (me desculpem os devotos) acho que foi bem produzido. Se atingiu ou não seus objetivos, isso eu não sei dizer.
    Quanto ao feriado, eu prefiro comemorar o "Dia das Crianças", que me parece mais apropriado a um país laico e multicultural como o nosso.
    Desejo lhe um ótimo "Dia das Crianças" porque acredito que mesmo que os anos passem, ainda seremos crianças enquanto preservarmos a nossa capacidade de sonhar!
    Um grande abraço!
    Moisés Lara

    ResponderExcluir
  4. Querido Mestre Chassot!
    Queria ter lhe deixado um recado enquanto esteve por aqui, mas a necessidade em terminar a dissertação fez-me mergulhar de cabeça para terminar.Pois é... terminei!Então vim correndo ler vc. Amei ver o prof. mais uma vez, mesmo que meio rapidamente. Parabéns pela memória!!! Como consegue guardar tantas datas e fatos??? Affff!!!!!!
    Quanto ao filme, não vi ainda, mas quero muito ver. Falar em religião é complicado, pois cada pessoa tem sua opinião e sua crença. Eu, pessoalmente, tive a chance de viver momentos espirituais maravilhosos. Fui amparada por Deus na morte de meu filho (ontem fez 5 anos) e Nossa Senhora Aparecida me carregou no colo o tempo todo, por isso consegui voltar a viver.
    Vivo o dia de Nossa Senhora Aparecida todos os dias, não só o dia de hoje. É uma questão de fé, conforme o prof comentou no mini-curso.
    Porém, o espiritismo me encanta... Entretanto, penso que acima de qualquer religião ou crença deve estar o amor...
    Um bom restinho de feriado...
    Abraço gordo,
    Neusa

    ResponderExcluir
  5. Marília querida,
    ter sido encontrado a imagem com limo que a enegreceu ensejou ao Brasil negro ter a sua santa. Veja que esta festa é também a tradução de mais uma enganação da religião hegemônica.
    Celebremos nela o ‘Dia da Criança’ que se diz morar, ainda, em cada uma e cada um de nós.
    Um afago já rumo ao acaso do feriadão quando pretendo acompanhar o resgate dos mineiros
    attico chassot
    Não consigo, na lista de conexões identificar a localidade de onde te conectas

    ResponderExcluir
  6. Muito querida Thaiza,
    adita mais uma comemoração ao 12 de outubro: dia do motoqueiro (e não do motociclista) uma importante distinção semântica acerca do termo. Amanhã devo comentar a diferença.
    Aqui em Porto Alegre houve uma procissão de mais de 10 mil motos transportando Nossa Senhora Aparecida.
    Um doce ocaso do feriado, no qual me envolverei em acompanhar o resgate dos mineiros.
    Afagos com saudades
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Muito estimado Moisés,
    lendo teu comentário entendo o privilégio do etimologista e dicionarista que tive o privilégio em sala de aula e também o bloguista (e não o blogueiro). Amanhã distingo motoqueiro /motociclista.
    Obrigado por tão competente comentário acerca do “Nosso Lar”. A situação dos judeus também me pareceu muito bem posta e a ridicularização do ateísmo me incomodou.
    Realmente é muito bom festejar mesmo o “Dia da Criança” celebrando a criança que se diz existir em cada uma e cada um de nós.
    Um doce ocaso do feriado, no qual me envolverei em acompanhar o resgate dos mineiros.
    Uma homenagem ao teu competente comentário
    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Muito querida Neusa,
    foi muito bom estarmos juntos ainda que meteoricamente na UFPR. Agora já vislumbramos nosso encontro na PUCPR
    O excelente comentário do Moises – que estava não distante de ti na tarde de sexta-feira – e a resposta ao mesmo traduzem opiniões muito válidas ao “Nosso Lar”.
    Encanta-me tua religiosa no que se refere a quanto a religião foi importante na perda de um filho há cinco anos. Não consigo imaginar a tua dor. Deve ser algo como a cena da Pietá de Miguel Ângelo.
    Um doce ocaso do feriado, no qual me envolverei em acompanhar o resgate dos mineiros.
    Um afago carinhoso
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Não vi o filme... Aliás, eu particularmente não gosto de filmes e livros qnd estão muito em moda, não por não ser espírita, mas mais pela proliferração maciça deles... Acho que se pode dizer isso sobre qqr genero de filme, livro ou música qnd fica muito "batido", os bons acabam se perdendo no meio de muitas produções ruins, ou piegas. Não digo que é o caso deste em especial.
    Mas teve um filme, não propriamente espírita, mas sobre um grande homem que seguia a religião espírita, que eu adorei, e adorei também conhecer a história do homem, é o "Bezerra de Menezes". O filme é com o ótimo Carlos Vereza (ou Veneza, não sei). Gostei muito. Só posso dizer que a tragetória desse homem me encantou demais... Bom, enfim, hehehehe, não vi o "Nosso Lar". E (dando uma de Silvio Santos) tenho amigos que viram e gostaram. Mas não é um filme do qual eu iria ver... Acho que o "Chico Xavier" eu vou tirar na locadora qqr dia... Acho q me encanta muito mais a história de pessoas maravilhosas(espíritas ou não) que doutrinas (de qqr religião, ou qqr crença, isso inclui o ateismo)... Entende o que quero dizer? Talvez "a beleza esteja nos olhos de quem vê", pq afinal, mesmo q a produção seja boa, se a história não te encanta, acaba sendo ruim (vide Transformes hahahahah). Mas histórias de pessoas sempre vão encantar o mundo... Ainda mais, quando essas pessoas foram seres humanos maravilhosos...

    Se eu comentar o resto... Meu texto vai ser maior que o post (hahahahahha).

    Bjus
    Eunice

    ResponderExcluir
  10. Eu disse q não ia comentar mais nada... Menti! Hahahaaha
    Sabe que é incrivel, o senhor escreveu sobre a colonização das américas... Hoje mesmo comecei a ler o "Cem anos de solidão"... A edição que eu comprei traz o discurso do Gabriel Garcia Marques quando ele recebeu o Nobel de literatura... Achei muito legal o discurso... E agora o que li aqui fez lembrar o que li no livro! Legal essa conhecidência (estamos "conectados" hoje?)

    Bjus
    Eunice

    ResponderExcluir
  11. Muito querida Eunice,
    recebo a tua mensagem quando chega o primeiro dos 33 mineiros resgastados, na aurora da quarta-feira. Realmente é complexo falar de um 'filme religioso'; As vezes parecia filme de ficção científica; A que recordar que mapas e outros quetais tiveram o aval de Chico Xavier.
    Minha simpatia pelo espiritismo ficou um pouco esboroada;
    Um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  12. Em tempo, querido Attico, agora li sobre os mineiros e coloquei na Globo News... Poxa o Presidente discursando! Não se perde um minuto p fazer politica... Só espero q ele fale q os mineiros ficaram do jeito q ficaram pq se diminuiu as fiscalizações e as normas de segurança do trabalho nas empresas de mineração, pois o mercado "pediu" a flexibilização!
    Bjus Eunice

    ResponderExcluir