TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

11.- Rapaz se viciou em computador

1

Porto Alegre Ano 5 # 1530

Uma segunda-feira inserta (e também, incerta) em véspera de feriado. Ela sabe a feriadão, pelo menos nas escolas, pois a celebração do dia do professor, 15 de outubro é antecipado para hoje.

O domingo foi primaveril. A edição acerca do 10.10.10 não teve ressonância (em termos ce comentários), mesmo com mais de uma centena de visitas.

Mas, em termos ‘de família’ o domingo foi amorosamente denso. Ao meio-dia nos reunimos nos Lucions (Aldo e Neusa, irmã da Gelsa) para despedirmos da Júlia que retornava a Paris depois de uma meteórica estada de cinco dias em Porto Alegre. No final da tarde recebi as visitas muito queridas das minhas duas irmãs Tile (de Curitiba) e Clarinha (de Novo Hamburgo). A visita teve dois tempos. O ontem, eu com as duas irmãs. Passamos em revistas muito de nossa infância, recordando especialmente os irmãos Sirne e José Maria que já se foram. O hoje, com a presença da Gelsa, olhamos filhos e netos. Um e outro momento foram horas em que o relógio fugiu.

Em três edições bastante recentes o uso ‘exagerado’ da internet foi assunto aqui: Edição de 28SET10: A internet estaria nos tornando burros? 05OUT10: Proibido usar notebook em aula! 06OUT10: Internet e o TDAH. Um dia que hemi-feriado permite continuar o assunto. Trago matéria que foi publicado no caderno Vida de Zero hora no dia 2 de setembro.

Rapaz se viciou em computador

O filho único de 28 anos de uma aposentada de 56 anos moradora no bairro Camaquã, na zona sul de Porto Alegre, tornou-se um presidiário virtual nos últimos dois anos. O desejo de isolamento fez com que encontrasse consolo no computador. O jovem, que preferiu ter o nome dele e o da mãe preservados, nem sentiu quando a dependência começou. Trocou a noite pelo dia, abandonou as refeições em família e passou a ficar somente no quarto.

Viciado em redes sociais, ficava por cerca de 10 horas dividindo os cliques entre os 550 amigos do Orkut com mais 400 adicionados no Messenger – mas conversava frequentemente com, no máximo, três. Para ajudar a passar o tempo, jogos online também o interessavam. Mais de 50% do tempo era perdido, reconhece.

Cansado do aprisionamento, aceitou a sugestão da mãe para procurar um especialista no assunto. Há quatro meses está em tratamento. Jamais esteve tão bem.
– O psiquiatra me deu metas. Uma delas é caminhar 30 minutos por dia. Virou religião. Tenho me controlado. Tento não passar de cinco horas na internet. Já me sinto vitorioso – comemora.
Outras milhares de famílias sofrem do mesmo problema. Muitos não procuram tratamento, pois julgam ser normal passar o dia em frente ao computador, de acordo com o psiquiatra Diogo Lara. Tamanha é a preocupação que esse tipo de vício poderá ganhar status de transtorno na próxima edição do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Problemas Mentais (DSM), a ser lançada em dois anos. A publicação poderá englobar ainda outras 12 novas síndromes, como o transtorno pré-menstrual e o vício por jogos.
– Qualquer excesso comportamental, seja por sexo, compras, internet ou jogos, passa a ser problema quando toma o lugar de outras coisas da vida da pessoa. Sabe-se que se está viciado, quando a abstinência gera uma fissura incontrolável por estar perto do objeto de desejo – diz o médico.

Faça o teste

Psiquiatras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) estão lançando uma nova edição do questionário online que permite a cada participante conhecer mais sobre seu temperamento, sua personalidade e o risco de desenvolver transtornos psiquiátricos. Envolva-se com os questionários quando dispuser de um tempo razoável: pelo menos duas horas.

> O trabalho pode ser acessado no site www.temperamento.com.br

Para mim estes feriados nas segundas-feiras – e é o terceiro (e não é ultimo) neste semestre – têm ressaibo de frustração. Perco aquilo que atualmente se constitui no meu momento acadêmico mais privilegiado: as aulas na Universidade do Adulto Maior – UAM. Com feriado ou sem feriado, votos que esta segunda-feira seja muito boa. Lemo-nos, queiram os anjos guardiães internéticos, uma vez mais, amanhã!

Uma noticia e um pedido: Este blogue, que por indicação de um leitor concorreu ao prêmio top Blog. Foi classificado na categoria cultura, para o segundo turno pela votação de seus leitores. Assim, o pedido: prestigiem e votem nele nesta segunda etapa.

8 comentários:

  1. Olá professor, bom -dia!
    Ao ler a edição de hoje - em especial no que se refere ao rapaz "viciado" na internet, questionei-me: Quantas horas ficamos "presos" ao computador? Embora estas horas estejam vinculadas às nossas tarefas docentes,não estamos também "viciados"? Discutia recentemente com uma colega que nos sentimos apreensivos ao ficarmos algumas horas sem acessar e-mails, por exemplo...
    Um bom feriado
    Abraços
    Ieda
    imgiongo@viavale.com.br

    ResponderExcluir
  2. Minha muito querida Ieda,
    estas quatro blogadas sobre esse tema funda-se primeiro em minha própria preocupação com a minha dependência.
    Mesmo que usemos a internet com instrumento de trabalho correio eletrônico, skipe e blogue nos fazem dependentes. Tenho cuidado com minha inserção nesta adição e feito esforços para ‘me recuperar’.
    Festejo teu comentário e te sei sempre leitora.
    Cumprimentos pela celebração antecipada de nossa data.
    Um afago muito carinhoso do

    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, mestre
    confesso que também fico apreensivo quanto à dependência do computador. Houve uma época que estive tão dependente, que de hora em hora verificava meus blogues para saber quantas pessoas o haviam acessado e principalmente, quantos comentários tinham recebido (isso é muito importante para nós!). Hoje tenho resistido um pouco mais à tentação, mas mesmo assim acabo passando noites inteiras no computador.
    Acho que uma grande dificuldade do ser humano é encontrar o equilíbrio. Às vezes radicalizamos pela abstinência outras pelo excesso!
    Aproveito para lhe desejar um Feliz dia do Professor antecipado.Com grande admiração!
    Moisés Lara

    ResponderExcluir
  4. Muito estimado Moisés,
    preciosa aquisição recente de minha recente jornada curitibana. Talvez o mais significativo é o quanto estejamos atentos para não nos tomarmos adito à internet. O que descreves de ti era também visível em mim. Sinto uma melhora graças a vigilância. Ver os acessos e especialmente os comentários é inebriante.
    Ainda esta semana quero fazer de comentários acerca de teus blogues uma edição especial.
    Obrigado pelos votos pelo dia do professor.
    Com admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. caramba. É só olhar o SoL ~~

    todos os dias, pedalo, e nestas pedaladas reecontro pessoas, e volto tão melhor para casa que a internet só adiciona.

    cuidar do planeta também envolve senti-lo

    ResponderExcluir
  6. Muito querida Marília,
    estes pedalar devem ajudar para superar a adição à internet.
    No teu interland deve ser mais poético cuidar do Planeta.
    Afagos para um bom feriado,
    achassot

    ResponderExcluir
  7. nem tão mais poético, Mestre. Quem mais precisa da terra, é quem menos cuida dela. O colono a trata com muito descaso.
    Mas o quis dizer é que as vezes tendemos a criar um mundo virtual a parte, sentindo os problemas do Planeta apenas por notíciais e deixando de apreciar e só assim valorizar o que ele ainda tem a nos oferecer de muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Marília querida,
    tenho um texto que elegi Abel – o Pastor – patrono da ecologia por sua revolta contra Caim – o Agricultor – que não cuidava da terra.
    Um afago com admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir