TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

1- Uma homenagem a uma leitora muito especial

Porto Alegre Ano 5 # 1490

A inauguração de um mês que em tempos remotos sempre foi diferenciada. Começo da Semana da Pátria. À meia noite chega(va) o fogo simbólico. Hora cívica na praça da cidade. No colégio os ensaios finais para a parada da juventude. A dificuldade de acertar o pé direito, quando o bumbo marcava a cadência. No uniforme fita verde-amarela. Agora as evocações se fazem sonhos com outros planos para mais um setembro.

Inauguro setembro com uma maratona de viagens. Esta noite faço a palestra “A Ciência como instrumento de Leitura para explicar as transformações da Natureza” em Pato Branco, Paraná no campus local da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (antigo CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica) na IX Semana Acadêmica de Química.

Mas para tal tenho três etapas de viagens. Às 9h40min voo a Florianópolis. Depois de 3 horas de aeroporto, no começo da tarde, faço um voo de uma hora a Chapecó. Vou percorrer os catetos, ao invés de voar uma hipotenusa. Desta cidade, no Oeste de Santa Catarina, onde já estive este ano, percorro 120 quilômetros, com destino ao Sudoeste do Paraná, para chegar a Pato Grande onde, além da fala desta noite, faço amanhã pela manhã palestra “A Escola mudou ou foi mudada?” para professoras e professores no Projeto Prodocência. Às 11h começo o mesmo roteiro de hoje, ao inverso, para chegar à Porto Alegre, depois das 20h.

Uma das duas dificuldades trazidas ontem foi solucionada. Há uma alternativa: Comentar como ANÔNIMO. Neste caso se pede para assinar e colocar o endereço. Obrigada Professora Thaiza.

Antes de ir ao aeroporto vou abraçar uma leitora diária muito especial deste blogue. A Liba está de aniversário. Para falar dela vou trazer um excerto de uma entrevista da Gelsa, na edição do IHU-on Line que circula essa semana. O texto completo está em: http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3474&secao=341 Ali entre diferentes segmentos, fala de sua história, de seu pai, de sua mãe, da família e outros narrares bonitos.

Antes dar a palavra a primogênita da aniversariante (uma e outra comigo numa foto do último sábado), adito que se um dia o Antônio, receber um pedido para aceitar a sua bisavó em uma comunidade de relacionamento, isso, provavelmente, não será um perfil falso. Da Liba isto é possível.

Minha mãe, que esta semana está completando 89 anos, é, para mim, um exemplo de mulher e de intelectual. Foi isso que escrevi ao dedicar-lhe minha tese de doutorado. Ela tem um grande interesse pela música, pelas artes visuais, pelo cinema. Tem uma agenda atribulada. Além de atender a esse interesse pela arte, frequenta um curso de História da Arte e segue com seus estudos de inglês e alemão, mesmo que seja fluente nesses idiomas. Mas um compromisso que coloca acima de todos esses são os dois turnos semanais que passa com seu bisneto Antonio, de três anos. A relação de amor que os une é algo comovente. Ela está muito em dia com as coisas do mundo, com a vida política do país. Até hoje acompanha de perto minha trajetória acadêmica, lendo e comentando meus escritos, defendendo, com veemência, seus pontos de vista. Preparou os quatro netos para o vestibular e com eles fez viagens ao exterior, para que pudessem usufruir da arte contemporânea internacional. Com seu entusiasmo e vibração pela vida e, em particular, pela educação, muitas vezes escuto dizer que ela ofereceu uma contribuição importante na área de formação de professores em nosso estado.

Embalado por este exemplo de garra e tenacidade aos votos de saúde e felicidades à Liba, desejo a cada uma e cada um de meus leitores uma quarta-feira muito boa na abertura deste primaveril setembro. Amanhã nos lemos desde Pato Branco.

14 comentários:

  1. Meu caro Mestre Chassot! Torço por tua jornada em solo do oeste paranaense, por onde, quando era funcionário da punjante SADIA, pude conhecer bons amigos na década de 1980. Junto-me tambem a voce e à Gelsa para parabenizar a D. Liba pelo aniversário. Parabens a ela ainda, pelo exercicio de tantas atividades, e que certamente a faz ser uma pessoa atualizada e imiscuida na diversidade que envolve nossa pós-modernidade. Abraço do JB.

    ResponderExcluir
  2. Muito querido Jairo,
    sei quanto palmilhaste o oeste catarinense. Obrigado reconhecido pelos votos à Liba. Faço cópia deste comentário a ela e a Gelsa.
    Um afago desde o aeroporto de Florianópolis.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo prof. Chassot:
    Mais uma peregrinação, recorrente, pelo interior do Brasil. É sempre bom ter essas noticias, que nos remetem para sua vitalidade "sacerdotal", se me entende no uso dfessa palavra.
    Não a conheço pessoalmente mas a admiro. Falo da Liba, que hoje aniversaria. Emocionante a homenagem, a qual me associo, contida no texto da Gelsa. Mando para ela meu abraço virtual que você, certamente, dará pessoalmente.
    Grande abraço,
    José Carneiro

    ResponderExcluir
  4. Muito querido José,
    obrigado meu querido belenense, agora apostolo itinerante voltado ao sacerdócio sindical. A Liba e a Gelsa, estão recebendo teus comentários para que elas conheçam tu homenagem.
    Um afago desde o aeroporto desta linda cidade insular, que hoje só desfrutei a paisagem de pouso na ilha.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Muy querido Profesor Chassot,
    Increíble esta nueva maratón de viajes que emprende por los catetos del sur de Brasil.
    Por otra parte, ¡felicitaciones a tan distinguida aniversariante!! Que sea muy celebrada en unión de toda su familia.
    Un saludo cariñoso,

    ResponderExcluir
  6. Muy apreciada Matilde,
    recibo emocionado tus cumplimientos que haces a Liba, que es para nosotros también ejemplo de ganas por vivir. Te tu comentario hago copia para ella y para Gelsa, en verdad la autora principal de la blogada de hoy.
    Saludos agradecidos desde la Isla de Santa Catarina.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Querido Prof Chassot!
    Que maravilha poder saldar seu mãe nesse dia representativo. Mesmo não a conhecendo, parabenizo-a pela vida e por ter dado a vida. Pelos seus comentários ela deve ser apaixonante, pois admiro quem sempre busca mais.
    Estou aqui hibernada em livros para escrever o capítulo que fala sobre tecnologias. Sofro pois gosto de escrever livremenete e disssertações pedem linguagens acadêmicas. Mas... estou na luta.
    Lindas viagens em seu roteiro dinâmico.
    Abraço gordo,
    Neusa

    ResponderExcluir
  8. Querido Chassot,
    Desejo a você boa viagem e um bom trabalho! Fará falta no IV EQBA. Irei amanhã pois são 824Km daqui até lá.
    Parabéns para Liba.
    Saudades!!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito querida Neusa,
    realmente a Liba, mãe da Gelsa é uma pessoa maravilhosa.
    Agradeço em nome delas (que recebem cópia de teu comentário) e no meu teu amoroso parabenizar.
    Essa preciosa hibernação em livros é dos fazeres mais gratificantes de um mestrado ou doutorado.
    Curta-a junto com meu afago carinhoso.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  10. Muito querida Joélia, muito desejei estar no IV EQBA, mas misteriosas mensagens me tiraram da programação. Um muito bom evento. E que venças essa quantidade imensa de quilômetros.
    Realmente a Liba, mãe da Gelsa é uma pessoa maravilhosa.
    Agradeço em nome delas (que recebem cópia de teu comentário) e no meu teu amoroso parabenizar.
    Um afago desde o Paraná do

    attico chassot

    ResponderExcluir
  11. Querido mestre Chassot, sucesso em sua jornada pelo sul de nosso país. Agora finalmente de volta a Rondônia, posso retornar a minha rotina noturna de leituras deste blog.
    Um grande abraço,
    Elaine Sueli

    ResponderExcluir
  12. Querido Prof.Chassot,
    também quero cerrar fileira aos muitos comentários de hoje.Parabéns pelo aniversário de tua mãe, a Liba. Nada melhor que um filho para definir sua mãe. Em duas palavras chegastes a síntese:"ganas de vivir". Maravilhoso exemplo, professor.

    Um grande abraço de teu amigo

    Milton Paulo

    ResponderExcluir
  13. Muito querido amigo Milton Paulo,
    a Liba tem aquilo que destacas ‘gana de vivir’. Ela é um exemplo para todos nós. Digo sempre para a Gelsa que sua mãe é presente para todos nós. Fruamo-lo.
    É muito bom saber-te amigo entusiasmado

    attico chassot

    ResponderExcluir
  14. Elaine querida,
    que bom que voltas para tua Rondônia, espero com muita saúde.
    Estava estranhando tua ausência aqui.
    Um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir