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sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

UM SONHO QUE SE ESBOROA ***** ANO16 **** EDIÇÃO 2027

Quando se lamenta os descalabros do governo da República, de maneira especial nas áreas da Educação, da Saúde e do Meio Ambiente, nos referimos ao que se faz e também ao que não se faz nestas áreas nestes  tempos pandêmicos.  Há que lembrar que existe uma grande destruição de ganhos históricos, principalmente na área da Educação. É doloroso reconhecer que conquistas significativas são simplesmente destruídas. Trago um exemplo: na última edição do mês de novembro deste  blogue comentava um sonho que transcrevo “Ontem recebi, enviado pelos meus colegas Gustavo e Frederico, da Escola de Ensino Médio Sesc Rio de Janeiro, o livro Aula núcleo de Ciências da natureza: espaço de inovação, diálogos e práticas interdisciplinares. Se diz, em uma dedicatória: sua produção é uma inspiração. Acompanhava o livro uma camiseta do caminho das Ciências, no qual figuro. Estes mimos só ajudam a querer bisar a residência que fiz em tempos pré-pandêmicos. Agora pensaria em um mês e não uma semana, como antes.”


Parece que sonhar está proibido. Meu desejo em re
petir um estágio-residência na Escola de Ensino Médio SESC se esboroou (pelo menos por ora).  Antes de relatar o catalisador de sumidouros de sonhos vou reavivar relatos mais de uma vez presentes neste blogue acerca da mais preciosa pérola educacional que eu conheço.

Em novembro de 2017 recebi um convite para participar de um seminário com o instigante título: Expansão de Fronteiras para a Educação Científica. Aceitei. Em uma segunda-feira de agosto de 2018 tive o privilégio pela manhã e pela tarde, conhecer um pouco a  Escola Nacional de  Médio. Voltei em 2019 e então por uma semana vivi uma experiência educacional me fez desejar submergir ainda mais na  Escola Sesc de Ensino Médio. Ela  se caracteriza por oferecer uma educação efetivamente integral para uma comunidade de alunos e alunas que representa a vasta diversidade cultural brasileira. Os estudantes vêm de todos os estados do Brasil (selecionados dentro da cota de vagas para cada uma das 27 unidades da federação, para formar, juntamente com a equipe de educadores, uma comunidade de aprendizagem. Instalada em um campus de 131 mil metros quadrados em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A instituição conta com uma privilegiada estrutura de ensino, com Espaço Cultural, laboratórios, biblioteca, ateliês de arte, complexo esportivo, restaurante, além das vilas residenciais para quase 500 alunos e alunas dos três anos do Ensino Médio. Dos cerca de 80 professores, a metade mora em vilas especiais para professores no campus. As salas de aula foram projetadas para atender até 15 estudantes. Estudar na Escola Sesc de Ensino Médio confere a todos os alunos e alunas direito ao material pedagógico (incluindo um notebook), uniformes, moradia, alimentação, assistência médica e odontológica. 

A oportunidade de viver a experiência da residência é uma das faces mais ricas do projeto da Escola Sesc de Ensino Médio. Viver como residente traz a possibilidade do profundo desenvolvimento da autonomia, estimula trocas entre jovens oriundos de todas as regiões do país, aproxima professores e alunos, e permite a construção de valores de cidadania. O principal objetivo da Escola é a efetiva transformação da vida dos jovens, que se desenvolvem sob todos os pontos de vista e concluem o Ensino Médio prontos para seus projetos de vida. 

Menos do que narrar palestra e os aplausos a mesma ou os sedutores convites para integrar o corpo docente da Escola, queria responder a uma pergunta natural: quando universidades, institutos federais e escolas públicas rede das diferentes esferas então à míngua de onde vem essa abundância de recursos para esta Escola? A resposta é fácil! Milhões de empregados no comércio (e em serviços assemelhados) descontam uma vez ao ano 1% da contribuição previdenciária que se destina a organizações do sistema S (Sesi, Sesc,Senar...). A Escola de Ensino Médio do Rio de Janeiro é um dos exemplos dos muitos que se poderia fazer aumentando o número de escolas do Sesc para todos os Estados da Federação. O exemplo de uma Educação gratuita e de qualidade destinada a estudantes do ensino médio oriundos de famílias cuja renda não é maior que três salários mínimos deve frutificar.

 Mas porque tudo isso corre o risco de esboroar-se? Transcrevo apenas dois parágrafos de boletim do SINPRO RJ*: Por conta de uma "mudança no plano de negócios" proposta pela Direção Nacional do SESC, a Escola Sesc de Ensino Médio está executando um processo demissional de seus professores e professoras, o que fez com que o Sinpro-Rio convocasse a categoria docente para assembleia.

Já foi apresentada à direção da instituição a pauta de reivindicações da categoria, que não foi atendida nem debatida, de forma objetiva, em mesa de negociação do sindicato com a  instituição. Os/as professores/as já estão com suas atividades pedagógicas suspensas, por deliberação da assembleia, e decidiram que continuarão assim até obterem uma resposta clara do SESC sobre o processo demissionário e sobre a existência futura da instituição". Mudanças nos “negócios” da mercadoria Educação para fazê-la mais palatável aos mercadores é a meta. Parece não se saber o que se quer destruir. Vender é preciso.

Um comentário:

  1. É uma pena mesmo sendo compartilhada aos ventos, ninguém ter feito nenhum comentário sobre esse absurdo que se faz a educação brasileira. Me lembro das palavras do mestre Chassot "a educação como mercadoria". Nada mais a se dizer sobre esse escárnio contra o povo brasileiro. Triste demais!

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