TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Quando há futuro a preparar

                             22 0UTUBRO 2021

ANO 16     *************   EDIÇÃO 2020  


O cumprir rotina de a cada sexta-feira postar uma edição do  blog me obriga refletir sobre a semana que está terminando e também embalar sonhos para a semana seguinte. Nem sempre tal é factível. Hoje, por exemplo, ainda sem saber das consequências das avaliações feitas pela CPI Covid19, parece que todos acreditam que o presidente pode/deve ser responsabilizado por muitas das mortes que enlutam milhares de famílias brasileiras. 

O dia de destaque dessa semana foi a quinta-feira, com dois eventos:  ontem, às 7h, mediado pelo Prof. Dr. Érico Novais gravei um podcast na TV Tapiriri da Unifesspa. À tarde, por duas horas estive em aula no IFES. Estes dois eventos fizeram o dia sumarento. Agora, breves comentários de um e de outro.

No episódio de ontem, 21/10, do programa "Diálogos (Im)pertinentes: pesquisa e produção de conhecimento" busquei discorrer acerca da importância da pesquisa científica para uma sociedade mais justa. Foi gratificante poder trazer algumas de minhas utopias acerca da educação, com uma maior valorização do ensino fundamental.

Na parte da tarde, tivemos mais uma das  aulas Tópicos de ensino de Ciências, que tem design muito singular. Iniciamos com a hora da rodinha, seguida de uma entrada, uma pitada de História da Ciência. O momento heliocêntrico é destacado pela discussão de dois capítulos do Festschrift. Para encerrar uma sobremesa acerca de um tópico de um dos capítulos futuros.  Nas atividades de ontem, dois dos cinco capítulos da parte quatro: mulheres na ciência, foram estudados, quando o livro A ciência é masculina? É, sim senhora! catalisou excelentes discussões. 

Ainda, dois comentários laterais: o primeiro refere-se a menção que eu fiz: a TV Tapiriri é da Unifesspa. Há não muito, quando se dizia a TV da Universidade tal, estávamos nos referindo, muito provavelmente, a um edifício onde equipamentos sofisticados de transmissão televisiva estavam presentes; hoje muitas de nossas casas podem se transformar em um estúdio de TV. O advento de tecnologias, há um tempo desconhecidas, não raro nos fazem surpresos. Tal se encadeia no

segundo comentário, que é muito pessoal: se encerrou hoje um período de duas semanas, onde tive obras na minha casa para instalação de uma cápsula ascensória para ligar o sétimo ao oitavo piso na minha residência.

Realizei, ajudado fraternalmente pelo Sérgio Scandar, um significativo investimento pensando em um futuro que espero ainda distante. É importante nunca esquecer que prevenir é preciso, para pensar num futuro mais saudável. A imagem que ilustra a blogada de hoje é de algo do futuro que espera o tempo que se fará presente.

2 comentários:

  1. Olá meu querido Mestre Chassot. Observo com muito entusiasmo tua imersão na tecnologia do século XXI, e que fazia parte daqueles recursos da Familia Jetson das histórias em quadrinhos de minha infância. Certamente vou querer experimentar quando visita-lo. Um excepcional final de semana, agora com os benefícios e o conforto de tua cápsula. JB

    ResponderExcluir
  2. Amigo Áttico! Concordo com Prof. Jairo sobre "(...) tua imersão na tecnologia do século XXI (...)" O tempo não é impedimento para teus contatos. Tampouco os recursos tecnológicos impedem tua ação de sintonia e vínculos. Então, "navegue" pelas TIs (Tecnologias de Informação) para alcançar, em qualquer tempo, quem quer que se abra ao refletir e ao repensar, ao sentir e ao criticar, porque a vida sem perguntas não seria suportável.

    ResponderExcluir