TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 23 de abril de 2021

23ABR2021 *** Uma sumarenta celebração do DIA DO LIVRO


 

 ANO 15

Agenda de Lives em página

www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

3715

Chegou uma sempre esperada sexta-feira. Ou para usar um neologismo: Sextou! E em meio a uma agenda para dar conta de produção de textos e responder a avidez dos orientandos há que publicar, nas sextas-feiras, a blogada de cada semana. Uma nota lateral acerca de um substantivo passível de interpretação equivocada: avidez não significa apenas voracidade (Sofreguidão do comer; apetite devorador) mas também: desejo ardente. Com esta nota salvei a barra com meus orientandos.

Há algumas edições que não comento minhas aulas e minhas lives. Aquelas na UFPA que compartilho com a Sílvia e in memoriam com o Licurgo ou as no IFES com a Manuella e Márcia, esta semana tiveram recesso por feriado nacional. Quanto as lives, a de ontem à noite, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foi memorável. A tese desenvolvida, então: a Alfabetização Científica — ser capaz de ler o mundo por meio da linguagem que a Ciência o descreve— é uma questão moral. A Alfabetização Científica é uma assemblage de diferentes alfabetizações: alfabetização geológica, alfabetização matemática, alfabetização geográfica, alfabetização musical, alfabetização astronômica, ou ainda, alfabetização em idioma(s) estrangeiro(s) etc. todas estas pré-requisitada por uma alfabetização digital.


Mas cesse tudo que musa antiga canta, que outro valor mais alto se alevanta (Camões! obrigado) hoje é o dia do livro. Há que cantar loas para este artefato cultural tão querido e tão curtido. Talvez, o companheiro mais solicito nestes cruentos dias pandêmicos.

É claro que a data não se correlaciona com o mítico São Jorge também cultuado neste 23 de abril. A data é uma reverência a duas muito significativa efemérides ocorridas em 23 de abril de 1616 na qual se diz ter nascido em Stratford-upon-Avon, William Shakespeare e ter falecido Miguel de Cervantes Saavedra em Madri, Espanha. Uma e outra das celebrações são preciosas para homenagear o livro.

Pensei muito que livro escolher para celebrar a data. Um dos livros preciosos que a pandemia me agraciou (que leio e releio e o faço com sofreguidão) é Palomar de Ítalo Calvino. É cereja do bolo de minhas leituras. Resolvi, entretando, privilegiar a prata da casa.

Por fazer conexões com o tema que foi central na live de ontem, nesta dia do livro dou destaque a "Iniciação Científica em Ciências da Natureza na Educação Básica: abordagens, teorias e práticas".

Nesta terça feira recebi este release: Convidamos todos os professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados a desfrutarem da obra organizada pelos professores-pesquisadores Keiciane Canabarro Drehmer-Marques (UFSM), José Francisco Zavaglia Marques (UFRGS) e Sebastião Rodrigues-Moura (IFPA). A obra foi prefaciada por Attico Chassot “Alfabetização Científica: uma questão moral” e contém a colaboração de diversos professores, pesquisadores e estudantes brasileiros. Explore as experiências das atividades de Iniciação Científica referido para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica expressas no livro.

Acrescento, ainda, a esta informação que sou coautor, com Uiara Mendes Ferraz de Pinho e Rafael Cordeiro Rodrigues, de Sobre fazer a iniciação científica: narrativas docentes e multidisciplinaridade no contexto amazônico um dos 21 capítulos.

ISBN 978-65-88362-77-8 DOI: 10.46550/978-65-88362-77-8

Editora Ilustração (2021) | 427p. Acesse e baixe gratuitamente: https://www.editorailustracao.com.br/livro/iniciacao-cientifica-em-ciencias-da-natureza-na-educacao-basica

E uma vez mãos loas ao livro no seu dia. Convite para nos lermos, em um novo sextar para encerrar abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário