TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 19 de março de 2021

19MAR2021 *** Celebrando um Festschrift


 

 ANO 15

Agenda de Lives em página

www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

3710

 

Esta é a primeira blogada após ter iniciado, no memorável sábado passado, minha 61ª volta ao redor do sol como Professor. A celebração que houve para marcar o momento é (quase) inarrável. Mesmo assim, poderia fazer várias edições deste blogue, exclusivamente com tal tema.

O 13MAR2021 será assunto na segunda parte desta edição. Na primeira parte trago tópicos (que em priscas era se constituiriam) como diário de um viajor. Este primeiro segmento agora teria bem posto se chamado de memórias da completação de um ano de reclusão.

Mesmo com distintos calendários e um assombroso recrudescimento da expansão do mortífero Corona vírus, o 2º semestre 2021 inicia vigoroso e prenhe de novidades. O nascituro período letivo para mim ocorre em três frentes:

1* IFES Ontem, como farei nas manhãs das quintas-feiras, participei da segunda aula do Componente curricular Pesquisa na Educação nas Ciências (compartilhado com as colegas `Manuella Villar Amado e Marcia Gonçalves Oliveira) para a primeira turma de doutorando do IFES, no câmpus de Vila Velha.

2º UFPA Sílvia Chaves (sim! a que preludia!) e eu preparamos o seminário acerca das questões epistemológica da Ciência, que ocorrerá nas tardes de segundas-feiras, a partir de 05ABRIL. Por ora falta-nos o tertius. Estamos muito na torcida que o Licurgo Peixoto da Silva vença plenamente o Corona vírus e volte a estar conosco.

3º UNIFESSPA Ao entardecer de ontem os meus orientandos de mestrado (2 de 2019 + 2 de 2020) recepcionaram os 4 mestrandos de 2021. Foram momentos sumarentos nos quais a Uiara (do IFAC, minha orientanda de doutorado da Reamec) foi competente cerimonialista. Esta manhã, quando a conversa com Daniel (de quem supervisiono o pós-doc) já se espraiava por uma hora, eu disse podíamos encerrar para que um e outro trabalhássemos; a conversa (de trabalho) com polímata se faz lazer.

2ª PARTE:

o memorável 13MAR2021 Já disse e repito que ser galardoado com um muito original Festschrift é inenarrável. A obra gestada durante 2020 por cerca três dezenas de pesquisadores do Câmpus de Uruguaiana da UNIPAMPA liderados pelos Professores Doutores Raquel Ruppenthal e Vanderlei Folmer deverá catalisar significativas contribuições à Educação nas Ciências. O selo da Editora Unijui há de qualificar o livro. Um Festschrift é descrito na edição de 19FEV).

As organizadoras da live jubilar conceberam um cosmos heliocêntrico onde o livro era um sol ao redor do qual orbitavam múltiplos planetas regidos por uma maestrina. Andréia organizava atrações que agradavam o livro. O poema da Sílvia, que se fará preludio, era uma Via-Láctea estética propulsora de estesia.



Vídeo-depoimentos trazidos de todas as geografias comoviam centenas de participantes. Aline da Silva Goulart amealhou estrelas que cintilavam com distintas emoções no chat. Estas desenharam nuvens que ilustram esta blogada.

  A entrevista jubilar falou de Educação em tempos pandêmicos e fez da Laudato Si’, uma vez mais antídoto às agressões à nossa casa comum: o planeta Terra.

Não há como narrar mais.

A P R M  Ad perpetuam rei memoriam Esta era a fórmula que se inscrevia no alto de determinadas bulas pontifícias, e que se encontra igualmente em monumentos comemorativos, medalhas etc. Para a perpétua memória das coisas.

Vivo ainda emoções que são inarráveis. Não mais as espraio. Mas, faço o registro do endereço onde é possível (re)viver a história de um momento dos mais emocionantes e gloriosos de minha jornada aqui e agora:

 A P R M https://www.youtube.com/watch?v=Q_sA5eSRcis A P R M

2 comentários:

  1. Verdadeiramente, caríssimo Áttico, a comemoração em live pelos 61 anos de docente foi concorrida! Adriana e eu, diretamente de Sorocaba-SP, compartilhamos de suas emoções, lembranças e agradecimentos, homenagens justas e sensíveis de quem o admira como pessoa pensante pela história construída em décadas. Então, nossos parabéns com abraços, ainda que à distância e virtualmente impostos por condições sanitárias, mas na esperança de que venceremos doença e estupidez, pois gostam de andar juntas. Feliz 61, Chassot!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito querido Élcio,
      ainda ontem queria responder teu comentário. Impossível. Guardei doloroso luto.
      MORREU o LICURGO. Morreu na noite de domingo, 21 de março. Não é fácil... ainda no sábado tínhamos notícias que ele estava se recuperando. Foram assim as mensagens de cada dia na última semana. Não encontrou hospital depois de continuadas busca. Ficou em barraca no pátio esperando leito. Mas na última mensagem se ficou sabendo que já conseguia respirar junto com a tubulação. As providência para o pós-op doméstico estavam sendo tomadas. Mas ele morreu ainda no hospital.
      Ele, talvez não morreria se não tivesse um governo genocida que colapsa o sistema de saúde do país.
      O Licurgo escreveu primorosa apresentação da 8ª edição do Alfabetização científica: Questões e desafios para a Educação. Ele dizia que este livro catalisara a transmutação do geofísico em um professor envolvido na Educação nas Ciências. Dia 4, Silvia Chaves (a do prelúdio do Festschrift), ele e eu começaríamos o seminário Questões epistemológica na Ciência na UFPA. Já iniciáramos a preparação.
      Em 2019, quando fui Círio de Nazaré fiquei com a família dele. Tive o privilégio de estar com sua mãe. Estou muito triste.
      Com espraiada gratidão por teu comentário,

      Excluir