TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

13NOV2020 ### PINGOS & RESPINGOS NA SEMANA DA 82ª VOLTA

 


06NOV2020# O

 ANO 15

Agenda de Lives em página

www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

3695

Está blogada traz narrativas da semana que se iniciou com a inauguração de minha 82ª viagem de hélio circum-navegação. Na edição passada, já narrei os tantos acarinhamentos recebidos. Destaco compreensões de familiares no meu declinar celebrar com um almoço comemorativo presencial meu aniversário.  

No fim de semana de então, as emoções fortes podem ser sintetizadas em um pequeno texto que enviei no domingo, 08/11, a dezenas de amigos que transcrevo a seguir: Gente muito querida! Somente agora, à tarde, ouvi os dois discursos feitos ontem à noite (quando adormeci antes de começar as falas) por Kamala Harris e Joe Biden. É com muita surpresa que devo dizer que ouvi emocionado os dois discursos. Muitos de vocês conhecem os meus (pre)conceitos acerca dos Estados Unidos! Isto, hoje, só agranda a a democracia ficar prenhe de Esperança! Com imensa alegria, me irmano com todos aqueles que possam entrar de carona nestas minhas emoções!

Claro que as emoções pela vitória Joe e Kamala (mesmo que meu fraternal amigo Edni dissesse que estávamos vibrando pelo resultado de disputa entre a Pepsi e a Coca) arrefecem quando nosso Messias de araque vê a Republiqueta cívico-militar-teocrática como um país de maricas, no qual ele se considera um vitorioso por um brasileiro morrer por causa — de maneira equivocada — de uma vacina chinesa. Também o messiânico presidente anuncia que as propostas de Biden na defesa da saúde do Planeta serão repelidas com pólvora (mesmo que esta seja uma invenção chinesas).


Para que não se diga não tenha mais falado de lives, na terça-feira, dia 10, a 70ª foi supimpa. O meu triálogo com Silvia Chaves e Licurgo Brito foi prenhe de sabedoria. Se o card que anunciava o evento do polo de Belém da Reamec, inquiria (aqui, a ação verbal foi escolhida no evocar os dolorosos tempos da inquisição, quando nós três poderíamos ser lígneo combustível a fogueiras) sobre a possibilidade de diálogos entre crentes e não crentes, a resposta foi um estelar sim. Até trouxemos ateus para falar em tradição, autoridade e revelação para sustentar crenças. Quem não assistiu a apresentação ou quer assisti-la de novo, há uma versão editada em
https://youtu.be/4wA6XnL_qnA

 Na manhã desta sexta-feira, 13, no Polo Manaus da Reamec durante o seminário 1, o trio da terça-feira volta se encontrar com díspares fazeres: Silvia, examinadora externa, Licurgo examinador interno e Chassot orientador, da doutoranda Uiara Mendes Ferraz de Pinho (Licenciada em Química, Professora do IFAC, Campus Xapuri), que apresentou à pré-qualificação a tese doutoral (RES)SIGNIFICAÇÃO NA IDENTIDADE DOCENTE DE FORMADORES DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO IFAC: reflexões e transformações para a docência. A banca formada pelos dois professores antes citados mais o doutorando Everton, reconheceu a excelente qualidade da apresentação oral e escrita do texto submetido a pré-qualificação.

Na próxima semana, entre outras atividades, participo em 18 e 19 de novembro de 2020, do Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas – SETA 2020, com o tema “Produto Educacional: perspectivas para o ensino” O SETA é um evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico - PPGET do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM.

A realização do SETA2020 catalisou que enviasse esta manhã, à Manaus esta mensagem: Meu caro Adrielson e demais colegas parceiros do Instituto Federal Amazonas envolvidos com a realização do Seta2020. Ontem, no começo da tarde, vivi uma singular emoção! Menos de 48 horas depois de tu postares em Manaus uma caixa com 6 mimos (uma caneca, uma caneta, um bloco de anotações, uma sacola, um broche e uma máscara) eu me comovia em Porto Alegre! Minhas emoções eram maiores não pelos muitos presentes, mas pela total originalidade do feito. Por eu ser um dos convidados para fazer uma palestra no evento que vocês organizam com tantos detalhes informativos e guias de orientações, mais reuniões que já fizemos, nunca antes fui brindado com tantos presentes materiais. Repito que, mais e os mimos me emocionam, a grandeza do gesto de vocês! Assim, aqui agora, minha imensa gratidão na gostosa expectativa da próxima quinta-feira, dia 19 quando estarei com vocês para nos envolvermos na buscar de alguns facilitadores para olharmos a Ciência de maneira mais fruída!

Com votos de muito bom fim de semana, Desejo que o exercício do dever cívico do voto sirva para exorcizar um pouco a última vez que votamos no aziago e tétrico 28 de outubro de 2818.

Um comentário:

  1. Caro Mestre, que este 15 de novembro de 2020 marque a retomada de um exercício cidadão mais responsável pelo processo civilizatório e a inclusão de todos nas garantias de dignidade humana.

    ResponderExcluir