TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

14AGOSTO2020 quando quarentena se fez sesquicentenária

 


 

 ANO 15

Agenda de Lives na página

EDIÇÃO

3683

A quarentena se fez sesquicentenária. Quando na final da primeira quinzena de março de definiu estarmos em tempos pandêmicos, alguns de nós fomos ao dicionário para entender o acontecera com a nosso conhecida epidemia que se transmutou em pandemia. Quando se anunciou que estávamos sob quarentena era natural que esta se espraiaria por longos quarenta dias.

Aliás, os quarenta dias são bíblicos: Dia 2 de fevereiro é dia de guarda (= feriado religioso) em muitos municípios brasileiros. Há comemorações de vários eventos: apresentação do menino Jesus ao templo e a purificação de Nossa Senhora. 2 de ferreiro é 40 dias depois do natal, pois Maria, segundo o levítico, ficara impura pelo parto.

Levítico 12:1-5 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda.

E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.

Depois ficará ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; nenhuma coisa santa tocará e não entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação.

Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.

Vale observar no texto transcrito, Jeová, mais uma vez, fazendo uma muito significativa discriminação ao gênero feminino nas diferenciadas exigências às meninas se comparado com os meninos.

Há que lembrar que destas normas judaicas houve incorporação pelo cristianismo, como por exemplo, se negava sepultamento cristão às mulheres que morriam ao dar a luz a uma criança, pois estava impura pelo sangue do parto.

Eu, enquanto primeiro de sete filhos, lembro quando se foi a igreja para batizados de meus irmãos menores, minha mãe não podia entrar na igreja até que o padre viesse na rua abençoa-la para purificá-la do parto.

Ainda lateralmente à quarentena: fui diretor de uma escola israelita; digo se numa história da Escola, se muito improvavelmente se for lembrado minha presença será como “Chassot, o breve, não durou seis meses!” Mas lembro da recomendação que recebi, de não cumprimentar dando a mão a pessoa do sexo feminino, porque: “Em Levítico 15:19-20 diz que: "Quando uma Mulher tiver fluxo de sangue que sai do corpo, a impureza da sua menstruação durará sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até a tarde, tudo sobre o que ela se deitar durante a sua menstruação ficará impuro, e tudo sobre o que ela se sentar ficará impuro."

Volto à quarentena, que se faz sesquicentenária. Sim! muito se venceram os nossos 40 dias de resguardo. Já temos quase quatro quarentenas.

Averiguei que há os que desconhecem o significado do prefixo sesqui em sesquióxido ou em sesquicentenário.

Enquanto aluno aprendi e depois como professor de Química ensinei — por exemplo que o sesquióxido de alumínio — Al2O3 — é assim nomeado por ter em sua composição 1,5 X átomos de oxigênio se comparado com o metal. Assim os FeO e o Fe2O3 são respectivamente monóxido de ferro e sesquióxido de ferro. Ou poderia lembrar que 1972, o então governo militar fez extensas badalações pelo sesquicentenário da independência e nós nos quedamos surpresos que já vivemos um 150 dias ou uma sesquicentena de dias de isolamento social.

Vou trazer, antes de encerrar, um convite, para que não ocorra como na edição anterior que uma colega da Unifesspa Marabá comentou que edição estava muito sintética. Respondi à Alessandra que o culpado era o presidente da República que resolveu ficar comportadinho para concorrer a eleição. Assim deixam de existir fanfarronices que alimentava blogares. As consequências da prática civilizada se refletem em pesquisa de opinião divulgadas ontem.

E... agora, o convite: Um curso: História da Ciência em um heptagrama

No qual se examinará Cinco revoluções científicas: entre certezas & incertezas.

Em sete encontros às terças e quintas feira de 18/08 a 08/09.

O curso é sem ônus e será certificado pelo IFPR e pela Uneb. Agradecemos ajudas de apoio ao curso, por exemplo divulgando o card criado CEAPP Salvador BA apoiador do evento.

Até a próxima sexta-feira, esperando que sigamos todos comportados, pois isso é significativo para a sanidade do Planeta.

2 comentários:

  1. Caro Mestre, lembro da primeira semana de quarentena...parecia, para muitos, que o mundo viria abaixo: a economia ruiria, o tédio pela não visita ao shopping seria fatal, blá blá blá e blá blá blá..... Então, desde quando se é preciso obcecadamente fazer obediência ao Sistema social vigente? É tão ruim ficar em casa?
    Até a ajuda financeira que, inicialmente, o BOZO negava, já veicula a ideia de continuar....de olho nas eleições, é claro!
    Quanto à "impureza feminina", que bom que EVOLUÍMOS...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Meu muito querido Mestre! É muito bom ler seus escritos! Em tempos de pandemia ainda não me inspirei escrever. Tenho acompanhado lives, o que me ajudam muito. Pretendo divulgar e assistir o curso. A temática é convidativa. Abraços

    ResponderExcluir