TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

08.- 06/11/1939 UMA DATA ESPECIAL



ANO
 14
AGENDA 2 0 1 9
EDIÇÃO
3457
Esta postagem entra em circulação nesta sexta-feira, 08/11, quando ainda vivo no esteirar da última quarta-feira. Então evoquei outro 6 de novembro: 06/11/1939. Esta é minha DN. Talvez, a informação que me é mais solicitada, quando preencho qualquer documento. Mas este ‘seis de novembro’ este ano tintou-se -- melhor seria dizer tinta-se, pois nesta sexta-feira começa a ocorrer uma muito significativa comemoração, que já se espraia há pelo menos por uma semana quando, no sábado passado de Passo Fundo vieram a Clóvia, o Fábio e a Alice com presentes, jantar que incluía uma torta com velinhas acende-apaga. Desde o começo desta tarde, a Danila e eu recebemos no Vale dos Vinhedos minhas duas filhas, meus dois filhos, dois genros, duas noras, quatro netas e quatro netos.
Não resisto fugar quatro linhas do texto para referir que o verbo espraiar, que há muito aprendi com o companheiro Olívio Dutra (bons tempos àqueles que tínhamos um Governador formado em Letras), antes tão poético ficou um tanto besuntado e mal cheiroso desde o que ocorre nas praias nordestinas.
Adicionar legenda
Mas este 6 de novembro de 1939 é muito especial. Acabo de aprender que 6 de novembro é o Dia do Sorriso. Ele não é singular, pois tem duas dimensões díspares: uma a nível micro e outra a nível macro.
Nasci em 06/11/1939, em Estação Jacuí. Era o primogênito dentre sete filhos. Deduzo que era muito esperado. Meu pai no mesmo dia foi à Restinga Seca, então distrito de Cachoeira do Sul, certamente conseguindo uma carona em trem, pois era marceneiro da Viação Férrea e fez o registro 5555 no Cartório Magoga. Era o dia que me inaugurava na vida cidadã. Assim, na última quarta-feira eu completei a minha 80ª volta ao redor do Sol. E no menosprezar os números primos, há que se celebrar os números redondos.
O motivo destas estendidas comemorações é celebrar a vida que me tem sido tão generosa e tão plena de saberes e de sabores. É muito bom poder viver cercado de muitas pessoas que me amam e que eu amo muito. Isto é motivo suficiente para acarinhar e ser acarinhado.
Também pelos múltiplos acarinhares me sirvo deste texto para agradecer as inúmeras manifestações de júbilo por eu me tornar oitentinha. Eram amigos próximos que tinham adesão de dezenas de pessoas que são meus leitores, alun
os, orientados, ex-alunos... que agradeciam desejavam a continuidade de meus fazeres. Mensagens nas redes sociais, telefonemas, mimos... são tantos que peço considerem a minha gratidão. Reconheço que com tantos prognósticos promissores ofertados é muito bom fazer 80 anos.
Este mesmo 06/11/1939 que aqui e agora enseja celebrações tem outra marca dolorosa, não de alegria, mas de luto. Não apenas enlutamento por quase duas centenas de professores universitários que foram exterminados e que se narra a seguir. Mas, e especialmente nestes tempos tumultuosos nos deve servir de alerta situações de governos nazifascistas em diferentes geografias. Eis um exemplo do que acontecia há 80 anos e que alguns ensaiam repetir.
A nível macro, desde janeiro de 2015, quando estive na Polônia, pela primeira vez, o dia do meu nascimento se tintou de luto e dor. Quando visitei uma das mais antigas universidades da Europa, ao lado das muitas exposições era me recordado um fato que conhecera dias antes no Museu Oskar Schindler: no dia 6 de novembro de 1939, os nazistas, que desde 01 de setembro de 1939 ocupavam a Polônia, convocaram os professores e cientistas mais eminentes da país para uma aula inaugural na Universidade Jagiellonian. Em sua totalidade, os 184 que atenderam a convocação, foram presos e deportados pelos nazistas para campo de concentração onde foram mortos. O meu 6 de novembro de 1939 ficou muito diferente.

6 comentários:

  1. Chassot, caríssimo! Permita-me destoar em comentário sobre esta postagem e, ao mesmo tempo, expressar o meu sentir compartilhando por teu blog: estamos festejando LULA LIVRE!!! Enfim, o Supremo fez o que a Constituição Federal determina que se faça. A discussão de condenação em 2ª Instância, assunto já contemplado na CF-1988, é incabível, já que o Trânsito em Julgado é cláusula pétrea. Então, nada mais fez o STF do que cumprir a Constituição, da qual, deve ele, ser o guardião e cumpridor fiel. Lula está LIVRE, meu amigo, e com colossal orgulho, misturado às lágrimas, escrevo estas linhas para ti e para os blogadores deste democrático espaço. Se, por fim, tal manifestação não deve acontecer nesta página, perdoe-me. És tu a primeira pessoa com quem compartilho, depois de Adriana, minha esposa, que comigo também compartilha lágrimas. Na solidariedade de sonhos e de amor ao Brasil, nosso abraço de LULA LIVRE!

    ResponderExcluir
  2. Lula Libre!!! Es un comienzo de una "Nuestra América" Libre. Saludamos desde Uruguay con "saudade" de un futuro mejor para Chile, Brasil, Argentina, Uruguay....
    Prof. Enzo Fagúndez

    ResponderExcluir
  3. A very awesome blog post. We are really grateful for your blog post. You will find a lot of approaches after visiting your post Also visit my website:
    야설

    ResponderExcluir
  4. I like what you guys are up also. Such clever work and reporting! Carry on the excellent works guys I?|ve incorporated you guys to my blogroll. I think it will improve the value of my website. Feel free to visit my website; 한국야동

    ResponderExcluir
  5. I’ve been following your web site for some time now and finally, I decided to write this post in order to thank you for providing us such a fine content!!! Feel free to visit my website;
    국산야동

    ResponderExcluir
  6. I found your blog while I was webs writing to find the above information. Your writing has helped me a lot. I'll write a nice post by quoting your post. Feel free to visit my website; 일본야동

    ResponderExcluir