TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

09.- Das emoções de ser professor



ANO
 14
AGENDA 2 0 1 9
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3413
Recordava haver uma citação bíblica que referia algo como: “Não se acende um candeeiro para colocar embaixo da cama, mas sim em lugar de destaque para que ilumine todo ambiente.”
 Não a encontrei na bíblia que tenho em meu smartphone e que uso mais do que aquela que está à vista d’olhos na minha mesa de trabalho e surpreendeu na noite da última terça-feira meus queridos Maria das Graças Cleophas (UNILA) e Jorge Messeder (IFRJ) que me alegraram com suas muito queridas presenças, aqui na Morada dos Afagos, na última terça-feira.
Quis, com meu texto bíblico, provavelmente apócrifo, justificar o catapultar o comentário a última blogada do escritor sorocabano Élcio Mario Pinto: Chassot, querido e caro amigo! De volta às teclas vejo-me diante de uma de suas ótimas blogadas. Somamos aos teus sentires: Dri, em consultas médicas, diz do que a fez adoecer. São as mesmas causas com sintomas que se prolongam. De minha parte, já senti de tudo, dos males físicos aos emocionais, incluindo insônia, náusea e memórias esquecidas. De um pesadelo interminável deito-me com as letras e delas retiro sopro para viver. Darei meu quinhão de participação, dentre outras formas, pela escrita, retratando os tempos - não loucos, por respeito e consideração aos que não contam com consciência como a entendemos -, perversos na acertada manifestação de Eliane Brum. Na amizade compartilhada, até para suportar dias doentios, festejo os 13 anos do teu blogue. Insista e resista, meu amigo. Vamos festejar os 15 anos, ainda que sejamos poucos compartilhando. Só não fiquemos calados. Entre os católicos existe um canto muito bonito e cheio de entusiasmo e vivacidade com esta letra: "Se calarem a voz dos profetas / as pedras falarão" - de Antônio Cardoso em:(http://www.suasletras.com/letra/Catolicas/Se-Calarem-A-Voz-Dos-Profetas/132008). Era um de nossos cantos nos bons tempos da Teologia da Libertação. Ficam as saudades e a vida rebrota de outra forma, porque se a Natureza nos ensina é que a vida, sempre, sempre encontra um meio. Solidário, abraço-te!  
O filósofo Vanderlei Gularte Farias de Frederico Westphalen não diz menos, na mesma edição: Milhões de brasileiros permitiram o renascer da Barbárie. Em pleno século XXI. Falhamos na fixação da Memória histórica...Claro, com a adição de outros aspectos...Resistiremos e faremos disso uma inesquecível lição para as próximas gerações...Abraços
Ainda, duas anotações de meu diário: uma de ontem e outra de amanhã.
A primeira: Na última segunda, terça e quarta-feira participei na Unisinos Cãmpus Porto Alegre (que associa luxo e beleza) do 17º Simpósio de Educação Química, organizado pela Sociedade Brasileira de Química. Fui distinguido com o convite para fazer a fala de abertura e me foi outorgado o título de Presidente de Honra do 17º Simpequi. Além da qualidade acadêmica do evento, merece destaque a oportunidade de estar junto com amigas e amigosto nestes momentos tão tristes da brasilidade.
A segunda: parto, nesta segunda-feira, para uma jornada de 11 dias, em três estados, das quais dou notícia da primeira etapa, agora. Nas próximas segunda, terça e quarta-feira, estarei em São Carlos e em Araraquara para seis falas, em três dias em três das mais importantes Universidades da América Latina.
O convite provem da Universidade Federal de São Carlos para participar da XVI Semana da Química da UFSCar, onde ao entardecer de segunda faço a conferência de abertura: Uma brecha entre o nosso passado e o futuro. À noite, participo da mesa-redonda: com colegas da área. Minha pergunta será: Por que (não) quero ser professor? Na manhã de quarta-feira, numa programação conjunta do CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS e do
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA da UFSCar profiro a palestra A Ciência é masculina? É, Sim Senhora! Esta mesma palestra apresentarei no entardecer da terça-feira, no Câmpus da UNESP de Araraquara e no fim da tarde de quarta-feira no Instituto de Química da USP de São Carlos.
Ainda na segunda-feira, participarei de uma gravação no estúdio da rádio UFSCar acerca de meu livro Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto, esgotado há muito.
Estas seis atividades em três Universidades, me fazem reconhecido pelos convites. Sou imensamente grato à Comissão Organizadora da XVI Semana da Química da UFSCar, especialmente à Karine Zanotti, que durante meses teceu uma agenda não tão simples. Escrevi, há um tempo, em uma mensagem: se um dia tiver problemas por abstinência de palestras a realizar, vou pedir a Karine Zanotti, que organize um tour como este dos dias 12,13 e 14 de agosto de 2019. Obrigado a cada uma e cada que se envolveram nesta tessitura. Espero dar conta das expectativas neste tríduo agustino.


5 comentários:

  1. Nasci na sala de aula: filho de professora de Língua Portuguesa, minha mãe me levava consigo para a escola desde muito infante, visto não ter com quem me deixar nas noites quando meu pai viajava. No início, nada além do balançar da voz dela contando as belas histórias de Alencar ou Assis. Depois de um tempo, já conseguia entender palavras, e ainda me lembro de quando lia "meus oito anos" ou "I-Juca Pirama". De quando em vez, dizia: "você vai ser médico", mas minha mãe não percebia a semente que plantava e regava em meu coração. Uma vez crescido, a voz de querer-me médico ainda ressoava aos meus ouvidos, contudo era sujeito cativo ao predicado das palavras - somente restou-me a sala de aula. Após uma palestra sobre a minha profissão na escola em que meu filho estuda perguntaram-me: "o que o senhor seria se não fosse professor", nem pestanejei a resposta, pois a sabia de pronto: "infeliz", foi o que respondi.

    ResponderExcluir
  2. Olá Meu Caro Mestre!
    Vejo que estás em pleno movimento acadêmico e de grandes interlocuções BRASIL afora, em locais tão distintos. Também não tens deixado por menos as críticas ao período fascista que vivemos, nesta escolha eleitoral equivocada que está nos levando a um período porque não dizer MEDIEVAL. Sucesso nas tuas andanças e aguardo um momento de tua agenda para trocarmos confidências. Abraço do JB

    ResponderExcluir
  3. Bom dia de segunda-feira, amigo caro Chassot! Registro que tocou-me a postagem de Daniel Aldo Soares pela resposta oferecida: "o que o senhor seria se não fosse professor", eis o que ele diz: "infeliz". Nesta tua blogada, Áttico, a conspiração universal nos une, ainda que distantes, geograficamente: em breve devo passar por São Carlos, Rio Claro e Itirapina/SP, pesquisando sobre a infância do primeiro bispo de Sorocaba, o saudoso Dom José Carlos de Aguirre. Receba minha gratidão por compartilhar, nesta blogada, minha singela escrita, feita com todo o sentimento e com a saúde e a doença juntas, pois é assim que temos vividos os tempos nocivos de Gestão nacional. Aproveito para citar o que tenho pensado: num dos filmes "As Crônicas de Nárnia", o protagonista Aslam - um leão - pergunta à jovem que acabou apagando a história para tornar-se quem admirava. Disse: "o que foi que você fez, filha?" É a pergunta que repito aos inconscientes que defendem o atual Governo: "o que foi que você fez?" Aos conscientes não faço a mesma pergunta, porque sabem o que fazem e não se arrependem, afinal, têm interesses e o que é pior, identidade com a tal Gestão (indigesta!). Sobre o texto bíblico, creio que já encontraste, mas permita-me contribuir: Mateus: 5,15 e Lucas: 11,33. Tua "Morada do Afago" é de uma simpatia e aconchego tão atraentes que chega a nos convidar. Brindemos à amizade, à identidade do que realizamos pelos quereres e sonhos alimentados. Parabéns pela tua saúde em atender tantos convites e pelas justas homenagens recebidas. Que tuas caminhadas unam e se fortaleçam em energias de luta e resistência. Por falar em ambas, indico o caloroso discurso do reitor da UnB aos parlamentares do Brasil. Desta Sorocaba, agora em rota de calor, passado o inverno, nosso abraço de admiração!

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Elcio, nuito obrigado pelo teu contato. Por problemas tecnicos devo ser breve. Apenas dois comentarios: 1)nas minhas migracoes na segunda e na quarta soube que nos tangenciavamos geograficamente. 2) o Daniel Aldo Soares, que nos emocionou com sua resposta, eh desde ontem um parceiro muito especial: fizemos ontem um contrato para 1,5 ano de um estagio pos-doutoral. com espraoada admiracao

    ResponderExcluir
  5. Caro Mestre, estive pensando sobre a citação bíblica referida no início do texto. Penso que há muito candeeiros, potentes inclusive. A questão é: Como fazer com que ocupem lugar de destaque? O obscurantismo proporcionado por uma espetacularização das futilidades do entretenimento que hegemoniza a sociedade é muito forte. Quando acordaremos deste sono por uma dose cavalar de submissão à tirania do Deus "mercado"??? Resistiremos...Abraços

    ResponderExcluir