TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 21 de junho de 2019

21--- É um ponto de outra galáxia



ANO
 13
AGENDA 2 0 1 9
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3407
Usualmente, as pessoas dizem que Escola SESC de Ensino Médio é ponto fora da curva na educação brasileira. Discordo. É um ponto em uma outra galáxia.... porque tudo aqui é tão diferente do que nós temos mesmo nas melhores escolas brasileira. A afirmação talvez coubesse se estivéssemos na Finlândia ou na Coreia do Sul, mas não na América Latina e muito menos do Brasil. Já falei aqui dessa escola muito especial quando eu estive pela primeira vez aqui, em agosto do ano passado. Agora, estou desde a sexta-feira, 14JUN ficando até a tarde de domingo. Tenho o privilégio de conviver aqui por 10 dias numa experiência que me leva a dizer a toda hora “pena que a maioria (quase a totalidade) dos estudantes jamais terá algo nem assemelhado!”
Esta é a terceira de quatro etapas de minha mega jornada junina. Depois de 12 dias em Marabá e 7 dias em Manaus os 10 dias aqui são antecedidos pelos quatro dias que fico em Marabá a partir desta segunda-feira.
Depois deste preâmbulo, esta blogada constará primeiro de breve relato sobre a escola, apoiado em texto que escrevi em agosto de 2018. É preciso lembrar que na internet, especialmente no YouTube, há vários filmes que melhor descrevem a escola do que eu posso fazer aqui. Basta colocar como busca Escola SESC de Ensino Médio. Após farei a transcrição do meu diário de bordo dos 10 dias.
(Foto da página da escola)   A Escola SESC de Ensino Médio se caracteriza por oferecer uma educação efetivamente integral para uma comunidade de alunos e alunas que representa a vasta diversidade cultural brasileira. Os estudantes vêm de todos os estados do Brasil (selecionados dentro da cota de vagas para cada uma das 27 unidades da federação) para formar, juntamente com a equipe de educadores, uma comunidade de aprendizagem. Instalada em um campus de 131 mil metros quadrados em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A instituição conta com uma privilegiada estrutura de ensino, com Espaço Cultural, teatro, laboratórios, biblioteca, ateliês de arte, complexo esportivo, restaurante, além das vilas residenciais para quase 500 alunos e alunas dos três anos do Ensino médio. Dos cerca de 80 professores a metade mora em vilas especiais para professores no campus. As salas de aula foram projetadas para atender até 15 estudantes.
Estudar na Escola Sesc de Ensino Médio confere a todos os alunos e alunas direito ao material pedagógico (incluindo um notebook), uniformes, moradia, alimentação, assistências médica e odontológica.
A oportunidade de viver a experiência da residência é uma das faces mais ricas do projeto da Escola SESC de Ensino Médio. Viver como residente traz a possibilidade do profundo desenvolvimento da autonomia, estimula trocas entre jovens oriundos de todas as regiões do país, aproxima professores e alunos, e permite a construção de valores de cidadania. O principal objetivo da Escola é a efetiva transformação da vida dos jovens, que se desenvolvem sob todos os pontos de vista e concluem o Ensino Médio prontos para seus projetos de vida.
É preciso responder a uma natural pergunta: quando universidades, institutos federais e escolas públicas de redes das diferentes esferas então à míngua de onde vem essa abundância de recursos para esta Escola? A resposta é fácil! Milhões de empregados no comércio (e em serviços assemelhados) descontam uma vez ao ano 1% da contribuição previdenciária que se destinam a organizações do sistema S (Sesi, Sesc, Senar...). Claro que o Drácula da Economia brasileiro já avisou quanto ele vai chupar de sangue para o seu domínio. Isto é (quase) trágico.
A Escola de Ensino Médio do Rio de Janeiro é um dos exemplos dos muitos que se poderia fazer aumentando o número de escolas do SESC Já para todos os Estados da Federação.
O exemplo de uma Educação gratuita e de qualidade destinada a estudantes do ensino médio oriundos de famílias cuja renda não é maior que três salários mínimos deve frutificar.
Agora, excerto do diário de bordos de cada um dos 10 dias de minha sumarenta residência.
01*SEX14 Era cerca de 20 horas quando procedente de Manaus, via Brasília chegava ao Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro. Era de maneira muito atenciosa esperado pelo professor Gustavo de Paula, coordenador da área de Ciências da Natureza da Escola SESC de Ensino Médio. No trecho até a escola preparamos a semana de residência organizando programas e falando de expectativas dos dois lados. Quando eu cheguei a escola no bairro Jacarepaguá mais uma vez eu me encantei com o campus magnífico que conhecera em agosto.
Estou instalado em um apartamento no bloco 7 Vila dos Professores. Havia frutas, sucos e biscoitos para comer. Muito conforto, são três dormitórios, dos quais 2 são suítes equipamentos inclusive impressora filtros etc. Estou mais uma vez encantado com a escola. Era quase meia-noite quando fui deitar
02*SAB15 O meu sábado começou comigo perdendo o café que encerrava às 8 horas, pois não encontrava o restaurante. Pela manhã o professor Fred foi um anfitrião incansável, resolvendo problemas de internet e outras conexões. Passeamos pelo Câmpus com um carro elétrico para conhecer algumas das muitas dependências almoçamos juntos ao meio-dia a tarde eparei a primeira das falas da semana. À noite fui à residência do professor Gustavo onde sua esposa Melissa e seu sogro Mister Mark me receberam para muito saboroso jantar no qual me encantei com os gêmeos Samuel e Cecília de cinco anos. Foi uma noite de excelente conversação.
 03*DOM16 Pela manhã todo domingo dediquei à preparação de duas falas para semana e um texto para os alunos da Unifesspa em Marabá. À tarde com professor Fredi e o professor Claudinho e 8 alunos da Escola fomos ao Museu de Astronomia e Ciências Afins junto Observatório Nacional. Assistimos entre o material de exposição permanente a uma exposição temporária comemorativa ao Eclipse de Sobral, onde foram os ratificados algumas teorias de Einstein. Foi uma tarde altamente científica vendo os meus conhecimentos de astronomia ainda são muito poucos.
 Jantei na simpática companhia da Alana, uma aluna do segundo ano proveniente de Rondônia; surpreendeu-me a sua sagacidade e seu conhecimento de história.A uma filha de borracheiro usufrui aqui uma escola de excelência e sabe aproveita-la.
04*SEG17 Depois de uma noite insone consegui preparar a fala da tarde que foi para 150 alunos e cerca de 10 professores. O assunto: assestando óculos para olhar o mundo foi muito apreciado tanto pelos professores como pelos alunos. A noite, ao retornar da janta aconteceu um fato pitoresco: eu me perdi no Campus e não achava como chegar no meu apartamento; de repente um aluno veio ao meu auxílio e me orientou onde era. Então ele depois disse: “me disseram que o senhor é o Einstein brasileiro” Eu disse ao David, de Brasília, podes então contar que tu mostraste a direção da casa ao Einstein brasileiro que estava perdido.
Quase 24 horas depois de ter postado o texto que precede correspondente a edição de 21JUN2019, complemento com estes extratos de meu diário de bordo a presente edição. Peço aos meus leitores que relevem o atraso.
05*TER18 A terça-feira, dia do Químico, certamente foi o dia com a programação mais extensa. Pela manhã foi a inauguração da passarela Caminho das Ciências: em cada canto um canto Nesta passarela foi inaugurada também uma galeria com os nomes com fotografias de vários cientistas e eu surpreendi-me com uma foto minha próxima às homenagens Copérnico e Marie Curie.
Entre as várias atrações houve a presença de 28 alunos do 9º ano de uma escola pública municipal dos arredores do campus de uma vieram, a convite, à Escola SESC. Estes foram convidados a fazer duas oficinas uma delas sobre laboratório e cozinha preparando refrigerante, sorvete e uma salada que buscava uma variedade de elementos químicos. Uma segunda oficina foi acerca de energia e luz com várias experiências muito significativas que os estudantes visitantes não só podiam admirar mas realizar os experimentos. Após estas atividades, fiquei emocionado como o convite de 8 monitores (que orientaram os estudantes visitantes) para almoçar junto com eles, quando no cardápio havia bobó de camarão. Mas, mais que admirar o cardápio saboreei nossa conversação na qual me senti muito homenageado.
À noite Prof. Dr. Jorge C. Messeder, Coordenador do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e o Eduardo, vieram de Niterói para celebrar o Dia do Químico. Fomos a fino shopping Barra da Tijuca. Jantamos em um restaurante argentino e Baco foi homenageado vinhos cuidadosamente selecionados pelo Messeder, que nisso tem expertise.
06*QUA19 Quarta-feira pela manhã atendi o convite para assistir a apresentação de algumas propostas de intervenção dos estudantes do 1º ano, como encerrameda Natureza. Gostaria de reforçar o convite e que seria uma honra tê-lo conosco. Os relatos foram das intervenções que fizeram no sentido da melhoria no curso do Rio Fundo lindeiro ao Câmpus um trabalho muito significativo e com posturas políticas agradavelmente surpresas.
A tarde fiz uma palestra acerca da integração dos saberes para professores das diversas áreas mostraram-se muito entusiasmados com as análises que fiz. Após fui para um café com alguns professores no mezanino do teatro. Mais agradáveis surpresas pelas posturas políticas dos meus colegas.
 À noite, em companhia do professor Fredi e da Ana, sua esposa e do filho Eduardo fomos a jantar no subúrbio do Rio de Janeiro no bairro Cachambi. Foi uma noite muito agradável na qual olhamos histórias e tecemos expectativas.
07*QUI20 O feriado de Corpus Christi foi muito bem aproveitado, pois religiosos ou não, celebramos a folga. Liderados Professor Fredi, Ana e Dudu, nas atenciosas companhias do Luis e da Luisa e com a preciosa companhia da professora Inah, uma das fundadoras da Escola SESC Ensino Médio, hoje aposentada, fomos ao Pavilhão de São Cristóvão onde fica o Centro de Tradições Nordestinas aproveitando bastante da festa junina e almoçamos muito bem, previamente abençoados pelas muitas imagens do Padre Cícero. Ao retornar ao Câmpus declinei do jantar, tal meu cansaço.
08*SEX21 Na manhã de sexta-feira me dediquei a preparar as duas falas que teria a tarde. E assim foi: das 15h às 16h horas falei para um grupo de alunos que fazem iniciação científica discutimos alguns assuntos interessantes sobre Ciência. Não foi sem emoção que na manhã de sábado um aluno veio dizer-me que gostou das propostas de Feyerabend que eu apresentara. Das 16h às 18h fiz uma palestra mais ampla sobre o livro A ciência é masculina? É, sim senhora. As duas atividades tiveram manifestações de muito agrado. À noite jantei com a Tainara da Paraíba que me fez durante a janta perguntas de uma entrevista que ela desenvolve.
 09*SAB22 Na manhã de sábado fiz a fala: Para formar jardineiros para cuidar do Planeta para cerca de 30 monitores do grupo ciência e meio ambiente, liderados pelo professor Fredi. Deixei um tema para casa: Pesquisar acerca da Encíclica Laudato Si’.
Após almoçar com um grupo de professores, por mordomia oferecida pelo Fredi, saímos do Câmpus para ele me mostrar que o Rio de Janeiro ainda tem mar. Vi os espaços olímpicos de quando o Rio sediou as Olimpíadas e eu conheci varias praias muito lindas.
10*DOM23 Para a tarde de domingo está previsto o meu retorno a Marabá. Assim, junto aos 12 dias que estive em Marabá, na última semana de mais e primeiro de junho, os 7dias em Manaus e estes 10 dias de Escola SESC de Ensino Médio, mais a estada de segunda à sexta-feira em Marabá, para em 28 de junho voltar a Porto Alegre.
  

5 comentários:

  1. Alô, amigo Chassot! Creio que devemos tratar de viagens, no plural, afinal, são muitas as paragens com diversos conteúdos e o melhor, com pessoas em plena e franca afinidades. Em outro momento já comentei que houve alteração nos mapas de família e de amigos depois do resultado da eleição presidencial 2018. Então, estar entre pessoas com afinidades é uma maravilhosa recompensa para quem campeia e semeia, ao mesmo tempo, com o coração, a voz e a mente pelo conhecimento de Liberdade. De meu lado, saiba que passei parte do feriado prolongado pintando alguns espaços da casa. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Professor querido, não tenho como expressar a minha admiração por toda a sua dedicação a educação. Uma dedicação que me inspira todos os dias nos meus afazeres mais corriqueiros da atividade docente. Por mais simples que seja a tarefa, sempre será realizada com dedicação e apreço por aquele com quem compartilho. Sempre com respeito a história do aprendiz, que já traz dentro de si uma grande experiência.
    Sempre é uma inspiração lê-lo, ouvi-lo e acompanhá-lo. Muito obrigada por tudo que compartilhou conosco esses dias, deixando- nos mais sensíveis para as questões da educação, do ensino, das ciências, da vida... Que seu retorno em nossa escola seja logo! Uma grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot! Foi muito gratificante ler a descrição que fazes da Escola Sesc de Ensino Médio. Acho que pode-se classificar como um "oásis" de Educação neste nosso querido país, tão ferido pelo obscurantismo. Caso pudéssemos fazer os investimentos em Educação, prometidos por cada político em tempo de campanhas eleitoreiras, todas as nossa escolas de Ensino Médio seriam assim, ou muito próxima disso.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Quem quer que esteja lendo este testemunho hoje deve comemorar comigo e com minha família porque tudo começou como uma piada para algumas pessoas e outras disseram que era impossível. Meu nome é leonor e eu sou de lisboa, mas eu mudo para Chicago EUA com minha esposa. Estou feliz casado com dois filhos e uma linda esposa. Algo terrível aconteceu com minha família, perdi meu emprego e minha esposa deixou minha casa porque eu não podia cuidar bem de mim e da família. dela e dos meus filhos naquele momento em particular. Eu consegui por nove anos, nenhuma esposa para me apoiar para cuidar bem dos filhos. Eu tento enviar uma mensagem de teste para minha esposa, mas ela me impede de falar com ela Eu tento falar com sua amiga e seus familiares, mas ainda sei que alguém poderia me ajudar e eu tenho enviado o pedido mais tarde para tantas empresas, mas ainda assim Não me ligue, até que chegue um dia fiel que nunca esquecerei em minha vida. Quando encontrei um velho amigo meu a quem expliquei todas as minhas dificuldades e ele me contou sobre um grande homem que o ajudou a conseguir um bom emprego na empresa de coca cola e ele me disse que o seu um feitiço, mas eu sou uma pessoa que nunca acredita em conjuradores, mas eu decidi dar-lhe uma tentativa e seu nome é Drosagiede ele me instruiu e me mostrou o que fazer nestes três dias de almoço o feitiço. Eu sigo todas as instruções e faço o que ele me pediu para fazer bem. ele se certifica de que tudo correu bem e que minha esposa me veria novamente depois de um trabalho maravilhoso em Drosagiede. Minha esposa me chama com um número desconhecido e pediu desculpas e ela me disse que ela realmente sente falta de mim e nossos filhos e minha esposa voltar para casa. E depois de dois dias uma empresa que tenho enviado minha carta de agradecimento chamado, agora eu sou o gerente de companhia exemplar aqui nos EUA. Aconselho-o se tiver algum problema envie uma mensagem para este email: doctorosagide75@gmail.com e obterá o melhor resultado. Tome as coisas como garantidas e isso será tirado de você. Eu te desejo o melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido Èlcio,
      esta postagem que estranhas deve ter sido postada em muitos blogues uma abobalhado.
      Ia deletá-la mas para ter significado esta resposta deixei.
      De vez em vez, aparecem mensagens messiânicas. Tu viste que um hacker depositou 39 kg de cocaína em um dos aviões da comitiva que leva o nosso messias ao G20. A família mafiosa NÃO ESTÁ LIVRE DA SUSPEITA DE TER MATADO MARIELI...

      Excluir