TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 31 de maio de 2019

31.— Os idiotas úteis, mostram no 30M que NÂO são imbecis



ANO
 13
AGENDA2 0 1 9
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3406
A postagem desta edição do blogue ocorre, mais uma vez, desde Marabá /PA, quando quase completo a primeira das cinco semanas consecutivas que estarei fora de Porto Alegre. Na edição de hoje gostaria de registrar as emoções vividas nesta quinta-feira, 30 de maio, dia no qual mais de um milhão de pessoas, em mais de 200 cidades de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal se uniram à população para pedir a continuidade de uma educação pública gratuita e de qualidade. Críticas à reforma da Previdência foram também muito significativas.
Eu participei das manifestações com os meus colegas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e também com professores e alunos do IFPA, Câmpus Marabá pedindo pela continuidade das Universidades públicas e dos Institutos federais. Não é sem temor que se ouve do governo da República propostas de cobrar mensalidades ou até a catastrófica tentativa de privatizar Universidades e Institutos federais.
Éramos cerca de mil pessoas que percorremos sob sol que fazia temperaturas maiores de 40º graus. Nem sempre era fácil de caminhar por ruas onde a irregularidade dos calçamentos tornava mais penosa a marcha de mais de três quilômetros.
Cedo, vestindo a camiseta em defesa da educação pública da ADUFRGS, que usara no 15M, juntei-me aos professores e alunos da UNIFESSPA no Campus Um. Os cartazes produzidos pelos participantes eram de singular criatividade. Quando deixamos o Câmpus para caminhar por modernas avenidas e por tortuosas vielas, participantes foram generosos no emprestar ao alienígena desprevenido protetor solar e um chapéu; depois ganhei, ainda, um guarda chuva (ou uma útil e prática sombrinha) para me proteger do sol canicular. Em um dado momento, talvez por ser eu o mais anoso dos participantes, fui instado, muitas vezes, a ficar dentro de um dos carros do cortejo, quando a trajetória era mais íngreme e mais difícil para caminhar.
Retornados ao campus Um, as lideranças apresentaram pautas preparativas à greve geral do dia 14 de junho. A avaliação de que as manifestações do 15M foram mais numerosas é verdadeira e explicável. Então participaram outros movimentos sindicais. Agora foram apenas os professores e aluno dos sistemas federais. Mas, há unanimidade de que os participantes ontem foram em número bem maior que os de domingo em apoio ao presidente.
À tarde, participei de uma palestra proferida pelo Prof. Dr. Rômulo Angélica, da UFPA, docente visitante Sênior na UNIFESSPA, como eu, acerca de plágio e auto-plágio no Programa de pós-graduação em Química.
Neste evento, à minha primeira intervenção, disse às referências que ilustre conferencista já fizera [homenagem ao Dia do Geólogo (dia 30/05) e homenagem ao Dia do Geógrafo (dia 29/05] eu era obrigado a lembrar que hoje é também um dia muito especial em que milhares de professoras, professores, alunas e alunos foram às ruas para pedir a continuidade de uma educação pública e gratuita. Acrescentei que alguns desses que enfrentaram calor de mais de 40º graus e estiveram nas ruas de todo Brasil pedindo por Educação, agora, estamos presentes aqui na sala.
Como se vê não tem sentido a grotesca aparição do ministro ‘dito’ da Educação, de guarda-chuva, para se proteger das ‘fake news’ que diziam haver protestos nas ruas. Parece que o ministro vive em outro planeta, que muito provavelmente, plano.

5 comentários:

  1. Caro Chassot: estarrece, cada vez mais, o flerte das autoridades da educação com o obscurantismo. O teu guarda-chuvas estava plenamente justificado... o dele, uma aberração. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito querido amigo e colega Garin!
      que surpresa tua presença aqui. Evoco tempos em que diariamente trocávamos comentários em nossos blogues.
      Hoje, nem a cada semana conseguimos nos ler.
      Um bom junho desde Marabá, attico chassot

      Excluir
  2. Muito bom sábado, meu amigo viajor, Chassot! É sempre bom lembrar, para os de dentro e para os de fora, que a maioria não defende o que a Administração nacional realiza. É sempre bom lembrar que Haddad teve 47 milhões de votos; que as Universidades e os Institutos Federais não foram construídos por estes que querem demoli-los; que a atual e abestalhada Situação não é unanimidade e que temos força e conhecimento comprovando e demonstrando quem são os idiotas sem tratá-los da mesma forma que nos tratam, afinal, somos melhores, sem prepotência, porque não precisamos dela e nem deles. Parabéns pela caminhada, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito querido Élcio,
      obrigado por tua continuada presença aqui.
      Dentre mais de uma centena de leitores a cada dias, o meu reconhecimento por tua sempre querida fidelização.
      Ao meu reconhecimento a tua presença aqui, meus votos de um sumarento junho

      Excluir
    2. Muito querido Élcio,
      obrigado por tua continuada presença aqui.
      Dentre mais de uma centena de leitores a cada dias, o meu reconhecimento por tua sempre querida fidelização.
      Ao meu reconhecimento a tua presença aqui, meus votos de um sumarento junho

      Excluir