TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

19.-Uma semana com muitos (a)fazeres...


ANO
 13
Livraria virtual
Www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3380
No dia do professor (segunda, 15/10) fiz minha quase estreia no Instagram com a postagem: Em um Dia do Professor é oportuno comparar currículos. Aos brasileiros estão sendo oferecidos dois: um deles é bacharel em Direito, mestre em Ciências Políticas, doutor em Filosofia e Professor da USP. O outro parece ter um curso de paraquedista no glorioso exército nacional. Eu já escolhi o meu. E tu?
Uma foto não muito acadêmica, o ensejo de cumprimentar o professor de milhares de ex-alunos é a facilidade de responder o interrogante que conclui a pergunta catapulta em cerca de quatro horas a 700 curtidas (já no dia seguinte). 
No anoitecer de quarta-feira (17/10) com a Profa. Danila Mendonça encerrava uma jornada goiana de 10 dias onde houve no IFGoiás, Câmpus Inhumas, aulas no ensino técnico médio. Aula na licenciatura em Química, duas palestras e um minicurso e ainda uma palestra na UFG (Goiânia) e na UEG (Anápolis). 
ultrapassa mil) e mais de 100 comentário.
Ao começar o dia de hoje postava: Nesta quinta e sexta-feiras (18 e 19) participo do 38º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Vivo uma emoção muito especial por ter ajudado a fundar este evento que há 38 anos reúne, a cada outubro, mulheres e homens voltados à E química. Mesmo sendo um evento estadual é significativo que desde as primeiras edições há a participação de colegas de outros estados.
Na sessão solene de abertura na quinta foi solicitado que eu fizesse uma fala acerca da história do evento que teve sua primeira edição em 1980. Disse que seria indisciplinado e que ao invés de falar do passado era urgente que falasse do presente e fiz então uma breve análise do que temos pela frente até o dia da votação do segundo turno da eleição presidencial mostrando as diferenças entre os dois candidatos.
Fui extensa e intensamente aplaudido por um auditório de cerca de 400 pessoas.
Lamentavelmente não podemos nos iludir acerca do lócus onde ocorreu esta fala, pois à noite ao ouvir resultados das últimas pesquisas acerca senti-me como se tivesse feito uma pesquisa acerca do aborto em um convento de carmelitas ou seja a amostra que me aplaudiu não representativa da situação nacional.
É lamentável que mesmo entre professoras universitárias haja aquelas que vão votar com o coiso. Isto me parece simplesmente incrível.
  Na manhã desta sexta-feira ministrei a segunda parte de minicurso iniciada ontem. Assisti uma mesa redonda: O uso de tecnologias para incluir e excluir no ensino de Química, onde ao final para minha foi muito significativo destacar a intervenção de meu ex-aluno Prof. Dr. Marcelo Eichler da UFRGS. A tarde assistia a uma sumarenta roda de conversas com pesquisadores de Educação Química.
Ainda à tarde, entre várias atividades paralelas, ocorreu uma sessão de lançamento de livros, onde apresentei, enquanto autor do posfácio, o POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL PÓS-GOLPE, editado pela Editora Metodista IPA que tem como organizadores: Jose Clovis de Azevedo e Jonas Tarcísio Reis. Após apresentar o livro li trecho do posfácio para a seguir o Guy Barcellos narrar algo de sua vivência da politecnia marca da gestão de Jose Clovis de Azevedo enquanto Secretário Estadual de Educação. A politecnia está hoje esfacelada no ensino médio na rede estadual
No encerramento do evento recebi uma emocionante homenagem pelos meus 38 anos de Edeq. O Prof. Dr. Guy Barros Barcellos emocionou ao auditório e a mim. Algo inarredável aqui. Eu agradeci retornando a minha fala na abertura na manhã de ontem.
Agora já combinamos que 24 e 25 de outubro de 2019 nos encontraremos na Univates em Lajeado

4 comentários:

  1. Orkut, Facebook, Instagram... e depois, o que virá? Livros??? (Não resisti!!!. Sei, são apenas ferramentas. Não para boa parte(mais jovens), claro. É a metamorfose pelas tecnologias de informação, sempre instigada pela incessante comunicação, uma necessidade do homem, animal cultural.
    Bueno, sobre o Mestre e suas escolhas: SINCERAMENTE, não há opções quando a outra alternativa (coiso) é totalmente inexpressiva, com o devido respeito ao processo democrático e às pessoas, muitas, manipuladas. Não tardará para que se perceba o ERRO. Nos anos 1960, cm os militares o país demorou 04 anos(1968) para perceber a manipulação (Marcha dos Sem Mil, com a ajuda do AI-5. E agora já sabemos como houve a fraude (Whatsapp e uma verborréia odiosa em palavras, há pelo menos 28 anos no Congresso. Quero estar tranquilo com minha consciência: Respeito ao Ser Humano. ESTAMOS do mesmo lado, querido Mestre. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde de domingo, amigo Chassot! Reitero admiração à tua incansável vida de divulgação, debates, conversas e apresentações pelo Brasil com a renovadora devolutiva das muitas plateias! Continuo naquela preocupação de tristeza pelas divisões que acontecem nos ambientes mais íntimos da vida: família e amigos. Eis o quadro que vivenciamos. E tudo caminha para que, sequer visitas possa-se fazer quando da opção por voto. Em tua postagem, reconheço que nos assombra ver mulheres docentes de universidade fazendo tal opção. E quando a opção feita é por gente tão próxima, tão próxima, que sequer é possível conversar? A inimizade está criada, mesmo naqueles espaços de convivência por décadas. Os tempos estão ainda piores, nobre amigo! Reagiremos no domingo que vem. Quero crer e creio, que venceremos. Se não, a resistência ao "coiso" será organizada e intensa. Meu abraço, apesar do profundo desconforto com amigos e parentes.

    ResponderExcluir