TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 20 de abril de 2018

20.— ISSO É VIOLAÇÃO DA DEMOCRACIA



ANO
 12
Livraria virtual
Www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3349



À moda bastante recorrente há críticos a meus blogares: ao invés de reflexões mais densas, te espraias em teus fazeres. Reconheço a crítica e tenho tentado a apropriar-me das recomendações. Hoje vou ignorar, pois não sei fazer diferente.
Era quase 13 horas desta sexta feira, voltava do almoço com meu filho André e ele surpreende-me: sobre o que vai ser o blogue hoje. Já pensei muito. Não sei, ainda.
À madrugada, no gélido aeroporto de Brasília, acesso o WhatsApp e recebo as mensagens que foram represadas no trecho Marabá/Brasília. Uma delas, enviada pela Gelsa, me comove e me enternece. Os últimos acontecimentos políticos nos fragilizam. Uma imagem como a que ilustra esta edição é capaz de levar-nos a lágrimas. Parabéns ao incógnito autor.
Ontem, aconteceu algo indescritível, nessa sucessão de dias aziagos que são nos ofertados a cada dia pela (IN)justiça brasileira: o prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, 87 anos, que protocolara junto ao STF, ao CNJ e à Justiça Federal de Curitiba ofício em que comunica que “na condição de Prêmio Nobel da Paz e presidente de Organismo de Tutela Internacional dos Direito Humanos (SERPAJ)”, desejava avaliar as condições de prisão do ex-presidente Lula.
Ele acompanhado por Leonardo Boff, 79 anos, talvez o mais renovado teólogo latino-americanos, depois de assentarem por muitas horas diante Polícia Federal tiveram negados pela juíza Carolina Lebbos pedidos de visitação ao ex-Presidente Lula. Mesmo que em documento, assinado por duas advogadas, Esquivel lembra que o Brasil é signatário das resoluções das Nações Unidas sobre prisões e que, “com a devida vênia, não há o que obstar. Mas a juíza obstou.
A Estrela pode deixar a prisão e brilhar como sinal de esperança, mas nem amigos que fazem petições legais podem ir leva solidariedade a um injustiçado e entrar na prisão.
É muito impressionante como as indiscutíveis injustiças de cada dia estão nos violentando. Quase junto com a mensagem da Estrela ascendente ocorria algo também emocionante: o Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo, Coordenador Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará UNIFESSPA em Marabá que me convidara para na manhã de quarta-feira dar a primeira aula do mestrado que iniciava me envia a seguinte mensagem: Bom dia, caro Chassot. Ainda estamos inebriados com sua presença e seu carisma. Foi uma honra tê-lo conosco. As alegrias são empanadas pela falência da democracia no país. Mesmo que as primeiras palavras da primeira aula do novo mestrado fosse o brado, com punho esquerdo cerrado, fossem: Fora Temer! Lula livre! o ocorrido ontem em Curitiba amordaça alegrias. Isso é funesto.  ISSO TAMBÉM VIOLAÇÃO DA DEMOCRACIA. Isso também é ditadura..

Um comentário:

  1. O mundo(sociedade) que almejamos também ajudamos a construí-lo. Certamente os probos da justiça de Curitiba (e demais pares) pensam uma sociedade sem violência, repleta de paz e com total liberdade, acrescida de igualdade para todos, conforme preconiza a constituição. Eles não iriam pensar/contribuir para a possibilidade do caos social. Ou se importariam? Pois, penso que o reflexo social não vem do "mundo das ideias". Bradamos por Democracia e Respeito aos construtores da PAZ, inclusive aos legítimos promotores como alguém que conquistou o Prêmio Nobel da Paz. Abraços, mestre!!!

    ResponderExcluir