TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 26 de agosto de 2017

26.— Um muito significativo estar em Blumenau.

       

ANO
 12
Agora um hebdomadário
EDIÇÃO
3313

            


Há incursões que fazem história, quando algo que é quase rotina se trasveste em sumarentos momentos de aprendizagem. Na última quarta-feira, 23 de agosto, fui, uma vez mais, à germânica Blumenau. Fiz a usual viagem: um voo de 50 minutos Porto Alegre/Navegante mais uma viagem por terra de quase o dobro do tempo.

Atendia a atencioso convite de estudantes do curso de Química para participar da I Semana Acadêmica Integrada de Química, do campus da UFSC de Blumenau. Desde que UFSC está em Blumenau, a cada ano, tenho sido distinguido com convite para estar com os corpos discente e docente.

Na noite de quarta, tendo como anfitriã a querida colega cuiabana Ana Carolina Araújo da Silva, atendendo ao tema que me foi proposto: “Exigências de estar no novo mundo (da Academia)” falei para cerca de 200 pessoas. Desta fala vou destacar uma publicação de Clarissa Rodrigues, Professora da Universidade Federal de Ouro Preto: “Emoção de ser convidada para falar no mesmo evento que o professor Attico Chassot é convidado e, ainda, ouvi-lo começar sua fala bradando ‘Fora Temer’!”

Tenho sempre insistido com aqueles que me convidam para uma fala que, ao considerarmos os custos de deslocamentos, estadias etc. não é válido restringirmos nossas atividades a apenas um encontro. Por tal, na parte da tarde, minha sempre atenciosa colega Arleide Rosa da Silva, da FURB organizou uma atividade muito enriquecedora para mim.

Fui visitar a Escola de Educação Básica Municipal Visconde de Taunay — uma escola que tem reconhecimento internacional e por tal é certificada e laureada pela RIEC.

A Rede de Escolas Criativas surgiu em Barcelona em 2007. Em 2012 tornou-se uma rede internacional, a RIEC, idealizada pelo professor espanhol Saturnino de La Torre, quando do encerramento do IV INCREA - Forum Internacional: Innovación y creatividad: Adversidades y Escuelas creativas, realizado em Barcelona. A sede da RIEC está localizada na Universidade de Barcelona, já está presente no Brasil e em diversos outros países.

A RIEC tem como missão criar uma consciência coletiva de troca para gerar ações comprometidas, orientadas a uma educação transformadora, cujos princípios se fundamentam na criatividade, na transdisciplinaridade, ecoformação e complexidade. A proposta busca resgatar, reconhecer e difundir o potencial criativo de escolas com trajetória inovadoras, que podem servir de referencial em um processo transformador do sistema educativo.

Não tenho condições de narrar tudo que vivencia na tarde desta quarta na EEBM Visconde de Taunay. Talvez o mais seja reconhecer que ao invés de falar por mais de uma hora houvesse prolongado aquela conversação sumarenta na café após minha fala.

 Recebi, com carinhosa dedicatória o livro Projetos criativos e ecoformadores na Educação Básica: uma experiência em formação de professores na perspectiva da criatividade*, no qual a Arleide é co-autora junto com as professoras Jeane Pitz Pukall e Vera Lúcia de Souza e Silva que descreve significativos fazeres de uma Escola que sonharia, no meu continuado laborar em utopias, saber existir por todo Brasil.

*Blumenau: Nova Letra, 2017, 90 p. ISBN 978-85-460-0151-4

Vale ver: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/33321-escola-publica-catarinense-e-reconhecida-por-iniciativas-voltadas-para-a-sustentabilidade

Vale ver também  https://www.youtube.com/watch?v=b1SH7CAqFjE & http://vtsustentavel.blogspot.com.br/

3 comentários:

  1. Amigo Chassot e todos que por aqui passam. Como sou da área educativa, digo orgulhoso, que existem muitas experiências, exitosas, como afirmam aqueles que gestam a Educação. À parte todas as tendências e insistências que defendem esta ou aquela gestão, o certo é que, verdadeiramente, tais práticas acontecem. Falta-lhes, contudo, a mesma divulgação que recebem práticas que prestam desserviços às crianças e jovens, até em horário nobre, seja durante a semana, seja em final de semana. Então, quando se divulga com o mesmo empenho as ações desenvolvidas, a esperança ressurge na medida em que os que fazem encontram-se com aqueles que conhecem as práticas de êxito, nem sempre, dependendo de ações centralizadas em gestores públicos, principalmente. Que esta postagem chassossiana seja incentivo para a ampla divulgação das boas coisas que acontecem pelas escolas, particularmente, naquelas que trabalham a educação básica. Estou contigo, meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Foi uma honra recebê-lo em nossa escola!! Obrigada pela atenção e carinho !!

    ResponderExcluir
  3. Prof Chassot. Sonhamos juntos uma Educação que deixa marcas e que, por isso, transforma. Saiba que a Visconde sente-se orgulhosa em compartilhar com você sonhos e ações de (trans)formar para o Bem e para a Paz. Gratidão por estar conosco e por nos inspirar sempre.
    Vera lucia

    ResponderExcluir