TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 11 de junho de 2017

09.— Um domingo, entre o ontem e o amanhã

ANO
 11
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3300


Um domingo muito especial quase termina. Aqueles da região sul do Brasil, muito provavelmente festejaram o sol. Foi o legítimo Sunday, depois de muitos dias chuvosos que fizeram mortes e expulsaram milhares de pessoas de suas casas. Deste penúltimo domingo do outono ficará lembranças de temperaturas negativas e de neve flocular.
Dou-me conta que para mim este domingo é para celebrar um ontem e um amanhã.
Este blogar é para registrar este o ontem e o amanhã em um continuado fazer Educação que me encanta.
Ontem à noite, vim de Macaé, RJ, prenhe de gratificações. Amanhã pela manhã, vou São José dos Quatro Marcos, MT, grávido de expectativas.
Se fosse me perguntado como vivi os momentos em que participei do muito bem organizado I ENCONTRO DA REDE RIO DE ENSINO DE QUÍMICA, diria que mais do que ter uma palestra finalizada com extensos e intensos aplausos, que iniciou quando todos os 53 livros que levará já autografados (um reconhecido obrigado muito especial às queridas Jéssica e Eliane, livreiras ímpares!), mais que a oportunidade de assistir uma das aulas do minicurso "Química na cozinha", mais do que aproveitar as duas viagens terrestres de quase três horas cada, uma para aprender de maneira sumarenta com o meu colega Eduardo Fleury Mortímer e outra para conhecer acerca da Igreja Apostólica da Família com o Antônio Augusto, motorista da Unigranrio. Também, não foi a beleza da paisagem (na foto) o que mais me seduziu...
Para mim a maior trazida do convívio, na noite e tarde de sexta e na manhã de sábado em Macaé, com alunos e professores de várias universidades fluminenses e de alguns outros estados foi a maneira querida (escolhi com vagar o adjetivo) como fui acolhido. Mesmo que cerca dos duzentos participantes, conhecesse antes, talvez apenas uns 20%, vivi algo inenarrável.

Amanhã, viajo mais uma vez ao Mato Grosso, onde há poucos dias estive por uma semana. Já estive em várias cidades mato-grossenses (Cuiabá, Tangará da Serra, Sinop, Rondonópolis...). Desta vez vou pela primeira vez a São José dos Quatro Marcos e Araputanga  (num destaque na foto ao lado). Tenho duas falas nesta terça-feira, Faculdade Católica Rainha da Paz, uma para o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física e outra para professores e alunos da FCARP. Na quarta-feira pela manhã, falo na Escola Estadual deputado Bertoldo Freire em São José dos Quatro Marcos e à tarde na Escola João Sato em Araputanga.
Estas atividades estão sendo catalisadas pelo Professor Gédson Cardoso Kempe, da FCARP de quem fui orientador de mestrado com a significativa produção: “Práticas corporais indígenas inseridas à Educação Física Escolar não indígenas. Acolhi sua disponibilidade para ser meu anfitrião nestes três dias no Mato Grosso e assim poder oferecer minhas discussões insertas em meu fazer educação. Sou realmente expectante pela nova semana que se aproxima.

10 comentários:

  1. Das lembranças ainda não concretizadas sobre um tempo não vivido a despeito da disposição na essencialíssima função ensinar para uma tentativa de compreensão das motivações deste destemido MESTRE encontro admiração, doação, sede insaciável por conhecimento e Humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito atencioso colega Vanderlei,
      quando parto para a jornada mato-grossenses, agradeço o prestigio que dás aos meus alinhavos acerca de meu fazer Educação.
      Expectante por mais uma jornada,

      Excluir
  2. Bom dia Chassot!!!
    Bastante trabalhos por estes dias né! Eu não conheço esta região do MT... tomara que tenhas boas experiências lá como já foram as anteriores!!! Acredito que terás. Muitas saudades um abraço e desejo de que tenhas uma ótima semana, boas falas na terça e quarta feira e que cada matogrossense que te ouvir possa enriquecer um pouco seus conhecimentos e aproveitar bem a oportunidade que estamos tendo com sua grande contribuição para a educação aqui neste Estado de MT que já é minha casa e onde gosto de viver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito querida Patrícia,
      obrigado pela valorização no minha estância no agora, também, teu Mato Grosso.
      Com tua torcida vim à Manaus e daqui um afago.

      Excluir
  3. Saudades amado Chassot! Gostaria de estar em MT para ir ao teu encontro. Um abraço para Gédson!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito querida Edineia,
      estiveste junto nesta jornada MT. Ela evoca uma fala que tu catalisaste em um circo em Tangará da Serra.
      Um afago desde Manaus.

      Excluir
  4. Sou jovem mas,vendo o que o MESTRE faz,eu vejo que não encontrei minha juventude.Luvander.

    ResponderExcluir
  5. Incansável CHASSOT, nosso amigo mui querido de todas as terras. Que suas energias se renovem como a Natureza o faz com todas as criaturas, numa constante transformação sem desperdícios, excessos ou escassos recursos. Sejam tuas veias, sempre prenhes, de alegria compartilhada pela esperança trazida pelo saber levado e trazido, aprendido e ensinado. Enfim, que teus passos, ora nas terras, ora nos ares de todos os campos, renovem nos povos visitados, a expectativa maior que é eternizar-se na herança deixada em todos os cantos da Terra. Nosso abraço orgulhoso por tê-lo em plena amizade e vitalidade! Élcio e Adriana, de Sorocaba/SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito querida Adriana e muito querido Élcio,
      desde que vocês postaram o comentário que agora busco agradecer já foram tantos os caminhares juninos que nem sei como localizar meus tributos aos votos. Estava no Rio de Janeiro e na linda Macaé. Voltei à Porto Alegre e fui a Araputanga (Poeta! Aí imaginei uma de tuas aves nidificando em mogno que dá nome a cidade) e em São José dos Quatro Marcos (donde ainda sinto o gosto de caititu proibido que me deram como comida). Volto a Porto Alegre e quase fraquejo pelo ar condicionado e/ou ar poluído dos aviões e faço hipótese cancelar a viagem à Manaus. Releio a balsâmica postagem de vocês grávida de bons desejo e às 11 horas da manhã de ontem decido vou onde preciso estar. As 17h embarquei uma vez mais à Amazônia, e por tal daqui, onde ficarei até sábado, meu acarinhar cheio de gratidão ao casal sorocabano que me adotou

      Excluir
  6. Muito querido Luvander,
    primeiro um afago ao meu mais jovem leitor desde a escaldante Manaus.
    Segundo não me vejas um super-homem, ainda nesta última blogada registrei que cheguei cansaço e mesmo doente ou pelo ar condicionado ou fui infectado pelo ar viciado dos aviões.
    Ontem, pelas 11h da manhã decidi se viria ou não {a Manaus com passagem marcada para às 17h. Apostei e vim. Mesmo chegando à madrugada aqui, esta manhã já participei de muitas atividades.
    Mas de tudo, é muito bem para mim saber-te meu leitor
    Estende minha gratidão ao trio faz parte de um quarteto querido: teu pai, tua mão e tua irmã.
    Com amizade do

    ResponderExcluir