TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

01.- É tempo de AGOSTAR


ANO
11
Agora também em
Facebook.com/mestrechassot
EDIÇÃO
 3196

Dentro da tradição acadêmica começa hoje o segundo semestre letivo do ano. As férias de julho (de extensão variável de uma semana a um mês) terminaram e agora é agosto. É tempo de agostar.
Este verbo tem duas acepções quase antônimas, marcada pelos falantes de nosso idioma do hemisfério norte que vivem o verão neste mês. Assim o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa registra:
“Agostar", verbo intransitivo:
1. [Portugal: Trás-os-Montes] Murchar, por falta de frescura ou de umidade (com o calor de agosto).
2. Amadurecer em agosto.
Logo agostar não é só desgosto como na acepção 1; a 2 é uma ação benéfica. Se diz que, quando das grandes navegações, no Século 16, os ventos de agosto eram propícios a partida das caravelas, por tal dentre os portugueses, se desaconselhavam casamentos neste mês, pois as jovens nubentes poderiam logo se tornarem viúvas. Logo “casar em agosto pode(ria) trazer desgosto”.
Na histórica política brasileira recente há pelo menos dois fatos que ferretearam agosto como mês de desgosto: o suicídio de Getúlio Vargas (24/08/1954), e a renúncia de Jânio (25/08/1961).
Não só entre nós e nossos colonizadores há associações aziagas ao mês que homenageia o imperador Augusto. Os romanos acreditavam que um dragão passeava pelo céu noturno em agosto. O monstro nada mais era do que a constelação de Leão, mais visível no verão do Hemisfério Norte.
Uma das mais dolorosas marcas de agosto, no início dos tempos modernos é o massacre da noite de São Bartolomeu quando na história da França, houve repressão ao protestantismo, promovida pelos reis franceses, que eram católicos. Esses assassinatos aconteceram em 23 e 24 de agosto de 1572, em Paris, no dia de São Bartolomeu. Historiadores modernos apresentam uma considerável de diferença acerca do número de vitimas que têm variado de 2.000 até a afirmação de 70.000.
Tragédias do século 20 ratificam a fama de agosto: Início da Primeira Guerra Mundial (01/08/1914), Destruições de Hiroshima (06/08/1945) e Nagasaki (09/08/1945) por bombas atômicas e Início da construção do Muro de Berlim (13/08/1961). A essas tragédias poderíamos contrapor: O inicio da Segunda Guerra Mundial (01/09/1939), a Destruição do WTC, as Torres Gêmeas (11/09/2001) e o Grande Tsunami no Oceano Índico (26/12/2004).
Há várias outras crenças associadas ao mês de agosto desde ser ‘o mês dos cachorros loucos até ser o mês que o diabo está solto. Isto pode ser visto em vários sites espiritualistas ou assemelhados, basta que se coloque num buscador “agosto mês do desgosto”.
 E, agostemo-nos todos (na acepção 2 do Priberam) neste mês que se inicia. Ou então (a)gostemo-nos todos.

Um comentário:

  1. Agostando digo que este é, para mim, um mês muito familiar: sim, pois nasceram Pai, Filho e Eu...como não gostar do agosto com muito gosto?

    ResponderExcluir