TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 12 de março de 2016

12.- Uma saborosa leitura sabatina


ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL emwww.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3147

A crise politica que vivemos traz um subproduto singular. Por vivermos uma facilidade de disseminação de textos, a produção dos mesmos é excepcional. Comparemos a situação da tentativa de golpe de agora com a do golpe de 1964. Então só tínhamos acesso à imprensa de massa e ainda censurada. Hoje os dois lados (sim! Há dois lados) estão ubérrimos.
É significativo que muitos de nós somos recipientes tanto dos panfletos da direita (autointitulada paladina da anticorrupção, afinal corruptos são os outros) e a produção da esquerda. Se nesses dias me pusesse a ler tudo que me remetem, nem se houvesse uma 25ª hora não sobrar-me-ia tempo para fazer qualquer outra coisa.
Realmente a catadupa de textos é avassaladora. Ao lado do que recebemos, há consultar fontes confiáveis. Eis duas dicas: Diário do centro do mundo e Pragmatismo político.
Mas ante essa avalanche, não serei eu que irei empanturrar ainda mais meus leitores.
Vou oferecer algo muito palatável para um sábado. Um querido colega e amigo enviou-me uma publicação dele: Afinal o que é ser leitor http://www.sul21.com.br/jornal/afinal-o-que-e-ser-leitor/ Vale ler. O texto é bonitamente ilustrado e é trazido com votos de um bom fim-de-semana.
 Não vou recomendar para que se grenalisem as manifestações de domingo, pois a ver pelo domingo que passou, isso pode ser pedir guerra.

2 comentários:

  1. Um texto para se refletir. Tenho o entendimento de que a leitura tem inúmeras facetas no que concerne às suas finalidades. Entretanto, penso que a mesma deva ajudar a tornar nossa vida, o cotidiano melhor. Daí que é indispensável a contribuição no sentido de ajudar a elucidar, compreender, esclarecer, transcender o pensamento mítico, religioso dogmático...Até há leitura no entretenimento, mas é importante ter clareza que há uma distância considerável na leitura que ajuda a conhecer...Ser leitor é fazer leituras das mensagens subentendidas nos mais variados textos ou terei exercitado apenas a decodificação alfabética com palavras. Grande abraço e proveitosas leituras.
    Vanderlei com a colaboração do Luvander

    ResponderExcluir
  2. Mestre Chassot,
    vivo/vivemos um grau de saturação de publicações pró/contra o golpe. O texto do professor Gianotti foi um oásis em minhas leituras dominicais.
    Obrigado por partilhar conosco,
    Michaela Michalski

    ResponderExcluir