TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

09.— E... POR FALAR EM FANTASIAS...


ANO
 10
A G E N D A 2016 em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3135

Primeiro pensei que o assunto não fosse pertinente à data, Revisei-me. Parece que cabe. Afinal hoje é Carnaval. Dia que evoca fantasias.
Na última edição mostrei a visão antípoda em relação ao corpo, mais especialmente ao nu. Em oposição à pudícia dos visitantes iranianos recebidos em Roma, com estátuas veladas falei das houris ou húris. Longe de ousar ofender ao Sagrado Alcorão parece-me que se trata de uma linda e prazerosa fantasia do paraíso, assim como me parece uma historieta, por exemplo, a arca de Noé.
Quando leio que a vida de uma húri é extremamente submissa. Assim como os muçulmanos devem submeter-se a Deus, no paraíso, a húri deve se submeter a seu marido, que também desempenha um papel de mestre. As húris são criaturas mágicas que não podem dizer não a seu marido, pois não têm a capacidade mental de escolher o que vão ou não fazer com seus corpos. Allah criou as húris para servir aos humanos bons e, portanto, as húris não conhecem nem aspiram a um mundo fora dessa servidão. Seriam perpetuamente satisfeitas com sua condição, sempre a sorrir e expressar alegria; e cujo único próprio seria satisfazer a seus mestres.
Na edição de 12/09/2015 resenhei Golen & o Gênio (Helene Wecker. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2015, 528 p. ilust. ISBN 978-85-66636-48-2). Aprendi, então, que como existem os Golens no imaginário judaico, existem também as Golens.
Agora, aprendo na Wikipédia, que há também debates se “quando as mulheres muçulmanas morrerem, também receberiam húris” É o que defendem certos clérigos. Isso levanta, porém, o debate quanto ao sexo das húris — isto é, quanto à possibilidade de existência de homens húris. Essa lógica - de que existem também húris de sexo masculino, à disposição de quem assim preferir - é defendida por muitos dos clérigos islâmicos. Os adjetivos usados no Alcorão para descrever as (ou os) húris efetivamente não se restringem ao sexo feminino - limita-se a dizer o Alcorão que húris serão "jovens virgens, de olhar modesto, fisionomia atraente, nenhum pelo no corpo além das sobrancelhas e do cabelo, lindos olhos e sorridentes; de traços refinados e em sua melhor forma"
Nada como poder sonhar e construir prazerosas fantasias. A vida futura parece que será pródiga de prazeres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário