TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

7.- UMA (QUASE) ASSEMBLAGE


ANO
 10
A G E N D A  em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3090

Esta blogada poderia ter um nome poético: assemblage. Aprendi essa palavra em rótulos de vinhos. No Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, um enólogo explicou-me que consiste de vinho formado pela reunião controlada de dois ou mais varietais em proporções estudadas. Assim, por exemplo, cabernet sauvignon + merlot podem formar uma assemblage (o substantivo é feminino, numa evocação à assembleia), ou tanat + pinot noir, outra. Observaram como esses varietais (palavra não dicionarizada, usada para indicar tipos de cepas) têm nomes sonoros? Aqui a palavra cepa (que pode ser usado para designar cebola, a partir de seu nome genérico) está sendo usada em duas acepções no ramo das videiras: uma como caule ou tronco da videira, de onde nascem os sarmentos; outra como estirpe, linhagem ou tronco de família; cepo. O Houaiss me informa que assemblage significa composição artística realizada com retalhos de papel ou tecido, objetos descartados, pedaços de madeira, pedras etc. e diz que a etimologia é da palavra francesa homônima assemblage (datada de 1493) 'conjunto constituído de elementos ajustados uns aos outros'.
A minha assemblage se tece com três varientais de cepas muito díspares que fazem a tessitura da edição desta quarta-feira, 7 de outubro. Dia histórico, pois recorda a Batalha de Lepanto quando o Papa Pio V (sim! O papa da igreja católica...) reuniu, em 1571, uma esquadra de duzentas e oito galés e seis galeaças (enormes navios a remos com quarenta e quatro canhões), das marinhas da República de Veneza, Reino de Espanha, Cavaleiros de Malta e dos Estados Papais, sob o comando de João da Áustria, formando a então chamada Liga Santa. O combate durou somente três horas. Foram destruídas ou capturadas cento e noventa galés turcas, enquanto os cristãos perderam apenas doze navios. Lepanto foi o fim da ameaça marítima turca para a Europa. Vale ver esta batalha pintada no teto da igreja do Rosário, na Rua Vigário José Inácio, em Porto Alegre. À Nossa Senhora do Rosário é atribuída esta ‘heroica vitória da liga santa’.
Primeiro Varietal: Esta manhã foi anunciado o Prêmio Nobel de Química. Reproduzo aqui três adendos ao blogue de domingo, aditados na segunda, ontem e hoje: ADENDOS À EDIÇÃO DE 04OUT2015
Na manhã de segunda: 05OUT: SABERES PRIMEVOS recebem o Nobel de Medicina. Um trio octogenário, criadores de terapias contra malária e verminoses levam Nobel de Medicina: O irlandês William Campbell (1930) e japonês Satoshi Omura (1935) dividem metade da láurea. Segunda metade do prêmio de 2015 fica com a chinesa Tu Youyou (1930).
Na manhã de terça: 06OUT: O prêmio Nobel de Física de 2015 foi outorgado para o japonês Takaaki Kajita (1949) e o canadense Arthur B. McDonald, (1953) por seus trabalhos sobre os neutrinos, partículas elementares. Eles foram premiados pela "descoberta das oscilações dos neutrinos, que demonstram que estes têm uma massa", o que permite compreender o funcionamento interno da matéria e um melhor conhecimento do universo.
Na manhã de quarta: 07OUT: O Prêmio Nobel de Química 2015 foi atribuído conjuntamente a Tomas Lindahl, (1938, sueco), Paul Modrich (1946, USA) e Aziz Sancar (1946 cidadão turco e estadunidense) pelos estudos sobre os mecanismos de reparo do DNA, o premio foi distribuído em partes iguais aos três (no desenho na ordem de citação: fonte: nobelprize.org).
Assim temos nos três Nobel de Ciências de 2015 temos: 2+2+3 Homens e 1+0+0 Mulher. Ratifica-se a tese: A Ciência é masculina!
Segundo Varietal de minha assamblage ocorre nesta tarde de quarta-feira, quando com meus colegas Jose Clovis Azevedo e Ana Cláudia Figueroa, participo da defesa de mestrado de Marjorie Klich Nunes no Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista IPA. A orientanda do Prof. José Clovis apresenta à banca a dissertação “Software online para a qualificação da prática pedagógica de professores que atuam na educação especial” saborosa à leitura. A Marjorie, enquanto pedagoga, ao envolver-se profissionalmente na educação de jovens e adultos, descobriu que poderia aliar a educação às tecnologias da informação e comunicação. Após, viu mais: estas novas tecnologias poderiam ser particularmente eficazes na educação especial. Assim, como produto de seu mestrado profissional, elaborou – usando tecnologias assistivas – um software destinado a atender às necessidades reais de educadores e profissionais que atuam com alunos com necessidades especiais. Manifesto a minha alegria de ter acompanhado um pouco o trabalho da Marjorie enquanto minha aluna em dois seminários no mestrado e também de ter participado da qualificação de sua proposta. Posso prever que a tarde será frutuosa.   
Terceiro Varietal refere-se ao amanhã, quando retorno a uma das universidades gaúchas mais queridas para mim: a UNISC. A ela me ligo por histórias pessoais e familiares e por amizades fraternas. Faço pela manhã, no Auditório Central, a conferência de abertura do SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID/UNISC 2015. Vou tentar mostrar que a História e Filosofia da Ciência podem catalisar ações indisciplinares. O público será formado por bolsistas do PIBID das diferentes licenciaturas da UNISC e de outras instituições, além de professores da rede pública de ensino.

3 comentários:

  1. mestre,
    Esses cortes certamente não darão dor de cabeça! As safras são interessantes, e os produtos bem estruturados, com retrogosto de "quero mais" em todos. Sucesso em Santa Cruz, em tempos de Oktoberfest!!!

    ResponderExcluir
  2. Penso que no momento em que a escola conseguir concretizar "ações interdisciplinares" se estará inaugurando uma nova epitstemologia. Poderá ser o início de um ensino transformador, propiciando a emancipação dos sujeitos. Possível é. O mestre Chassot demonstra tal possibilidade com propriedade, inclusive utilizando a politecnia como "ferramente". Daí sua contribuição nas discussões relacionadas ao Ensino Médio Politécnico desde sua implementação. Desejos de mais um frutuoso trabalho na querida Santa Cruz. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Chassot, realmente é demais
    Nunca fica na moita, ele age
    No cadinho de seus varietais
    Mescla a melhor assemblage.

    ResponderExcluir