TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 4 de outubro de 2015

4.- INAUGURANDO UMA SEMANA DE EXPECTATIVAS

ANO
 10
A G E N D A  em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3089

Hoje é um domingo especial. Numa dimensão que foge a pautas deste blogue, poderia referir que é dia de São Francisco de Assis, admirado, também fora da igreja católica. Pode ser considerado como epônimo da ecologia e padroeiro dos animais. Com eleição de Jorge Bergoglio como papa foi catapultado do século 13 a vibrante atualidade. Com a encíclica Laudato si’ seu hino de louvor às criaturas passou a ser cada vez mais lembrado. Mas, não é do poeta da natureza o assunto desta domingueira.
Esta semana é prenhe de expectativas com o anúncio dos laureados com os Prêmios Nobel de 2015. Eis um provável calendário:
Dia 5, segunda: Fisiologia ou Medicina // dia 6, terça: Física // dia 7, quarta: Química // dia 9, sexta: Paz // dia 12, segunda: Economia. Literatura, ainda indefinido o anúncio.
A expectativa destes anúncios, aqui neste blogue está muito relacionado a ratificação ou a retificação da tese: A Ciência é masculina!
ADENDOS À EDIÇÃO DE 04OUT2015
Na manhã de segunda: 05OUT: SABERES PRIMEVOS recebem o Nobel de Medicina Criadores de terapias contra malária e verminoses levam Nobel de Medicina
Irlandês William Campbell e japonês Satoshi Omura dividem metade da láurea. Segunda metade do prêmio de 2015 fica com Youyou Tu, chinesa.~
Na manhã de terça: 06OUT:O japonês Takaaki Kajita e o canadense Arthur B. McDonald são os vencedores do prêmio Nobel de Física em 2015 por seus trabalhos sobre os neutrinos, partículas elementares. Eles foram premiados pela "descoberta das oscilações dos neutrinos, que demonstram que estes têm uma massa", o que permite compreender o funcionamento interno da matéria e um melhor conhecimento do universo.
Na manhã de quarta: 07OUT: O Prêmio Nobel de Química 2015 foi atribuído conjuntamente a Tomas Lindahl, (1938, sueco), Paul Modrich (1946, USA) e Aziz Sancar (1946 cidadão turco e estadunidense) pelos estudos sobre os mecanismos de reparo do DNA, o premio foi distribuído em partes iguais aos três.

Assim temos nos três Nobel de Ciências de 2015 temos: 2+2+3 Homens e 1+0+0 Mulher. Ratifica-se a tese: A Ciência é masculina!
A premiação ocorre desde 1901 (lembrando que cada um dos prêmios pode ser ganho por uma ou duas ou três pessoas). Para os três prêmios de Ciências temos:
FÍSICA: 199 premiados: 2 mulheres, em 1903# e 1963# (#dividido com homens)
QUÍMICA:169 premiados: 4 mulheres, em 1911, 1935#, 1964 e 2009#.
MEDICINA: 2007 premiados: 11 mulheres, em 1947#, 1977#, 1983, 1986#, 1988#, 1995#, 2004#, 2008#, 2009(2)# e 2014#
Desde 1901 a 2014 nas três premiações de Ciência: de 575 laureados, apenas 17 mulheres (2,8%) destas só duas ganharam sozinhas.
As premiações no ano passado: 2014 12 = 11H + 02M Física, foram três homens; Química, também três homens; Medicina, dois homens e uma mulher; Literatura, um homem; Paz, um homem e uma mulher; e Economia, um homem. Assim em 2014 foram premiados onze homens e duas mulheres.
Não apenas a Ciência é masculina; nos outros três prêmios a hegemonia também masculina:
LITERATURA: foram premiadas TREZE mulheres em 107 laureados;
PAZ concedidos a DEZESSEIS mulheres entre 99 pessoas e 3 organizações. 
ECONOMIA: Iniciou em 1969, outorgado para 64 pessoas; em 2009 um homem e uma mulher: Elinor Ostrom (1933, USA).
Agora uma semana para vermos como ficará a distribuição. Ao leitor que quiser conhecer mais sobre os bastidores que envolvem o processo de escolha dos laureados nas diferentes categorias, inclusive com injunções políticas, recomendo um excelente romance, O prêmio, de Irving WALLACE, com 844 páginas, escrito em 1962. Há uma edição em língua portuguesa do Círculo do Livro S.A., de São Paulo.

8 comentários:

  1. Soneto-acróstico
    04 de Outubro

    É lamentável que homem esse animal
    Detendo tamanho poder em suas mãos
    Indiferente, seja causador de tanto mal
    Até ignorando que somos todos irmãos.

    Devido a essa arrogância descomunal
    Outros animais são desprezíveis então
    Sem ocultar que é o vilão em alto grau.
    Acreditando ser ele o ápice da criação.

    Neste dia de hoje façamos reverência
    Inclinemo-nos a esses nobres animais
    Morrem pelos homens e pela ciência.

    Animais merecem nossas dores e ais
    Imolados que o são na sua inocência
    Sem eles nós diríamos, somos os tais?

    ResponderExcluir
  2. Querido CHASSOT. Infelizmente continuamos num mundo predominantemente Masculino, sem a reverência e o reconhecimento ao universo feminino. E na premiação do Nível não seria diferente. Aliás, ainda está semana teci críticas também à escolha dos patronos (homens em sua maioria) da nossa Feira do Livro local. Mais uma prova dessa predominância masculina. Abraço do JB.

    ResponderExcluir
  3. Quis dizer Nobel... Mas o corretor me iludiu...

    ResponderExcluir
  4. Querido Chassot,
    Já estamos na tarde da segunda. Vi, e você terá visto também, que já foram anunciados os Prêmios Nobel de Medicina, compartilhados por um irlandês, William C. Campbell (radicado nos EUA) e um japonês, Satoshi Omura. A metade do Prêmio agracia a chinesa Youyou Tu.
    Creio que há vários motivos para que você fique contente:
    Primeiro, mais uma mulher ganha o Nobel, ou metade do Nobel.
    Segundo, este ano o prêmio distingue a descoberta e o desenvolvimento de agentes terapêuticos contra "doenças de pobre": verminoses no caso do irlandês e do japonês; a malária, no caso da professora Youyou Tu.
    Terceiro, a professora chinesa está ligada institucionalmente à Academia Chinesa de Medicina Tradicional de Pequim e seu trabalho, hoje premiado, começou há 40 anos com o estudo de textos tradicionais da medicina chinesa e da farmacopeia popular chinesa. Ou seja, um ponto para os saberes tradicionais e primevos.
    Fora da contagem, note que o professor japonês está ligado à Universidade Kitasato de Tóquio. Gosto de lembrar a minhas turmas de estudantes que, antes de se "imortalizar" como kitasato ou até quitasato, um frasco para filtração a pressão reduzida, Kitasato foi um importante bacteriologista japonês, descobridor da bactéria causadora da peste bubônica e também de outros microrganismos infecciosos.
    Finalmente, gostei muito do nome da Professora chinesa. Se ele está grafado na tradicional ordem Sobrenome - Nome, talvez aqui no Brasil, com uma molecagem carinhosa, nós a possamos chamar de Professora Tu Youyou. Ou quem sabe até de Professora Tuiuiu.
    Um grande abraço para você. Uma excelente semana.
    Tavinho

    ResponderExcluir
  5. Muito querido Tavinho,
    primeiro obrigado por, com teu frutuoso comentário, enriqueceres o blogue. Esta manhã, como tinha aula, fiz um pequeno adendo na blogada, que agora aditas detalhes tão importantes da Profa. Dra. Tu YouYou ~~ que simpatia esta senhora a começar pelo nome ~~ por sua área de estudos de saberes primevos.
    Amanhã cedo saberemos os laureados em Física, mais machista das áreas, entre 199 premiados, apenas duas mulheres 1903 (nossa Marie S Curie) e 1963, ambas em com companhia de homens.
    Quem fez comentários no FB acerca da blogada dos Nobel foi a Maria Inês Caixeta, senhora do muito querido comendador Mauro Braga.
    Saudades de uma prosa contigo.

    ResponderExcluir
  6. Ave Chassot,

    lembrei de ti hoje às 7h, quando soube do Nobel à Doutora Youyou Tu. Algumas alunas minhas, do 6º ano, estão fazendo uma pesquisa sobre mulheres na Ciência. Trouxeram-me "A Ciência é Masculina: É sim senhora." e perguntaram se eu conhecia…
    Palestra a vista… Abraço saudoso

    ResponderExcluir
  7. Olá, Chassot.
    Agradeço-lhe o carinho de sua resposta.
    Aqui vai notícia que li agora à noite no nada recomendável Estado de Minas
    (rs), mas que neste caso é pertinente:

    http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2015/10/05/interna_nacional,695052/especialista-em-doencas-negligenciadas-celebra-resultado-do-nobel-de-m.shtml

    Um grande abraço. Uma excelente semana.,
    Tavinho

    ResponderExcluir
  8. PrÊmio Nobel de Medicina 2015 para SABERES PRIMEVOS http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/10/trio-vence-o-nobel-de-medicina-por-terapias-contra-infeccoes-parasitarias-4863178.html

    ResponderExcluir