TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 7 de junho de 2015

07.- MOSTRANDO A INTOLERÂNCIA

ANO
 9
EDIÇÃO
 3047

Pode não ser um assunto que desça redondo para um domingo. Há na vida momentos em que devamos dar um basta àqueles que nos fazem engolir sapos. Uma situação é fazer palavras cruzadas e para a acepção: homem mau, com quatro letras, ter que colocar ateu. Outra é ouvir canalhices de certo jornalista.
Após ofensa a ateus, Band está exibindo uma campanha sobre liberdade religiosa. Ela não faz isso por mostrar-se tolerante. A emissora, que opera concessão pública e foi condenada por comentários de José Luiz Datena — faturador em cima de tragédias —, será obrigada a exibir vídeos lembrando que o Estado brasileiro não tem religião oficial.
 Eis um exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=IeElUtw-XJg É verdade que o depoimento de um único ateu (nesta amostra) é meteórico, se comparado com a fala de vários crentes.
Em uma edição de 2010 do Brasil Urgente, Datena e o repórter Márcio Campos, em reportagem sobre o fuzilamento de um jovem, relacionaram o crime bárbaro à “ausência de Deus”. Por cinquenta minutos, Datena insistiu na ideia de que só quem não acreditava em Deus poderia ser capaz de cometer tais crimes. “Porque o sujeito que é ateu, na minha modesta opinião, não tem limites, é por isso que a gente vê esses crimes aí”, afirmou. Por várias vezes bradou que “quem não acredita em Deus não tem limites e é capaz de fazer qualquer crime”.
Além disso, os males do mundo foram atribuídos aos descrentes: “É por isso que o mundo está essa porcaria. Guerra, peste, fome e tudo mais, entendeu? São os caras do mal. Se bem que tem ateu que não é do mal, mas, é… o sujeito que não respeita os limites de Deus, é porque não sei, não respeita limite nenhum.”
Em 2013, o MPF moveu ação contra a Band afirmando que, ao exibir as declarações preconceituosas contra os ateus, a emissora descumpriu a Constituição, segundo a qual a finalidade educativa e informativa e o respeito aos valores éticos e sociais da pessoa são princípios norteadores da programação das emissoras de televisão.
Se alguém quiser ver e ouvir (e tiver estômago) algo das barbaridades do que disse o apresentador em horário nobre pode acessar: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/05/band-e-condenada-apos-ofensa-contra-ateus-em-rede-nacional.htm
A Bandeirantes foi condenada a exibir em rede nacional, durante o Brasil Urgente, quadros que esclarecessem a população sobre a diversidade religiosa e a liberdade de consciência e de crença no Brasil, com duração idêntica à dos comentários preconceituosos. Na sentença de 2013, o juiz federal Paulo Cezar Neves Junior ressaltou que a liberdade de expressão, garantida pela Constituição Federal, não pode se sobrepor a direitos fundamentais como a liberdade de crença e de convicção. A Band recorreu, no entanto. Mas foi perdedora.

6 comentários:

  1. Meu caro Chassot
    Sempre tive a impressão de que os ditos "jornalistas esportivos" lançam suas opiniões sobre o esporte sem qualquer tipo de embasamento. Ou seja, para ser um articulista esportivo (aqui me refiro principalmente ao futebol) não é necessário ter um mínimo de conhecimento científico. Basta adotar uma verborragia e discurso inútil para expressar e se fazer acreditar que o que se diz é a pura verdade. Muitas vezes fico pasmo com as explicações destes pretensos "jornalistas esportivos". E esta é a origem do Sr. Datena, as balelas esportivas. E um dia experimentando o jornalismo policial se viu na condição de adotar o mesmo discurso. Por isso, não me surpreende as bobagens ditas por este senhor, que outrora traiu a Rede Bandeirantes, trocando-a pela Record, e depois de ser expulso pelos pastores retornou ao palco anterior. São raros os profissionais que conseguem adotar uma postura etica, profissional e responsavel ao emitir opiniões em rede nacional. Abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Como os bônus fossem seus
    Nos agridem com seu deus.
    Calma bons cristãos,
    Somos todos irmãos
    Gente de paz, somos ateus!

    ResponderExcluir
  3. Mestre Chassot,
    o Jair em versos, poetou e disse tudo.
    Nós somos do bem, também! Amém.
    mariangela

    ResponderExcluir
  4. Ola mestre.Seria tão bom se todos pudessem se respeitar como gente e não como inimigos.
    Um grande abraço do seu leitor mais jovem.
    Luvander

    ResponderExcluir
  5. Meu grande pequeno Luvander!
    tenho orgulho de meu leitor mais jovem.
    Obrigado por te fazeres presente aqui.

    Com muita admiração
    achassot

    ResponderExcluir
  6. Quem é Datena?

    Aquele abraço, Professor (com a autoridade de mais de meio século de experiências), Escritor e Mestre Chassot!!!

    P.S.: Parece haver uma pequena diferença entre as pessoas. então...

    ResponderExcluir