TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

11.- UM SÃO VALENTIM... ANTECIPADO


ANO
 9
AGENDA 2015 em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3009

Depois de uma série de cinco blogadas que trouxeram excertos do diário de um viajor em Berlin, Varsóvia e Cracóvia, volto a uma edição catalisada por uma muito significativa jornada, que abre as viagens profissionais de 2015. Ainda neste fevereiro tenho previstas duas outras viagens: Amazonas e Bahia.
Em muitos países ocidentais do Hemisfério Norte celebra-se a 14 de fevereiro o ‘dia dos namorados’. Há uma associação à festa de São Valentim, como entre nós esta mesma comemoração está associada à festa de Santo Antônio.
Desde o século 17, ingleses e franceses passaram a celebrar são Valentim como o Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. A homenagem é ao bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador romano Claudius II (séc. 3º d.C), que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Valentim continuou celebrando casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e ele foi preso e condenado à morte. Enquanto estave preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro – o dia de sua festa litúrgica. A mesma se associa de maneira sincrética a vigília das lupercálias, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo nas mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade. Celebrava-se também, então, a loba que alimentou Rômulo e Remo, os fundadores de Roma. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros.
Mas eu este ano vou celebrar São Valentim antecipado. Esta noite, após a edição de hoje do Seminário Pedagógico do Centro Universitário Metodista do IPA viajo cinco horas por ônibus a Erechim, na região norte do Rio Grande do Sul e de lá vou à cidade de São Valentim, que tem como orago o mesmo santo casamenteiro. A igreja matriz da cidade está ao lado.
Um é jovem município — fundado em 17 de fevereiro de 1959 — com cerca de 4 mil habitantes. Assim como há dois são Valentim no martirológico romano, celebrados na mesma data (14 de fevereiro), há dois municípios no Rio Grande do Sul com o mesmo nome. Um deles, com a metade da população, se chama São Valentim do Sul. Não fica muito distante deste em que estarei nesta quinta.
Em São Valentim vão juntar-se nesta quinta-feira, dia 12, a professoras e professores são-valentinenses, educadores das redes municipais de Erval Grande e Faxinalzinho. Pela manhã e pela tarde envolvo-me com os mesmos para uma jornada de formação preparando o ano letivo de 2015.

5 comentários:

  1. Para mim "Dia dos namorados" é todo dia. To com seu "São Valentim". Esse imperador não devia gostar de mulher. Se não gosta, tudo bem. Mas que não queira proibir as pessoas de se realizarem...Namorar nos deixa feliz e ajuda-se a combater melhor.
    Grande abraço, mestre!

    ResponderExcluir
  2. Meu querido viajante, a mensagem que me enviaste nesta madrugada já me deu muito o quê pensar. Por primeiro, pela amabilidade daqueles que vivem nos pequenos municípios. Como imaginar que um secretário de Educação, estivesse te aguardando na rodoviária de Erexim, quando recém iniciava este 12/02, que inaugura tuas tantas viagens pós nossas férias? E que coisa bonita reencontrares um professor que te acompanha desde 2006 e que, por isso, fez pós-graduação em História da Ciência na UFFS? São coisas como essa é que justificam tuas tantas noites passadas em ônibus desconfortáveis! E também dá o que pensar a constatação de que falas, sobre os pequenos municípios da região estarem diminuindo em população (agora não mais 4 mil e sim 3,6 mil...)! Bom trabalho nesta quinta! Um beijo, com admiração grande por ti, já antecipando os bons motivos que temos pra celebrar o Valentine Day.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha fabulosa companheira,
      voltado da jornada em São Valentim, preciso agradecer, de maneira formal tua mensagem. Realmente tive muitas aprendizagens laterais nessa estada em um pequeno município, falando de manhã e de tarde para mais de uma centena de professoras e professores de três minícipio mal acomodados em um galpão de CTG, sentados em cadeiras de palha trançada, como aquelas da casa de minha avó.
      O professor Arnaldo Roberto Putrick, secretário de Educação, me impressionou não porque estava me esperando à 1h da madrugada, em Erechim, a 30 km de São Valentim. Não porque na tarde de ontem me levou a Erechim e fico ‘me fazendo sala na rodoviária’ conversando produtivamente até o ônibus partir. Mas vi o Secretário de Educação carregando mesas, arrumando cadeiras, fazendo conexões de aparelhos, resolvendo problemas de almoço... mas vi, muitas vezes, professoras e professores se referir carinhosamente ao trabalho de seu líder.
      Isso foi maior aprendizado de são Valentim

      Excluir
  3. Ótimo resgate cultural antropológico. Mestre, continue desatando nós culturais. Abraço.

    ResponderExcluir