TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

01.- FELIZ ANO DA LUZ


ANO
 9
AGENDA 2015 em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3002

Começo esta edição com um necessário alerta. Como ela é no dia imediato àquela de ontem, não significa que tenha ocorrido uma recidiva. A última edição foi no ano passado. Como este ano, ainda, não havia blogado, está justificada a edição de hoje. Assim, ratifico nesta quinta, o que escrevi aqui, na edição número três mil, no último sábado.
Transcrevo, aqui o paragrafo central de então:
A decisão maior: o blogue diário desaparece. O escrevinhador continua com garra. Estou escrevendo um livro. Disse-me que precisava das horas em que blogava (veja-se, o tempo é passado) para dedicar-me a esta escrita. Bom mesmo será quando eu aprender a só usar correio eletrônico e assemelhados apenas uma ou duas horas por dia. Isso é uma meta AC 2015.
Reafirmo também uma promessa: O acesso mestrechassot.blogspot.com não desaparece. De vez em vez, é provável, que publique algo. No dia 13, parto para o exterior em férias. Já conjecturei algumas blogadas extraídas do diário de um viajor, talvez, de Berlin, Varsóvia, Cracóvia e Dijon.
Mas essa edição tem duas finalidades explícitas:
 a primeira, desejar que cada dia do ano novo todo de 2015 seja de um gostoso fruir da vida em sua dimensão mais plena; e
a segunda celebrar 2015 como o ano da luz, por decisão da ONU.
O Ano Internacional da Luz (cujo símbolo oficial está ao lado) será celebrado em 2015, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde.
A resolução publicada pela Assembleia Geral das Nações Unidas aponta que o ano de 2015 coincide com a comemoração de pelo menos seis marcos importantes relacionados à luz o longo da história da ciência:
os trabalhos em óptica de Ibn Al-Haytham em 1015;
o comportamento ondulatório da luz, proposto por Fresnel em 1815;
a teoria eletromagnética da luz, proposta por Maxwell em 1865;
os trabalhos de Einstein sobre o efeito fotoelétrico (1905) e sobre o vínculo entre a luz e a cosmologia no contexto da Relatividade geral (1915);
a descoberta da radiação cósmica de fundo em micro-ondas por Penzias e Wilson em 1965 e
os trabalhos de Charles Kao (1965) a respeito do uso de fibras ópticas nas comunicações.
Ao fazer a declaração formal de 2015 como ano internacional da Luz, a Assembleia Geral das Nações Unidas convidou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a facilitar a implementação do evento em colaboração com os governos nacionais, os organismos internacionais e as organizações não-governamentais.
Se lembrarmos, por exemplo, a dimensão social da criação, no Brasil, em novembro de 2003 do Programa Luz para todos, talvez valorizemos ainda mais o significado da contribuição da Ciência para um maior conforto da humanidade. Assim, nesta edição de abertura de 2015, este blogue adere às celebrações.

5 comentários:

  1. Também desejo ao Mestre e aos seus um 2015 de muita paz e alegrias. Aqui em nossa Niterói tivemos uma virada de apagões sucessivos, agora entendo que devia ser a concessionaria Ampla lembrando-nos que entraríamos no ano da luz. Desejo também ao Meste uma viajem de férias rica em novas experiências. Lembrando à todos que hoje é dia internacional da paz!

    ResponderExcluir
  2. Luz. Eis o que a humanidade muito precisa para iluminar, principalmente, os corações e as mentes daqueles que teimam em semear ódio, discórdia e violência através dos mais diversos conflitos (bélico, religioso, étnico, político...) mundo afora. Teremos um mundo realmente sustentável quando entendermos que o principal é a acumulação do AMOR, o fim da MISÉRIA, a PARTILHA dos bens comuns, a luta por UNIÃO, a concorrência para ser o melhor na DISTRIBUIÇÃO de CARINHOS e de AFETOS, a manutenção do CUIDADO e da postura ÉTICA, HUMANA, FRATERNA. Sobretudo, a manutenção da PAZ.

    ResponderExcluir
  3. Acróstico
    À luz

    Onde houver escuridão claror se faça
    Assim marca este Planeta o homem
    Na verdade somente por sua graça
    Onde habita ele todas trevas somem.

    Incautos, pela luz queimamos carvão
    Nos falta certa lucidez tão somente
    Tivéssemos mais alguma apreensão
    Estaríamos com menos alor na mente.

    Recebemos um mundo bem certinho
    Nele construímos isso tudo que temos
    Aceitemos que aqui é o nosso ninho
    Consideremos benfeitores supremos.

    Iluminemos o mundo a baixo custo
    Ou pagaremos um altíssimo preço
    Nossa existência de rumo tão injusto
    Acabará assim virando pelo avesso.

    Logo, usemos tais fontes alternativas
    Donde muita energia limpa se retira
    Agradecem todas as criaturas vivas.

    Loucura não termos ecologia na mira
    Uma política racionalíssima expressiva
    Zelemos por esse planetinha que gira.

    ResponderExcluir
  4. Mestre Chassot,
    há um tempo não escrevia aqui. Aliás, não sei quantas vezes postei comentários no seu blogue. Talvez, não mais de uma dúzia de vezes. Lembro-me muito especialmente de um, já a mais de um ano (out2013), que tem muita atualidade. Assim me referi à atual ministra da Agricultura: “Li o texto que ela (Kátia Abreu) escreveu. Nota 10. Não há uma vírgula mudar. A pústula argumenta como sempre muito bem. Ninguém massacra indígenas e o MST como ela. Ela passou para a base aliada (que saco de gatos é esse?) e continua coerente. Ela não mudou seu discurso. Continua na defesa dos ricos.
    Quem merece a sua ira, mestre, e de seus leitores é a Presidente Dilma e a cúpula do governo.
    Estou escrevendo hoje ainda com ressaibos da amarga edição 3000, do último dia 27 de dezembro. Senti-me um pouco órfã de minha leitura diária, desde março de 2013. E para minimizar o impacto trago duas sugestões. Uma, aos leitores que sentem faltam de uma leitura diária de suas pílulas de alfabetização científica; outra, para o senhor.
    A primeira: considerando que provavelmente ninguém o lê ininterruptamente desde julho de 2006, adote a alternativa que elegi. Desde o dia primeiro de janeiro, estou lendo a cada dia a postagem correspondente a um dia do ano 2012, (cada um escolhe um ano que não era leitor) quando ainda não lhe conhecia. Os textos parecem que foram escrito ontem. Concordo com algo que o senhor já disse: uma edição do blogue não é como jornal velho, que só serve para enrolar peixe. Suas postagens têm sempre atualidade.
    A segunda: Li acerca de seu roteiro de viagem. Quatro cidades que certamente muitos de nós gostaríamos de conhecer sob sua ótica. Há um ano esquiamos com senhor nos Alpes, estivemos em Jerusalém assistindo ao shabath, fomos à Petra na Jordânia, sem deixar de destacar o doloroso que o senhor mostrou dos territórios ocupados na Palestina. Lembro, quando há não muito viajamos com o senhor a Saint Petersburgo e Moscou. Peço agora, pelo menos, uma blogada de cada uma das quatro cidades anunciadas: Berlin, Varsóvia, Cracóvia e Dijon.
    São estas minhas duas sugestões.
    Com muita admiração,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Mirian de Salônica (nome forte hein?), adito à sua ideia que devíamos nos adicionar no face para formar um grupo, afinal todos temos em comum o gosto pela leitura. Se gostarem da sugestão segue o meu: antonio jorge da costa furtado.

      Excluir