TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 24 de junho de 2014

24.- CRIACIONISMO BANIDO DE ESCOLAS INGLESAS


ANO
 8
Livraria virtual em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2814


Recebi neste domingo um precioso alerta de um aluno de Teorias do Desenvolvimento Humano do Centro Universitário Metodista do IPA que precisa ser muito amplamente socializado. O Luiz Fernando Noguez da Silva, catalisado muito provavelmente pela discussões que fizemos em aula do Manifesto da Sociedade Brasileira de Genética (transcrito neste blogue em 28 de junho de 2012) acerca de criacionismo e evolucionismo enviou-me notícia que está em    http://www.huffingtonpost.co.uk/ 2014/06/19/ british-government-bans-creationism-schools_n_5511010. html?utm_hp_ref=uk o governo britânico bane o ensino do criacionismo.
Primeiro algo acerca da fonte: The Huffington Post é um portal de notícias e agregador de blogs estadunidenses lançado em 9 de maio de 2005. Em setembro de 2011 foi anunciada a versão brasileira do The Huffington Post, o primeiro da América Latina, e o sexto criado fora dos Estados Unidos, atrás apenas da versão britânica, canadense, espanhola, francesa, alemã e italiana.
A notícia trazida pelo Fernando Noguez está na versão britânica com esta manchete e com a ilustração que reproduzo:
GOOD NEWS FOR EVOLUTION; BAD NEWS FOR CREATIONISM
Governo britânico bane finalmente criacionismo em escolas e The British Humanist Association (BHA) que pleiteava esta decisão desde 2011 felicitou o governo dizendo: "[Nós] acreditamos que os objetivos da campanha estão amplamente atendidos".
A BHA, no entanto, alerta que existem outras áreas alvos de preocupação, por exemplo, o grande número de estudos em escolas infantis criacionistas ainda financiados pelo governo, ou a inspeção inadequada das escolas criacionistas privadas; é necessária vigilância contínua no setor de financiada pelo Estado.
A nova realidade britânica, diz o The Huffington Post, está em contraste gritante com o que está acontecendo em escolas dos EUA. No início deste ano, foi denunciado que contribuintes financiam escolas particulares entre as quais se inclui    "centenas de escolas religiosas que ensinam Terra tem menos de 10.000 anos de idade, Adão e Eva passeava no jardim com os dinossauros formando uma teia de mentiras com grande parte da moderna biologia, geologia e cosmologia"
A mesma fonte destaca: “O movimento, que veio em um documento pouco notado na semana passada, marca uma vitória significativa para os ativistas seculares, que por muito tempo lutaram para garantir a liberdade concedida às escolas e academias livres não permite que ideias religiosas a ser ensinado nas aulas de ciências”.

6 comentários:

  1. Ganho da ciência? Com respeito às religiões, penso que muito mais se vai ganhar com tal decisão. A escola não é o lugar do conhecimento? Da ciência? Então...

    ResponderExcluir
  2. Haverá luz no fim do túnel?

    Homenagens às autoridade inglesas
    Por finalmente enxergarem à frente
    Baniram a ignorância com certeza
    E de suas crianças abriram a mente.

    Porém os tais americanos do norte
    Amarrados num Bible belt medieval
    Não podem contar a mesma sorte
    Onde ensinar criacionismo é normal.

    Essa estultice, indago até quando
    Continuará a sociedade atazanar
    Mentes ao medievalismo levando
    Através de idiota currículo escolar.

    E fico com meus botões pensando
    Onde esse obscurantismo vai levar?

    ResponderExcluir
  3. Professor Chassot,
    concordo com o Prof. Vanderlei: a decisão do governo britânico deverá beneficiar também as igrejas. Quando elas contarem as crianças suas historietas do tempo da carochinha, dirão que são mitos ou lendas.
    A esse propósito, parece que a ilustração não é fiel ao relato bíblico: as samambaias estão bem postas, pois são das plantas mais primitivas; todavia, presumo que os tapa-sexos não são as folhas de parreiras que se menciona no relato bíblico (pelo assim aprendi).
    Digo isso, pois um dia um professor meu, falou lateralmente em aula, que Jonas foi tragado por uma baleia, um biblista de plantão protestou: “Foi um grande peixe, pois a baleia tem uma goela muito pequena para engolir um humano!”
    Beatífico fundamentalismo!

    ResponderExcluir
  4. Entristeço-me pois acredito que toda forma de cultura é conhecimento. Independente da fé de cada um, repito o que sempre digo; infeliz daquele que vive sem fé.

    ResponderExcluir
  5. Mestre Chassot: Tema bastante polêmico.Certa vez a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva disse:É impossível crer em Deus sem acreditar,que ele criou todas as coias. E se nós não sabemos explicar, não devemos ter a pretensão de dizer que elas não existem. Um forte abraço Ley.

    ResponderExcluir
  6. Não é o fato de não sabermos explicar que nos dá o direito de sair acreditando em divindades. A meu ver a ciência é muito mais consistente ao admitir que não sabe tudo e continuar pesquisando do que a religião conformista e super amiga do ego humano (tão amiga do ego que desconfio se não é criação deste). Pra continuar aprendendo precisamos perder o medo de acabar. Sou feliz e não tenho fé abstrata. Tenho fé na ciência e ela me basta.

    ResponderExcluir