TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 10 de junho de 2014

10.- AGORA O MONTE OLIMPO É A GRANJA COMARI


ANO
 8
Livraria virtual em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2800

Nesta terça-feira, na meia manhã, vou a Santa Cruz do Sul, em pouco mais de duas horas de ônibus. Retornar a UNISC é muito bom. A viagem foi organizada pelo meu colega e amigo Wolmar Alípio Severo Filho. A pauta é um burilamento na programação do 34º Encontro de Debates de Ensino de Química.
Quando vi o numeral cheguei a pensar que estava enganado. Aquele dezembro de 1980, quando organizamos o primeiro EDEQ, na PUC, às vezes, parece tão perto. Mas, num agora, passeio pela quase totalidade de instituições gaúchas de ensino superior e rememoro muitos dos encontros. Afloram nomes de companheiros dedicados que têm sido parceiros neste fazer Educação por meio da Química. Em outubro nos reencontraremos. Prelibo alegrias. Já amargo ausências.
Meu encontro com a Comissão Organizadora terá inserto na parte da tarde, um minicurso, dentro da XVII Semana Acadêmica do curso de Química. Aproveitarei também para contatos com a editora da UNISC, que faz, nesse junho, mais uma reimpressão do Educação conSciência, que já tem mais de 10 anos de continuada circulação.
Súbito vejo uma reconversão geográfica. O Olimpo, subitamente, muda de nome. A montanha mais alta da Grécia, morada dos deuses mais importantes do panteão grego se transmuta. Não apenas muda o nome, mas se transfere da península do Peloponeso para a serra de Teresópolis. Sim a Granja Comary é o Olimpo. É lá que moram, por esses dias, os deuses. Se os romanos mudaram o nome de Zeus para Júpiter, agora ele parece chamar-se de Neymar. O fervor futereligioso se faz fanatismo.
Mas, os míticos deuses hodierno também têm as manhas dos deuses gregos: eles amam, odeiam, prevaricam, traem e chegam a cobrar 50 mil reais para retuitar uma mensagem de interesse social, como alertas à vacinação ou recomendação de um cuidado de saúde pública para os dias da Copa. Como vimos ontem, viveremos oportunidade fértil para a chegada de pragas.
Acerca da edição de ontem, vale ver SAÚDE NA COPA, ENVOLVENDO O PÚBLICO NA SAÚDE PÚBLICA e os benefícios que se busca disponibilizar para termos uma copa mais saudável e os aplicativos disponibilizados para tal.
Para dispositivos com iOS – procure na App Store – Clique aqui!
Para dispositivos com Android – procure na Play Store – Clique aqui!

3 comentários:

  1. Habemus Zeus!

    Grécia antiga, tu és águas passadas
    Um valor contemporâneo mais limpo
    De pernas, pés e cabeças iluminadas
    Substituiu os deuses de seu Olimpo.

    Há algo de muito mais novo sob o sol
    Algo que apaga de Zeus raios e trovões
    Surgiu o mais recente deus do futebol
    Que está em Comari trás seus portões.

    Vocês tinham Júpiter, temos Neymar
    O qual com bola no pé faz acontecer
    Não importa seja o gramado irregular
    É um milagreiro deus digno de se ver.

    Mas o povo continua com maior azar
    De nas filas da saúde pública falecer.

    ResponderExcluir
  2. Nesses dias estamos vivenciando com minha sogra a hedionda situação da saúde em nosso país. Nessa tragédia perdemos até o direito de uma morte digna

    ResponderExcluir
  3. Nesses dias estamos vivenciando com minha sogra a hedionda situação da saúde em nosso país. Nessa tragédia perdemos até o direito de uma morte digna

    ResponderExcluir