TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 25 de março de 2014

25— AS PREPOSIÇÕES ‘DE’ E ‘EM’ DISTINGUEM IGREJAS


ANO
 8
www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO
 2723

Foi uma segunda-feira plena de fazeres. Como comentava na edição de ontem, nas aulas de Teorias do Desenvolvimento Humano, nas duas turmas de licenciatura em Música da manhã e da noite assistimos o filme Bebês do documentarista francês Thomas Balmès. Ratificou-se o que comentou a Ley, ontem. Cada vez que vemos um mesmo filme se faz outras leituras.
A minha leitura, à noite evidenciou detalhes, que não afloraram pela manhã. Assim, à noite, ao voltar fiz leituras mais detalhadas da Namíbia e da Mongólia, para entender melhor o multiculturalismo dos quatro países (Namíbia, Mongólia, Japão e Estados Unidos).
Já prelibo a aula do dia 31, quando os alunos vão trazer relatos de suas pesquisas sobre bebês no primeiro ano de vida, que devem vir emolduradas por cenas do filme. Estou expectante.
Ainda sobre ontem, cabe um registro do turno da tarde. Falei por duas horas, para cerca de 300 professores de 80 escolas de ensino médio de 38 municípios dos vales do Sinos e do Caí. Ter um auditório que se sentia abeberando-se de discussões que envolvem novas posturas de fazer Educação é gratificante.
Abri minha fala colocando minha história de professor vinculada a 2ª CRE. Primeiro, iniciando em 1961, em Montenegro (da área da 2ª CRE) e depois no São José (1962/63) e no Pedro Schneider (1963/65) em São Leopoldo. Ainda fui professor em dois períodos na Unisinos (1965/66 &;1994/2006). Assim, a tarde de ontem, foi um voltar um poucos às minhas origens.
Um detalhe lateral, que se fez manchete, consequência do local da fala de ontem: Escola Superior de Teologia, da Igreja Luterana. Alguém mais arguto, pergunta-me: Igreja Luterana do Brasil ou Igreja Luterana no Brasil? Ontem a fala foi na IECLB ou Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Poderia ter sido na Igreja Evangélica Luterana do Brasil (acrônimo IELB). 
As preposições ‘de’ e ‘em’ distinguem igrejas. Na verdade a contração de uma e outra das duas preposições com o artigo o, originando ‘do’ e ‘no’. Há duas das mais importantes e tradicionais igrejas marcadas pelas contrações preposicionais. A igreja luterana, geratriz de centenas de igrejas cristãs, tem no Brasil ‘duas igrejas’ diferenciadas pelas duas contrações.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) tem sua sede no Brasil no Morro do Espelho, em São Leopoldo, onde estive ontem à tarde. Historicamente se diz que a Igreja Luterana no Brasil tem suas origens com a chegada ao Rio Grande do Sul de colonos alemães. Por exemplo, as escolas da rede sinodal pertencem a IECLB.


A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) tem sede em Porto Alegre. A Igreja Luterana no Brasil se tornou a maior igreja-irmã do Sínodo estadunidense de Missouri. Assim, a ULBRA, Universidade Luterana do Brasil, confessionalmente, se liga a IELB.

Não me cabe, até porque não sou teólogo, trazer semelhanças e dissemelhanças entre as Igrejas Luteranas do Brasil e no Brasil. Trago um exemplo: a IECLB (no Brasil) passou aceitar, mais recentemente, mulheres como pastoras. A IELB (do Brasil) ordena apenas homens como pastores. Mas, é significativo que em várias cidades, há prédios das duas igrejas, não raro, lindeiros.
Assim o local de uma fala, catalisou trazer referências a ‘do’ e ‘no’ que determinam dissemelhanças teológicas. 

2 comentários:

  1. Sendo o 'Fenômeno religioso" objeto de estudo do laico Ensino Religioso ainda pouco explorado como estudo científico esta blogada se constituiu mais uma aula neste enigmático e envolvente mundo das religiões. Até porque Educação e Religião são aspectos imprescindíveis na cultura dos povos. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Igrejas divergem, coisa de dar dó
    No fim todos seremos apenas pó
    Para tantas confissões
    Com os porquês e senões
    Afinal o deus delas não é um só?

    ResponderExcluir