TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

07.- MUITO OBRIGADO

ANO
 8
www.professorchassot.pro.br
em fase de transição
EDIÇÃO
 2584

Há muito, defendo a tese que em data de aniversário natalício (¿por que essa expressão, agora, soa démodè?) deveria ser feriado para o aniversariante. Assim não assomariam culpas por um merecido vagabundear, que nos faz improdutivo neste dia.
Não conheço a história da prática de quando da DN (Data de Nascimento, informação talvez mais recorrente no nosso cotidiano de preencher documentos) sermos acarinhados como fui na evocação de um 06/11/1939. Agora, com o advento das chamadas redes sociais (Facebook, por exemplo), pelo menos dois fatores facilitaram esta gostosa prática: um, há robôs que nos lembram quais de nossos amigos estão de aniversário; outro, com custo reduzido (apenas, aquele do tempo dispendido) manifestamos ao aniversariante nossos votos. Lembro do tempo que enviámos telegramas de felicitações.
Uma nota lateral, em uma das aulas que dei nesta segunda-feira um aluno me perguntou o que era telegrama. Esta manhã, conversava com uma orientanda em Manaus e ela durante a fala me enviou, em fração de segundos um texto de várias páginas.
Não sei quantas mensagens recebi no Facebook. Tentei contar, mas não encontrei alternativa. Se meu neto Antônio, que nos 6,5 anos filosofa acerca dos significados de ‘infinito’ acompanhasse minhas tentativas talvez dissesse que é número quase infinito’. Não chega a tanto: estimo algo em torno de meio milhar.
Há uma gama muito rica de mensagens. Há as monovocabulares: “Parabéns!”, “Beijo”, “Felicidades” ou “Mestre! Parabéns”. Há também as elaboradas. Em um universo tão grande, não há como fazer uma seleção elaborada. Eis pequenos exemplos, selecionados quase ao acaso: “Prof querido! Meus mais sinceros parabéns pelo teu dia! Obrigado por existir em nossas vidas, mostrar o amor que tens pelo que faz e pela pessoa maravilhosa que és! Tenho orgulho de ter sido sua aluna e orientanda! Um abração saudoso! Bjs" // “Minha eterna biblioteca, desejo um Feliz Aniversário com as bênçãos de Deus, e muito anos mais. Beijo com carinho e saudade"// "Parabéns e fraterno abraço ao melhor professor de química do Pedrinho, de São Leopoldo/Anos 60"
Desde o Havai emociona-me esta mensagem: “Parabens tio Attico! Te desejo tudo de mais maravilhoso sempre. Adoro ler seu blog e tenho muito orguho de ser tua sobrinha. beijo enorme"
Algo que me impressionou foi o número de mensagens com um ‘flavor’ religioso, pedindo a proteção divina, todas com etiqueta monoteísta:, das qual esta é um exemplo: “Parabéns querido Mestre Chassot! Que Deus te abençoe e te ilumine para que continue a iluminar nossas mentes com tanto conhecimento e permaneça emanando essa luz que envolve a todos por onde passa. Um grande abraço."
Devo afirmar que considerei cada mensagem, mesmo que contivessem apenas um lacônico ‘parabéns’ ou aquelas carinhosamente elaboradas com evocações de encontros distantes, acompanhadas de fotos, como carinhosas provas de bem querer. O mesmo vale para as floreadas com diferentes artifícios como músicas, balões, charges...
Assim, aqui e agora, há que agradecer as emoções que fui brindado ontem nestas mensagens do Facebook. Adite-se telefonemas, mensagens de texto no celular, correios eletrônicos.
Adicionar legenda
Tive ‘a sorte’ de uma fala que teria amanhã em Natal, RN assim pude curtir tudo isso. Ainda tive a oportunidade de ir ao Hospital de Clínicas, que não ía há pelo menos uma década, por um motivo diferente das vezes anteriores. Fui assistir a atividade anunciada ao lado.
Foi uma palestra muito boa. Mesmo que usando outros óculos — a neurociência, que conheço muito pouco — converge para algumas utopias presente em minhas falas sobre o mesmo tema.
Por tais relatos, há sobejas razões para que eu deseje que 6 de novembro seje feriado, para mim e para que todos que nasceram nesta data. Uma vez mais obrigado pelos inumeráveis acarinhamentos. Agora rumo aos 75 anos.

9 comentários:

  1. Meu Mestre Chassot, renovo os votos de Feliz Aniversário de ontem, e desejo que tenhamos ainda muitas parcerias e encontros tais como estes que temos realizado desde 2006. Uma boa quinta-feira e a expectativa de nos vermos amanhã outra vez. JB

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Chassot, um fluir da vida sem igual
    Dia seis comemorou mais um natal
    Cheia essa existência
    De saberes e ciência
    Seu natalício terá que ser especial.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo:
    Veja só, no final da semana que passou, comentamos aqui em casa a data do seu aniversário. E eu mesmo, ontem, troquei idéias sobre o blogue. E a data cabalítica foi ficando misturada com as demais intercorrências. Até que, parece, perdeu espaço. Nesta madrugada, lendo a sua postagem, cai em constrangimento (pode acreditar, não é exagero). Como me deixei vencer por esta falha? Agora é tarde, o dia 6 não volta. Mas a mensagem fraterna pode remediar tudo, como faço neste momento, enviando o meu caloroso abraço de parabéns, "no rumo dos 75 anos". Ao que eu acrescento: produzindo o bem, em suas vigorosas e corajosas reflexões. Saúde, querido amigo.
    Do José Carneiro e Conceição Cabral

    ResponderExcluir
  4. Muito queridos Conceição e José,
    devo discordar dos amigos. Ledo engano. Não é tarde.
    Cumprimentar atrasado só expande a comemoração. Nunca é tarde... para distribuir afetos.
    Na igreja romana, havia (não sei se a prática continua) a celebração da oitava de grandes festas. Como 6 de novembro — como escrevo no blogue de hoje — deveria ser feriado, ante a perplexidades de meus queridos amigos paraense, proponho a celebração por oito dias das festas de aniversários.
    A admiração e amizade espraiada do

    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Mestre Attico, quanto as manifestações recebidas, lembro-lhe apenas que somos reflexo de nossos atos.
    abraços
    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  6. Querido Mestre, nossa passagem pela vida das pessoas pode ser apenas um fato esquecido ou um acontecimento que se eterniza. Penso que no caso de sua pessoa a segunda alternativa tem se repetido insistentemente por onde o senhor passa compartilhando sonhos e fazeres. Não espanta tamanha a quantidade de manifestações pelo seu dia. É apenas uma forma de reconhecer a intensidade de sua existência em nossas vidas. Mais uma vez obrigada, um abraço forte e meu desejo que muitos anos ainda lhe permitam compartilhar tanta doçura e saberes. Abraço forte, Maribel.

    ResponderExcluir
  7. Ao Mestre Chassot: Fico feliz em saber como és querido por: uns bem de perto...uns de longe,,,outros de bem longe,deixo aqui uma frase de Leonardo da Vinci " O tempo dura bastante para aquele que sabem aproveitá-lo ". Felicidades um abraço Ley.

    ResponderExcluir
  8. Muito querida Maribel!
    A segunda alternativa só existe por a vida ter-me presenteado com muitas pessoas ~~ como tu ~~ que aceitam a parceria para juntos fazermos alfabetização científica para que tenhamos mulheres e homens mais críticos não só sabendo ler melhor o mundo, mas transformá-lo para melhor.
    Obrigado pelas continuadas caminhadas, agora, rumo aos 75,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Eita falta de tempo que me corrói...
    Não me esqueci da data de seu aniversário, Professor...até, por duas vezes, me sentei frente ao computador para lhe escrever...e, não sei se o senhor já teve disso...mas parei, olhei e fiquei pensando "o que queria mesmo fazer aqui?!"... e não o fiz...ainda comentei com meu marido, pois não nos esquecemos pelo fato de ser o mesmo mês de nossa Pequenina [não mais tão pequena, rsss!] Ellen.
    De qualquer forma, receba [e sem demagogia!] nosso carinho, por mais um ano de vida! E vida plena! Muitas e muitas e muitas felicidades!!
    Um mol de beijos!

    ResponderExcluir